Navegadores – N800

Muitos usuários reclamavam da quantidade de programas do N800. Embora são cerc a de 350 só no repositório oficial, muita gente vêm de sistemas operacionais como o Symbian, Windows Mobile ou Palm OS, que possuem uma variedade de programas infinitamente superior. Mas no quesito navegador, o portátil está bem servido: são 5 opções, para os mais variados gostos: Fennec, Digia@Web, Microb (o navegador original), Tear e Midori. Vou dar os meus pitaquinhos sobre cada um deles (em ordem com a minha opinião, do pior ao melhor):

Digia@Web: O maior de todos. Sinceridade ? Nem instale. Não vale a pena. A interface é bonitinha, mas ele é lento, por ser uma versão alpha. Está sendo desenvolvido para UIQ também. Quem sabe em uma próxima versão.

Fennec: Esta é a versão do Firefox que está sendo desenvolvida para dispositivos móveis. Por ser uma versão alpha, têm muito futuro. É lento, até por ser alpha, possui um visual muito legal, não possui barra de rolagem, com a visualização das páginas sendo da mesma maneira de um iPhone/iPod touch, uma ótima renderização de páginas. Pena que, se a rolagem é feita de modo muito rápido, por alguns momentos ficamos sem ver página nenhuma.

Se recomendo ? Depende, se você têm um N800 e gosta de experimentar aplicativos novos, vá em frente. Mas acho difícil alguém adotar este navegador como o principal. Bem, melhor que o Digia ele é, podem ter certeza!

Microb: Bem, este não precisa de screenshot (embora o Digia está sem, é porque não achei nenhum na internet, e fiquei tão decepcionado com o browser que nem me dei ao trabalho de fazer um!). É baseado no Mozilla, portanto é compatível com algumas extensões (como o greasemonkey). É um ótimo browser, ainda mais por ser portátil, abrindo páginas em flash sem problemas (só com um consumo exagerado de memória). Não têm a mesma velocidade do Safari de um iPod Touch, mas abre flash, portanto, em minha opinião, a usabilidade dos dois é equilibrada. Mas temos duas jóias a seguir:

Midori: Os navegadores baseados no Webkit têm na velocidade o seu ponto forte. Exemplos ? Safari e Google Chrome, coincidentemente, os mais rápidos atualmente.

Midori é um “must” em distros Linux destinadas a máquinas antigas, de processamento limitado, e foi portado para o N800 com louvor. O seu símbolo é uma chama, e, realmente, este navegador “pega fogo”. Existe um plugin, instalável, para abrir vídeos nele através do Mplayer. Abre flash e tudo! A maioria dos usuários acha este o melhor browser, e eu seria a voz discordante? Pode ser, pois o meu browser de eleição vem logo abaixo.

 

Tear: também baseado no Webkit, é o meu browser de eleição! Muito rápido, mostra as últimas páginas visitadas assim que é aberto o programa (dashboard, recurso copiado do navegador Opera). O plugin do MPlayer também funciona aqui. É o meu navegador de eleição, recomendo a todos que ao menos o testem! Irão se surpreender. Ele tirou 100/100 no teste para navegadores Acid3, portanto é compatível com todos os padrões da internet.

Vemos que a guerra dos navegadores é bem acirrada por aqui. E você, qual seu navegador preferido ?

15 comentários sobre “Navegadores – N800

  1. Fala Mauro,

    Muito bom esse post. Sempre usei o browser nativo, mas agora experimentei os dois últimos e, concordo com você, o Tear é o melhor, vou começar a usá-lo mais vezes. Só por curiosidade, o pessoal do Google foi as ruas de New York para saber o que era um browser e apenas 8% dos entrevistados sabiam do que se tratavam, os outros acharam que era um site de buscas… ai ai ai rs
    Abs!

  2. Frequentemente uso o Midori e o MicroB.

    Só tem uma coisa no Midori que eu não gosto muito: o cursor fica por padrão definido para selecionar o texto. Acho que o ideal para um dispositivo com touchscreen é ter a função de mover a tela e navegar, não de selecionar o texto.

    Acho que cheguei a procurar uma forma de modificar isso, mas não me lembro de ter conseguido.

    Apesar disso, acho ele ótimo para acessar o Google Reader com interface para iphone, o tweettabs.com e o dabr.co.uk..

  3. Por uma questão de comodidade uso o Nativo mesmo. Mas tenho o Tear instalado …. se tiver como fazer do Tear o navegador padrão ….

  4. Oww.. Mauro, após as atualizações vocês achou o abiword mais estável ? Qual o melhor editor de texto hoje para você ? Valeu!

  5. Parabéns pelo post, muito bom! Atualmente utilizo o browser nativo e o Midore para navegação em siste de vídeos (youtube, vimeo, etc.). Vou testar a sua escolha, o Tear, e ver se ele realmente é bom.

    Abraços
    Ramalho

    ramalhoblog.com

  6. Ramalho

    vai no gerenciador de aplicativos e adiciona um novo catalogo

    Qole’s repository
    Web address: http://qole.org/repository
    Distribution: maemo
    Components: main

    dai quando vc buscar por tear ja vai instalar tudo certinho

  7. Ramalho, eu não respondi a sua dúvida porque, como viu no post acima, passei alguns dias totalmente offline, e quando loguei, vi que o Rafael já tinha resolvido o problema. Valeu Rafael! Ramalho, testa o Tear e deixa sua opinião! Eu acho ele superior ao Midori, em velocidade e estabilidade, mas, quanto mais usuários testarem, melhor! Abraço !

  8. Olá Mauro;
    Realmente estou impressionado com a rapidez e leveza deste browser. Ainda não tive como testar vídeos em flash, pois a net aqui do trabalho é bloqueado. Um único detalhe que ainda não achei, é como limpar o histórico de navegação. Se alguém súber como apagar o histórico agradeço. Vlw Mauro, abraços!

  9. Bem galera;

    Como não achei a opção de excluir o histórico de navegação do Tear, utilizei o bom e velho Terminal.
    Caso alguém tenha o mesmo problema que o meu, basta acessar o X Terminal de digitar:

    cd /home/user/.tear (tecle enter)
    rm tear.db (tecle enter)

    Obs: note que tem um espaço entre o( cd /) e (rm tear.db)

    Feito, abraços e obrigado!

Deixe um comentário