Barnacle Wifi Tether – Hotspot de bolso

Sempre que compro um smartphone, me preocupo com a possibilidade de fazer tether, ou seja, compartilhar a sua conexão com outros aparelhos. As opções são diversas, entre compartilhar a conexão por cabo, bluetooth e, se possível, wifi. Em um aparelho com Android 1.5, nenhuma destas opções sao nativas. Porem, através do market, existem varias opções. E eu escolhi o Barnacle Wifi Tether.
Existem várias opções: os programas pagos Easy Tether e o conhecido PdaNet. Os gratuitos Barnacle e o Android Wifi, que necessita, alem do root, uma rom especial. E o trabalhoso Proxoid, que permite a conexão atraves do Sdk de desenvolvimento. Nota: comecei a escrever este post a uma semana. Neste momento, descobri ainda outra maneira de se criar uma conexão para utilizar o celular com Android como modem, utilizando o programa chamado Azilink e criando uma conexão VPN. Mas é muito, muito trabalhoso, e provavelmente só funcionaria em Linux.

Barnacle Wifi Tether - Tela Inicial
Barnacle Wifi Tether - Tela Inicial

O Barnacle me atraiu, por alguns fatores:

  • Eu já havia feito o root. E acredito que isto seja obrigatório em um aparelho com Android. Como o jailbreak para iPhones.
  • O Barnacle não precisa de uma rom especial. Como esta rom não existe para o Quench, isso me invibializa o Android Wifi Tether.
  • Não preciso gastar com drivers e programas, como o PdaNet ou o Easy Tether. Nem ter as restrições do Proxoid (que é somente um proxy http, não permite outros tipos de conexões).
  • Eu realmente queria um tether por wifi.

Muitos usuários de Symbian devem se lembrar do Joikuspot. O Barnacle Wifi Tether, é, na prática, uma versão gratuita deste poderoso soft. Mas ele ainda não está estável: nas primeiras semanas de Quench, ele simplesmente não funcionava, nem dava nenhuma indicação do não funcionamento (o log não acusava erros). Somente nesta última semana que houve uma atulização, e ele passou a funcionar, com algumas ressalvas, como a rede sem proteção (tentativa de proteger a rede com senha, falha), a opção Skip wpa-supplicant DEVE ser marcada, e, algumas vezes, algo falha (principalmente se estiver ativado o DHCP. É interessante definir manualmente os ips, lembrando que o primeiro ip deverá ser 192.168.5.100, para poder usar o Barnacle).

Menu de Configurações - Barnace Wifi Tether
Menu de Configurações - Barnace Wifi Tether

A opção Custon Wifi Ad-hoc serve para definir o telefone que o programa está rodando, em alguns casos especiais (HTC Eris ou Samsung). Na maioria dos telefones, deve ficar desmarcada.

Barnacle Wifi Tether - Rede ativa
Barnacle Wifi Tether - Rede ativa

Esta tela mostra uma conexão ativa, com o log relativo e, também, os eventos atuais (como a conexão de um novo dispositivo na rede). As falhas aparecem em vermelho.

Barnacle Wifi Tether - Clientes
Barnacle Wifi Tether - Clientes

Nesta tela, vemos os MAC dos clientes conectados. Infelizmente, como a proteção de rede não funcionou comigo, esta tela é a minha melhor amiga: aqui posso ver se conexões indesejáveis estão online. A tela traffic mostra o tráfico atual.

Em meus testes, consegui ficar com até 3 dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem nenhum problema e com uma velocidade razoáve em todos os clientes (claro que a velocidade é limitada pela qualidade de conexão da sua operadora). Um teste interessante aconteceu hoje, na faculdade, onde eu estava, no meu netbook rodando Linux, dando um apt-get para instalar um aplicativo, e um amigo conectou em minha rede utilizando o iPhone. Os dois navegamos em velocidades boas, e eu loguei no iPhone via SSH, e tudo funcionou perfeitamente. Em nenhum momento a conexão caiu ou deu algum tipo de problema.

Se você têm um aparelho Android com root instalado, e não quer ter problemas com a instalação de uma rom especial, eu recomendo o Barnacle Wifi Tether. É muito simples de ser operado, e os resultados são excelentes!

30 comentários sobre “Barnacle Wifi Tether – Hotspot de bolso

  1. Salve!!
    tenho um motorola quench comprado na claro,mas não consigo informaçoes de como fazer o root em aparelhos da claro,será que alguem pode me ajudar?

  2. Como o ponto de acesso é o mesmo da conexão móvel (tim.br ou timbrasil.net), a tarifação é a mesma. Eles não cobram excedente.

    Acredito que só em planos BIS (Blackberry) eles cobrem o acesso à parte.

    []´s !

  3. valeu está funcionando belezinha, estava até desanimado, saí de um omnia com funcionava perfeito como acess point e com milestone agora vou continuar na boa

    brigadooooo

  4. Amigo bom dia.

    Baixei esse programa no meu motorola dext porem quando clico em star aparece a mesagem

    Barnacle requires ´su´ to acess the hardware
    Please, make sure you have root acess.

    oq faço.

    abraço.

    Kinkas

  5. o celular que tá fazendo o tether pode usar a internet enquanto a compartilha?
    baixei esse programa hoje mesmo, mas não rootei ainda, o unico programa que tenho que precisa de root é esse, vale a pena?

  6. Pode sim Gabriel, você pode navegar do celular enquanto está compartilhando a internet. Mas ele vai esquentar!

    Eu atualizei meu Quench para o Android 2.1 e utilizo o Android Tether, que requer uma rom customizada. Mas utilizava o Barnacle e não tinha problema nenhum, somente que ele não conseguia criar redes protegidas com senha (corrigido na última versão).

  7. Caro,
    fiz o root no motorola spice, mas não consigo conectar meu notebook com o barnacle wifi! o notebook encontrar a rede barnacle mas não conecta, qual a configuração do barnacle wifi ? você pode me ajudar?

    Abs

  8. Instalei em um motorola defy. Ele funciona carrega tudo na tela do celular mas não encontro nada na rede wifi do notebook. O que fazer???

  9. Fiz root do meu aparelho. Instalei o Barnacle, coloquei estas configurações e clico em Start , só fica a mensagem “Starting” e não muda isso.

  10. tenho um tablete e toda vez q inicio ele pede p registra mas comprei ele usado tem algum numero padrao p mim tentar ele e androide

  11. Estou tentando instalar este aplicativo em um Motorola Quench e após instalar aciono o botão Start o log me retorna a seguinte mensagem: su:uid10046 not allowed to su. Alguem saberia me informar do que se trata e como resolver. Obrigado. Nilton Eduardo

  12. Instalei o Barnacle, funcionou duas vezes nao seguidas e agora nao funciona! O pc nao consegue identificar a rede, da vez que conectou o Barnacle reconheceu o pc como cliente, agora nao reconhece.
    Alguem com o mesmo problema?!

  13. Gostaria de saber se tem como compartilhar a internet do celular naquele plano da tim de 0,50 centavos ou tenho q ter uma conexão 3g ???

  14. Aqui estou usando um Xperia X8 com Android 2.1 Mais aparece um erro: barnacle requires ‘su’ to acces the hardware!please,make sure you have root access. Alguém poderia me ajudar?

  15. Cara, no meu atrix simplesmente não consigo dar start. sempre dá um erro. deixa eu ver se explico melhor:

    Comprei um Motorola Atrix, androido 2.2, importado dos EUA, bloqueado pela at&t, livre de plano. Consegui desbloqueá-lo através do IMEI e hoje eu consigo usar qualquer chip nele. Já fiz o root nele através do Superoneclick e ele tá instalando qualquer aplicativo.

    Quando entro pelo “Configurações – Rede sem fio e outras – ponto de rede WiFi (roteador)” ele dá o seguinte erro “Conta não configurada para ponto de rede WiFi (roteador)” e pede para que eu vá para “att.com/mywireless”.

    Então instalei o “Bernacle Wifi Tether” e configurei conforme acima e, quando clico em start, surge o seguinte erro “unexpected error ocurred! Inspect the log and try troubleshooting guide”. Aparecem duas opções “help” e “close”. Em Help, vc vai para o seguinte link http://szym.net/barnacle/fix/ e aí eu empaco! Alguém pra me dar uma ajuda?

  16. OI.BOA NOITE.EU ESTOU COM MESMO PROBLEMA DO AMIGO PILSO9999.MAIS O MEU É UM GALAXY 5……..ALGUÉM AÍ PODE MA AJUDAR……..DESDE JÁ AGRADEÇO…….OBRIGADA……

  17. Tenho um X8 e ja dei o root a tempos. gora baixei este programa e o liberei no super user. Porém, toda vez que dou start, ele fica só com a msg “starting…”.
    Oq tenho que fazer agora !?

  18. tenho um motorola spice xt300, ja instalei o root e ja instalei o barnacle, ja fiz tambem as configuraçoes necessarias, mas quando vou conectar da a mensagem: “NAT parameter brncl_if_wan is unset” e diz que nao conseguiu conectar com NAT. no celular diz que esta “sharing you connection” mas nao consigo achar a rede em outro aparelho… ME AJUDE!!

Deixe um comentário

