O que é o Root do Android ?

Root! E das grandes!

Root. Em inglês, raiz, como esta que está ao lado. Têm vários significados além de raiz. Pode ser um programa desenvolvido pelo CERN para avaliar dados. Pode ser uma vila da Suíça. E pode ser também, uma palavra praticamente desconhecida por compradores de um telefone com Android, mas que vêm sendo utilizada, mesmo sem o seu conhecimento.

Então vamos lá, explicar o que é este tal de root (não como fazer, pois cada telefone têm a sua maneira.). O sistema operacional Android é baseado no kernel do Linux, portanto, possui a mesma estrutura em relação a usuários. Um usuário comum do Linux, ao contrário do que acontece no Windows, não têm acesso a todo o sistema. Ele possui acesso a seu diretório, dentro do /home do sistema. Para fazer tarefas como apagar programas, editar arquivos de configuração, é necessário utilizar o super usuário, também conhecido como root. Só que este super usuário veio desabilitado no Android.

Embora as maneiras sejam específicas para as plataformas diversas, o resultado alcançado é o mesmo: o diretório do sistema recebe a permissão read/write (R/W, ou, em português, ler e gravar) e o programa su, que serve, no kernel do Linux, para chamar o superusuário, é criado. Mas, alguns critérios devem ser preenchidos:

  • a rom do aparelho deve ter o usuário su. As primeiras roms do Motorola Quench, da Tim, não tinham este usuário (versão .183). Se logássemos com o SDK do Android, e o telefone de modo de depuração USB, o comando su não executaria. Para saber se seu telefone suporta o root, é só rodar o programa Instant Root. Ele dá uma mensagem, que avisa se o super usuário está presente, ou não.
  • Exige um pouco de conhecimento do usuário com linha de comando. O root está ficando como o jailbreak do iPhone, cada vez mais sendo facilitado. Hoje, já existem os one-click-root, com arquivos de batelada que fazem todo o serviço. Mas, para hardwares mais antigos, ainda teremos que apelar para a linha de comando.

Mas, porquê fazer root? Os benefícios são muitos: poder apagar aplicativos inúteis que vêm instalados na firmware original (inclusive, se tiver paciência, customizações de operadora. Pena que isso não funciona, ainda, para apagar o Motoblur). Instalar aplicativos que pedem permissão (para tirar um screenshot, no Android, você DEVE ser root!).

Hum … e se algo der errado?

Embora é difícil, pode acontecer. Neste caso, não é necessário entrar em pânico: basta baixar o firmware do seu aparelho e passar para o seu aparelho. Usuários da Morotola podem procurar o programa RSD-Lite para tal. Esperamos que isto não aconteça, mas sim, é um risco.

E, para encerrar … E minha opinião?

Se você têm um telefone com Android, e ainda não fêz o root, está perdendo tempo. Aplicativos que custam caro em outras plataformas (como tether por wifi!) ficarão disponíveis, de graça, e com funcionamento perfeito. O telefone fica, hum … Totalmente excelente!

81 comentários sobre “O que é o Root do Android ?

  1. Tenho um Motorola i1 (Nextel) q vem com o Android 1.5, é possível ter acesso ao root? Tenho procurado tutoriais na web mas eles só explicam como proceder pras versões mais novas (2.0, 2.1…).

  2. Possível, é.
    Mas, infelizmente eu não sei como.
    Se eu descobrir algo, eu entro em contato!

    abraço.

  3. Bom, ainda não consegui.
    Antes eu não estava conseguindo nem copiar o ‘exploid’ para a pasta ‘sqlite_stmt_journals’ (não me pergunte por que). Foi quando resolvi copiá-lo para a o sdcard e só então, através de um gerenciador de arquivos no próprio aparelho (tipo o Astro), consegui movê-lo para a pasta correta. Blz.
    Aí, no passo #14, onde diz Run ‘chmod 755 exploid’, deu ‘operation not permitted’ e não consegui seguir adiante. 😦

  4. Alguem pode me informar como entro na internet com um modem da claro usando o MID & E-book modelo M001

  5. eu tentei esse z4rppt mp ,ei xt300 mais alem de que nao deu, meu antivirus disparou adoidado e travou meu cel, pronto eu exclui e tal, entao como acessar o root pelo xt300 spice ?

  6. Olá
    Tenho o Samsung Galaxy i551 teclado qwerty e com o android 2.2 Froyo e gostava de fazer o root nisto…expliquem como é… pff!
    cumps

  7. Não consigo por nada fazer isso de root. Tenho o motorola flipout e tentei baixar o rsd lite mas disse que meu celular não suporta…e e assim o shootme não funciona.

  8. Opa, Boa tarde a todos,

    To querendo fazer root no meu Samsung Galaxy S I9000b mas não estou conseguindo. Ja tentei uns 3 jetios e nada… se alguem poder me ajudar. Obrigado

  9. Prezados, tenho o Spice (XT300) da Motorola e infelizmente não obtive sucesso com o z4root. Segundo uma informação (que não sei se procede) isso acontece porque fiz o upgrade da ROM de 2.1 para 2.1.1 e segundo li isto impede o Root.
    Agradeceria se alguém informasse uma opção de tutorial eficiente, pode ser por linha de comando ou qualquer outra coisa, pois sinto-me frustrado por não conseguir o acesso ao Root do meu Android.
    Agradeço qualquer informação útil.

  10. Tem como tirar uma dúvida minha?
    Eu tenho o tijolo do Motorola I1 e seu maldito Android 1.5. Tem como eu atualizar para o 2.2 se eu for root? Ou mesmo assim ainda é impossível?

  11. É possível fazer o Root no Galaxy Ace a vesão do Android é 2.3, conhece algum tutorial que explique como fazer?

  12. Caro Mauro
    O artigo explica bem o que é um ou uma Root mas segundo uma visão do software. Se falarmos em hardware eu continuo a não saber onde funciona a Root. Vejamos um dispositivo Android tem ROM, RAM, Armazenamento interno e que mais? O SO, o kernel funcionam onde, hardware’mente falando? (Já não falo no external_sd).

    Obrigado e um abraço aqui de Espinho, Portugal
    Valente Lopes

  13. Nossa, que pergunta legal, pena que eu não vi antes.
    O root é habilitar o super usuário, que está na mesma mídia física que a pasta sys do Android. Na maioria dos aparelhos, isto está na memória física. Mas, se você clonar o sistema para um cartão de memória e bootar por ele (sim, isto é possível, em alguns celulares e tablets), aí o root estará no cartão de memória.

  14. Ola, bom dia…

    Como faço para ter acesso root no galaxy s (brasileiro , gt i 9000b) com android 2.2 (froyo)?

  15. Ola pessoal tenho um Xperia Acro X11 da Au e trouxe para o Brasil,queria saber se alguém conhece ou sabe se dá para desbloquear o aparelho,para usar aqui no Brasil…OBS:me responde por favor obrigada…

  16. E lá vou eu também nesta batalha por maior liberdade no meu Galaxy S II, gostaria de saber do Mauro Martins, o que ele acha do aplicativo android: RootExplorer?

  17. Bom, com o Root Explorer vc tem acesso total ao aparelho. Pode apagar arquivos de sistema, portanto o melhor é sempre fazer o backup.

  18. Gostei da explicação, mas não sei como fazer o Root do Galaxy 551. Alguém que já fez sabe onde posso encontrar o tutorial?
    Valeu. Robert

  19. Olá pessoal,tenho um galasy s2 e estou com mto problema com o gps e me disseram pra baixar alguns app do market,mas primeiro tenho q fazer o ROOT no aparelho.Não seio como fazer o procedimento,alguém poderia me explicar como fazer isso,sendo,desde o início?!Obrigado e meu e-mail é:EDUKA2007@GMAIL.COM

  20. Pronto, fiz o tal do Root, mas agora o que preciso fazer para apagar os aplicativos nativos? pensei que era só instalar o super user e apagar, mas não é tão mole assim quanto pensei. Tem que instalar mais algum programa para apagar programas nativos?

  21. Comprei recentemente um Motorola Spice Key, e como sou meio leigo gostaria de saber qual a melhora, se existe, no desempenho do sistema do celular. Há ganho de velocidade? A durabilidade da bateria aumenta?

    Abraços.

  22. Mauro, tens como atualizar-nos sobre novos softwares para acesso liberar/criar o superusuario, bem como um explorer (alem do rootexplorer). O teu artigo é excelente, mas já tem mais de 1 ano.

    Abraços!

  23. Mauro, tens como atualizar-nos sobre novos softwares para acesso liberar/criar o superusuario, bem como um explorer (alem do rootexplorer). O teu artigo é excelente, mas já tem mais de 1 ano.

    No meu caso, estou com um Samsung Galaxy S2 (europeu).

    Abraços!

  24. Bom dia! Eu ganhei um tablet da aoc com android 2.3.1 mas nao consigo instalar msn nem o flash diz nao ser compativel. Com o root irei conseguir? Abs.

  25. Meu aparelho e um Samsung Galaxy Sll e não consigo instalar o alarme do antivirus Avast, por que solicita comando root.
    Gostaria de mais imformaço al respeito, se for possivel obrigado.

    N.B.P.

  26. o processo de root do i1 é bem complicado mesmo e é como esta descrito http://alldroid.org/Default.aspx?tabid=40&g=posts&m=5876
    so é bem chato editar no aparelho e no prompt DOS essa é a parte chata mas da para configurar o root sim do i1 nextel, ja o titanium o root é muito simples basta usar o SuperOneClick. vai de boa e super simples….. vc clica em root….. demora uns segundos dauma travada ai o pulo do gato vc desconecta ele e reconecta pronto ta rooteado ai basta colocar o sqleditor e blz e so editar o que vc quiser com cautela .

  27. Boa noite , é possivel fazer root no Samsung Galaxy Y ? se possivel quais são as melhorias ao fazer root ? Obrigado

  28. ai povo do galaxy s gt i9000b tentei varios geitos de dar root tbm mas numca consegui, mas esses dias tentei um programa q funciono legal.

    http://www.4shared.com/zip/MgStMnfl/doomlord_v3_root.html

    primeiro antes de dar root instale driver do seu celular entre em http://www.samsung.com.br e dps em suporte busque por galaxy s (vai aparecer somente o galaxy s i9000 mais esse serve) baixe o kies q é uns 90mb, depois de instalado o kies no pc coloque seu celular em modo kies (conf. > conexões sem fio e rede > usb e ative o kies) e tbm o depuraCao usb (conf. > aplicaçoes > desenvolvimento).
    depois feito isso abra o kies no pc e conecte o celular com o cabo usb, ira instalar os drivers do seu galaxy.
    depois de instalado os driver extraia o arquivo do link no desktop do pc e execute o runme.bat ira abrir uma janela cmd (fundo preto e letras brancas) aperte qualquer botao do teclado para prosseguir.
    demora uns 2 minutos depois de feito ele vai reiniciar seu celular confira se apereceu um aplicativo chamado super user.
    pronto seu celular esta com root!

    como sempre dizem tentar root pode estragar seu celular mais fiz este procedimento com meu celular e com de um amigo e ocorreu tudo bem.

    nao me responsabilizo se der piti no celular de vcs pois fiz do mesmo geito.

  29. ola pessoal como que eu faço para fazer root no meu celular. motorola XT390 android 2.3.6?

  30. Alguem me ajuda por favor! 😦 numa boa já tentei de td pra dar root no meu Galaxy 551, nada dá certo, se alguem puder deixar um comentario ai ajudaria, ou me add no msn, sergiojunior.jr@hotmail.com

    obrigado deis de já =/

  31. Parabéns pelo Texto. Estou tentando rotear meu Motorola i867 Nextel sem sucesso. Instalei o aplicativo que indica em seu Post InstantRoot mas ele nem aparece ícone pra executar e no Gerenciador de Tarefas também não dá opção para abri-lo. Pensei em usar esse aplicativo pra ver se posso rotear meu celular. Alguma dica, pode me ajudar?

  32. Galera… Comprei recentemente.. um Samsung GT-S6102B – É o Galaxy Y Duos B… e.. to aprendendo ainda pois é o meu primeiro android… o que mais me deixa nervoso e com vontade de fazer alterações é ele ter pouca memória interna… apenas 180 mb… Por isso venho pedir a ajuda de vcs.. alguem sabe como alterar as configurações…pra tudo quer for baixado e instalado ir direto para o cartão de memória?

  33. A verdade é que compramos 3 Motorolas Defy Mini XT321 e estamos sofrendo com travamentos e impossibilidade de instalar mais aplicativos, devido a memória curtinha. Gostaria de saber mais detalhes a respeito do aparelho, se é possível fazer o ROOT neles, se os riscos possíveís podem ser revertidos com alguma facilidade por leigos. Grato.

  34. tenho um nextbook com versao android 4.0.3 icecream, instalei anti virus avg free, depois de correr o anti virus ,diz que estou em modo de previlegio inseguro,que o dispositivo está funcionando em modo de Alto Previlegio. que devo fazer para corrigir esta situação?

  35. ola grande mauro! vai me perdoar mas eu não domino bem o português. portanto tentarei explicar minha dúvida em meu idioma. quiciera saber si es posible utilizar el kies para hacer del gt-s5570l como si fuera un modem pues resido en bolívia y quiero utilizar com una tarjeta brasileira (vivo).

  36. Ola precizo de uma ajuda, meu celular é uma replica do galaxy tablety versao A9220 mas ele nai tem opçao de memoria interna so da memoria sdcard, serio naao tem e eu acho que issi esra atrapalhando que eu fasaa o root no meu celular, e olha que eu ja fiz root em mais de dez aparelhos de marcas e moselos diferentes, eu tive outro celular galaxy tablet mas de moselo diderente com as dyas memorias foi um pouco sidicil mas conaegui rotealo mas esse nao, nunca vi um celular que so aparesse a opcao de memoria sd card, sera que vc pode me ajudar a rootealo ou adicionar essa opcao de memoria interna. Quando tento rotealo da duto serto mas ba hora de instalar os apk e su do root da erro privavelmente o sistema nao acha memoria interna para instalar ai fica didicil ele e android 4.0
    Qgradesso se puder ahudar

  37. Tenho um Samsung galáxi gio GT-S5660 qual o melhor root para ele? Se possível respondam para meu mail, obrigado

  38. Então, eu baixei um Antivirus no meu tablet (genesis gt 7240), e ele apareceu um alerta de segurança dizendo ” Seu dispositivo esta funcionando em modo de alto privilégio (Foi feito o root) e eles recomendam usar apenas firmware genuino. Tem algum problema?

  39. O meu aparelho é um tablet da marca “AOC” . Eu baixei um jogo, porém devia estar com virus e eu não tinha um “antivírus”. Meu irmão baixou pra mim. Mas quando fui entrar no link do antivírus, dizia que havia uma ameaça nas configurações, e falava que eu podia fazer um “root”. Eu apaguei todos os aplicativos que tinha vírus, mas mesmo assim , dizia que havia uma ameaça. Quando fui baixar um jogo do “play store” as notificações falavam que o jogo poderia atrapalhar as configurações, mas eu aceitei. Eu ja verifiquei as configurações e estão em ordem, e mesmo assim, meu aparelho continua com vírus, conhecido como ” privilégio aberto”.
    Como eu posso eliminar o vírus?
    Desculpe pelo texto grande….
    Aguardo respostas. MARIANA

  40. Boa tarde,
    Mauro Sou leigo no assunto teria como você montar um tutorial de como executar essa configuração no aparelho, vi seu artigo e não faço a mínima ideia de como proceder!
    Meu aparelho é: Smartphone Motorola MotoroSmart ME XT305.
    Pode me ajudar?

  41. ola tenho um motorola razr xt910 o android dele era 4.0.0 ai chegou uma atualização pra 4.0.4 depois q atualizei ele vive caindo torre e reiniciando desliga e liga sozinho levei no conserto os cara nao deram jeito . me ajudem por favor agradeço dest ja

  42. Eu comprei um tablet e apareceu isso> Seu dispositivo está funcionando em modo de Alto privilégio ( e.x. foi feito o root)
    Recomendamos usar apenas firmware genuíno.
    Eu não sei como apareceu isso, alguém pode me ajudar… Algum problema com meu aparelho?

  43. Eu comprei um tablet e apareceu isso> Seu dispositivo está funcionando em modo de Alto privilégio ( e.x. foi feito o root)
    Recomendamos usar apenas firmware genuíno.
    Eu não sei como apareceu isso, alguém pode me ajudar… Algum problema com meu aparelho?

Deixe um comentário