Review – LG L4 II

Inicio da estória – Eu seria padrinho de casamento. Um de meus melhores amigos (companheiros de faculdade, fizemos o TCC juntos!). Possuo dois trambolhos : Galaxy Note II (meu aparelho pessoal) e um Nokia Asha 201 (corporativo). Como não queria os dois trambolhos aparecendo na minha roupa (já basta a minha barriga … ) resolvi comprar um aparelho dual chip.

Claro que, eu, como ex escritor de blog de tecnologia (considerando este blog como um ex blog, claro …) iria avaliar meticulosamente todos os aparelhos disponíveis, entre o custo que eu pretendia gastar (no máximo, 500 reais) e benefício (características principais, como processador, memória, acabamento, suporte do fabricante). Durante o tempo de análise, algum aparelho realmente muito bom poderia entrar em promoção e cair a esta faixa de preço (o Moto G já esteve bem próximo, e é um ótimo aparelho!) e eu poderia aproveitar. Um pequeno detalhe: não posso cortar o chip do aparelho corporativo, portanto o aparelho precisaria possuir slots Mini SIM. O Moto G, por exemplo (ou o Asha 501, que cheguei seriamente a considerar) possuem slots Micro SIM.

Claro que, como ansioso que sou, tomei a decisão de comprar o aparelho dual chip 3 horas antes do casamento.

Fim de estória

Infelizmente, nenhuma loja possuía o meu escolhido, RAZR D1. Entre opções da Samsung (Galaxy Pocket Duos, Neo Duos), MEU (AN350, não encontrei informação), a loja da Tim possuía praticamente toda a linha L II. Entre as opções disponíveis ao preço que me dispus a pagar, acabei comprando o L4 II Dual Chip.

Suas características:

– Processador Mediatek MTK 6575, Single Core, 1 GHz;

– 512 MB de memória RAM;

– 4 GB de memória interna de armazenamento (aceita cartões SD de até 32 GB);

– Processador de vídeo PowerVR SGX531;

– Quadriband 2G, Dual Band 3G (900 / 2100);

– Tela 3.8″, LCD IPS, resolução 480 x 320 (152 PPI), 16 milhões de cores;

– Câmera 3.15 Mega Pixels, foco fixo, sem câmera frontal;

– Conta com TV Digital, Rádio FM, Bluetooth 3.0;

– Bateria de 2150 mAh.

– Não possui Gorilla Glass.

Sobre o desempenho

Configurações modestas, porém comuns nesta faixa de preço. O Android instalado é o 4.1.2, o Launcher nativo é baseado na customização Optimus da LG. Gostei tanto que baixei o Launcher do Android 4.1. Como não sou muito preocupado com customizações, normalmente não uso os launchers mais famosos com o Go!, Apex, ADW entre outros.

Eu já havia utilizado, por alguns momentos, o processador MTK 6575 da Mediatek, em um aparelho Blu Tank. Em minha opinião, os engenheiros da LG trabalharam muito bem com o seu aparelho: o Android roda bem, o aparelho é muito estável (ao contrário do Tank), não esquenta e dá conta do básico. Os 512 MB de RAM prejudicam a fluidez do sistema. Pode ajudar um pouco desabilitar aplicativos de fundo nas opções de desenvolvedor; porém, com isto acabamos com a multitarefa do sistema.

Tela

152 PPI (pixels por polegada) nos revelam uma tela com baixa resolução. No aplicativo do Facebook, por exemplo, os avatares ficam extremamente pobres em detalhes (vindo do Note II, isto fica ainda mais exacerbado). Porém, curiosamente, a LG resolveu utilizar IPS na tela. Desta forma, embora a resolução seja baixa, a tela em si tem uma boa qualidade (com o brilho em 75%, consigo utilizar o aparelho normalmente em dias de sol – o aparelho não possui sensor de luminosidade), e ótimos níveis de contraste. Ao utilizar a TV digital, a experiência é bem satisfatória – melhor do que ver vídeos do Youtube.

Bateria

Com a tela de baixa resolução (480 x 320), aliado à bateria incomum para esta faixa de preço, o aparelho dura tranquilamente um dia de bateria. Não testei deixar mais de um dia, mas acredito que em uso moderado, dure dois dias. Eu uso o aparelho como utilizava o Note II – duas contas de mail sincronizando direto (Gmail e Hotmail, as duas configuradas para sincronia direta), WhatsApp, bastante navegação, Flipboard (aparecem 6 layers de informação por página, contra os 8 do Note II), Riptide GP (adoro este jogo), Tapatalk.

Câmera

O maior defeito. Para meu uso, câmera do celular se resume a duas classes:

– Foco Fixo (ruins);

– Foco regulável / Auto Foco (boa).

Porque não gosto de câmeras de foco fixo ? Simples: em meus trabalhos (técnico / engenharia e professor) utilizo muito texto, diagramas, esquemas. Desta forma, uma câmera com auto foco me permite utilizar o celular como um simples Scanner, tirando fotos do que preciso e sincronizando as mesmas com o Evernote, ou enviando por mail. Um celular com foco fixo não permite a leitura de textos de maneira aceitável. Desta forma, a câmera é, disparado, o pior item em minha avaliação.

A câmera possui flash LED. Eu trocaria o flash por um auto foco.

Memória

2.05 GB disponíveis para o usuário. Vêm com alguns bloatware (alguns jogos, uma loja de apps da LG chamada “Aplicativos Nacionais”), entre outros. Com certeza, isto cria a necessidade de se utilizar um cartão SD para armazenamento de arquivos.

Aplicativos

Não considero a parte de aplicativos muito importante para um aparelho, uma vez que temos o Google Play para baixar. Porém, alguns dignos de nota:

– Jogos: Block Breaker 3, Little Big City, The Avengers, Uno e Wonder Zôo. Não joguei nenhum.

– Aplicativos da Tim: Guia de Viagens, Meu Tim,Recarga Tim, Tim Menu e TimMusic. Novamente, não utilizei nenhum.

– Aplicativos da LG: Adm. de aplicativos (interessante, pois permite desinstalar alguns apps da LG), Adm. de Arquivos (um gerenciador de aplicativos), Adm. de Tarefas (um gerenciador de memória), Aplicativos Nacionais (uma loja de apps), Atualização de Software (um link para a área de Atualização de Software das configurações), Clima (Accuweather), Downloads (mostra os downloads de arquivos realizados), Modo Convidado (não usei), Polaris Viewer 4 (dado o tamanho e resolução da tela, ainda não decidi se irei instalar um Office completo), RemoteCall Service, Safety Care e LG SmartWorld.

– QuickMemo: Este é um aplicativo de notas rápidas para os aparelhos da LG. Faz mais sentido em um aparelho com Stylus, e a LG só tem o LG Optimus G Pro Lite com caneta. Mesmo assim, este é um aplicativo que me fêz olhar para o Note II e perguntar “Why, Samsung, why?“. O QuickMemo possui um modo de transparência na tela. Neste modo, você escreve por cima da tela e, após terminada a nota, salva e pode exportá-la. Isso o Note II também faz, de uma forma ou de outra. Porém, você pode escrever uma nota na tela e ela irá sobrepor todas as telas que você for utilizar. Pense naquele lembrete que você não pode esquecer de maneira nenhuma. É só escrever a nota, deixar o QuickMemo no modo de sobreposição, e pronto. A nota ficará por cima de todos os seus aplicativos, navegação, e por aí vai.

Multimídia

A tela de baixa resolução não é muito convidativa para se assistir vídeos. Não é impeditiva, pois tem um bom tamanho e possui um ótimo contraste, graças ao IPS. Os fones de ouvido que acompanham o aparelho são péssimo: provavelmente, a LG comprou os mesmos junto com os processadores lá da China.

O aplicativo da TV sincroniza com o padrão 1-seg. Como a tela possui uma resolução baixa, porém alto contraste, e o padrão 1-seg também possui resolução baixa, a qualidade é bem aceitável.

O celular possui rádio FM, o qual possui uma situação bem engraçada: o aparelho possui antena interna para a TV, porque precisa do fone de ouvido para funcionar o rádio? Erro de implementação (ou preguiça) da LG.

Celular

A recepção é boa. Os dois slots possuem 3G, Na implementação da LG, você seleciona qual o chip que ficará responsável pelos dados. O chip responsável pelos dados pode ficar em 2G, 3G e híbrido. O outro chip automaticamente vai para 2G.

Para selecionar qual chip será utilizado para as ligações e mensagens, existe um botão capacitivo (não iluminado, então na balada é melhor tomar cuidado para não apertar nada acidentalmente). Antes de iniciar a digitação do número da ligação ou da mensagem, o aparelho avisa qual chip você está utilizando, para não se confundir.

Interface

O aparelho possui 3 botões físicos: volume na lateral esquerda (2 botões) e Power na lateral direita.Abaixo da tela, possuem os 4 botões capacitivos: Voltar, Home, Menu, e o botão de trocar o SIM. Os botões não possuem iluminação, e isto complica a utilização do aparelho em condições de pouca luz.

Aparelhos Concorrentes

Os celulares com Android e configurações modestas sofrem com o desempenho do sistema operacional. Se você pretende utilizar um celular para ligações, SMS, WhatsApp e uso eventual de redes sociais, com pouca navegação, pode optar por um aparelho da séria Asha, como o 501. Este aparelho, por possuir um sistema operacional dedicado (Asha Series, uma reedição do venerando S40), possui uma ótima economia de bateria, roda com rapidez e possui WhatsApp.

Entre os aparelhos com Android, existem muitos aparelhos na faixa dos 350 a 500 reais. Os aparelhos da Samsung, como o Pocket Neo Duos ou o Young Duos possuem configurações parecidas, porém com a tela menor e TFT. Estas telas irão apresentar dificuldade de visualização no sol.

Os próprios celulares da linha L II da LG, como o L3 II e L1 II, possuem configurações semelhantes mas também sem a tela IPS, e menores. Caso uma tela de 3.2″ não for problema, o L3 II possui o mesmo desempenho e é mais barato.

Em relação aos aparelhos da Motorola, o Razr D1, nesta faixa de preço, possui várias vantagens:

– Auto Foco (câmera de 5 Mega pixel);

– 1 GB de RAM;

– Acabamento superior.

As desvantagens são a tela menor e sem o IPS.

Veredito

Comprei o aparelho para utilizar somente nos finais de semana, mas acabei sendo surpreendido por várias características boas. O Razr D1 é um aparelho mais completo, principalmente por ter 1 GB de RAM e a câmera com auto foco. Porém, nesta faixa de preço, e entre os aparelhos concorrentes, este tem um dos melhores conjuntos e custo-benefício.

Anúncios

2 comentários sobre “Review – LG L4 II

  1. Também acho o Moto G imbatível. Mas não posso cortar o Sim corporativo, então ele não era uma opção para mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s