Mini Review – Samsung Galaxy S2 Lite

Nota: eu publiquei este review, originalmente, no fórum PdaBR. Como não postava nada aqui, a tempos, resolvi aproveitar o texto, acrescentar alguns detalhes, e fazer a publicação aqui.

Bem, eu era um feliz dono de um Nokia N8. Feliz mesmo, a ponto de não ver outro aparelho no mercado que fizesse a mesma coisa que ele. Até que ele sofreu um pequeno acidente, e o botão Power ficou meio enroscado. Claro, custa uns R$100 uma carcaça nova, e eu posso fazer o serviço. Mas eu fiquei completamente chateado pelo acidente (que não aconteceu com o aparelho em minhas mãos), então não conseguia mais olhar para o mesmo.

Como estou me preparando para casar, não tenho tanto dinheiro para gastar com um aparelho. E, também, não queria comprar um aparelho usado, queria um aparelho novo. Fui até a loja da Tim e encontrei o Galaxy S2 Lite, por 1000 reais (aparece por até 800 reais em lojas online, mas eu não queria MESMO comprar pela internet, pois tive outro acidente, desta vez com os correios, e isto me deixou ainda mais chateado!). Então vou dividir algumas opiniões com o pessoal.

  • Design

Eu não gosto do S2. Acho ele muito reto, parece uma tábua. Já o S2 Lite têm o design curvado, ficando mais anatômico na hora de se falar. O plástico da traseira dele não nega a sua categoria mid-range: é o pior que já tive em muitos anos. A câmera fugiu do meio, como de praxe em todos os aparelhos Samsung, e foi para o canto, algo que eu não gostei. Outro detalhe que não gostei é que a entrada do fone está embaixo do aparelho. Vendo ele frontal e lateralmente, muito bonito. Mas realmente, não engana: mostra que é um mid-range MESMO!

  • Tela

Super AMOLED, usa o famigerado PenTile, 233 ppi de resolução (800×480 em 4 polegadas). Embora usa PenTile, não vi nenhum pixel, achei a resolução muito boa. Só que não é tão brilhante como o S2, mesmo com as configurações no máximo. A visibilidade contra o sol é muito boa.

  • Desempenho

Me surpreendeu para um mid-range. Vêm com um dual core de 1GHz e 768MB de Ram. Segundo o que li, este é um SoC novo, e não é 100% de certeza que rodará o ICS, e para rootear o mesmo requer um certo trabalho (não funciona somente com SuperOneClick, têm que atualizar o kernel e aí aumentar o contador de flash, e perder a garantia). Em diversos benchmarks, bate o SII.
Como alguém que só compra mid-range ou ex-flagship (o último aparelho que comprei no lançamento foi um E71, e ele não era flagship), este é o melhor desempenho do Android em aparelho que já tive. Já brinquei em um S2, e acredito que os dois estão no mesmo nível. Não vi nenhum engasgo.

  • Câmera

Não é ruim nem boa. 5 mega, flash LED. Para alguém que está saindo de um N8, com certeza irei sentir uma gigantesca diferença! Porém, o que eu mais preciso em uma câmera de smart é que tenha autofocus, para eu escanear os cartões dos clientes que eu visito. Grava em 720p (por ser 5MP, não dá para gravar em 1080p). Possui o recurso tap to focus.
A câmera frontal é de 1.3mp. É o primeiro mid-range que possuo que vêm com câmera frontal (algo essencial para mim, hoje, e o N8, embora possua, não é utilizável com Skype, então também não conta).

  • Armazenamento

No exterior, este aparelho chama-se Galaxy S Advance, e possui 8 ou 16GB internos, e também o slot para cartões micro SD (que são internos, uma pena!). No Brasil, o armazenamento interno é de 4GB. Após algumas pesquisas, descobri a verdade: a Samsung considera todo o armazenamento interno como 8 gigas. Conta os 4 GB para o usuário, 2GB disponíveis para a instalação de programas, e o restante é para a instalação do sistema operacional. A lembrar que 8 giga bytes correspondem a, aproximadamente, 6,7GB por causa da conversão da escala (um mega são 1024 bytes, e um giga é 1024 mega).

  • Bateria

Não testei o suficiente para verificar. É uma bateria de 1500mAh e, segundo espeficicações, aguenta até 7 horas em uso com 3G, ou 520 horas em stand-by. Se estes números se confirmarem, será uma boa autonomia, suficiente para um dia de trabalho (a do N8 aguenta até 2 dias).

Após 3 dias de uso, a bateria dura exatamente um dia, com sincronização de duas contas de mail ativadas, widgets (Google Reader, Facebook, Twitter), agenda, tudo no 3G, com navegação Wifi à noite e jogos. Em todos os três dias, o celular só foi pedir carga para dormir, o que considero um ótimo resultado. Eu não sincronizava mail automaticamente com o N8 e, caso deixasse o Wifi ligado, a bateria acabava durante a noite.

  • GPS

Sincroniza bem rápido. Vêm com o Google Maps e só. Não sei se irei comprar algum app de GPS (recomendações aceitas) ou se deixarei o N8 como um GPS de luxo.

  • Aplicativos

Vem com as coisas da Google, o Kies Air (para você acessar o conteúdo do telefone por wifi), e outras tranqueiras. O Office instalado é o Polaris, que eu gostei muito quando utilizei no Galaxy Ace. E, claro, o Market, onde já tenho uma boa gama de aplicativos, e irei finalmente poder utilizá-los.

Vários jogos da Gameloft não aparecem e, como não pretendo fazer o Root tão cedo, vou ficar sem fix. Serve de alerta para quem pretende usar o aparelho como um videogame portátil.

  • Multimidia

Não tem saída HDMI como a grande maioria dos high-ends de hoje. Não testei vídeos, mas lendo reviews, vi que roda até 720p bem, depois engasga. Eu não sou lá muito de assistir vídeos no aparelho, mas vindo de um N8, você fica meio enjoado. E o fone que veio com ele, em minha opinião, é bem ruim!

Funciona muito bem com o Netflix.

  • Root

Muito cuidado aqui. A rom não está previamente habilitada para root e, caso você faça o procedimento existente para o aparelho, mudará o contador de roms e, consequentemente, perderá a garantia. Ainda não é conhecido (em 31/05) nenhum método que zere o contador de roms.

Porém, várias pessoas do XDA compraram o aparelho. A esperança de sair, rapidamente, alguma Rom modificada, existe.

  • Considerações Finais

Acho que é um ótimo aparelho, porém não acredito que a data foi a mais correta para o lançamento. Com a entrada do SIII no Brasil, os SII irão cair de preço. E ele não é um SII.

Hoje, ele concorre com o Samsung Galaxy W (que possui a tela menor e processador single core), com ex-flagships (Atrix, entre outros) mas ganha dos outros mid-ends. No meu caso, achei que o aparelho têm tudo o que preciso e, como eu realmente não queria comprar pela internet, não existiam melhores opções para a aquisição.

Algo difícil para se encontrar serão películas, por sua tela não ser do tamanho do SII e ele ser um aparelho bem novo no Brasil.

Como utiliza um SoC novo, não existem roms retail, Cyanogen, enfim, roms alternativas. Ele é um aparelho muito novo no mercado; porém, com o lançamento do SIII, o timing não foi muito acertado, pois ele concorrerá em preço com o SII. E ele não é um SII. Porém, têm o desempenho muito superior a grande maioria dos mid-ranges. Comparando com o Galaxy Ace Plus, possui a tela maior, processador dual-core e câmera frontal. Com o Galaxy W, possui o processador melhor. Enfim, é um ótimo celular, porém, caso você tenha um pouco de paciência, irá comprar um SII, logo, por este preço.

Eu não tive 😉

21 comentários sobre “Mini Review – Samsung Galaxy S2 Lite

  1. ola, eu tenho uma duvida e acho que voce é a pessoa certa para responde-la
    Eu quero comprar um celular, nao sou um hardcore user, mas sei procurar algo na internet e aplicar ao aprelho, voce disse que saiu recentemente de um n8, e este é o aparelho que desejo comprar, sera que vale a pena?
    Provavelmente vou usar o aprelho somente para coisas basicas, como redes sociais, fotos, musicas, internet, etc, em relacao a aplicativos eu nao sei se o symbian é o sistema correto, mas dei uma olhada e ainda faz todas as funcoes atuais, tem uma comunidade ativa pelo que pude ver é um aparelho que os seus usuarios gostam e se apegam. É minha opniao, mas acho q o n8 foi um aparelho high-end, e é melhor que comprar algo mid que nao possa estragar pelo caminho.Enfim, tambem pensei no S2 lite, sera que poderia me dizer qual voce acha melhor?
    Acho que o real problema é que penso em comprar um n8 novo, e o preco em lojas sai por 900 pilas, nao sei se vale a pena esperar lancar o 808 para o preco baixar ou se ela ira sumir do mercado. Tambem estou na duvida por esperar o preco do S2 ir para 1000, mas acho o aparelho muito grande, enfim, sua opniao sera de grande ajuda, grato

  2. Você quer comprar um N8, mas citou as duas maiores fraquezas: redes sociais e internet.
    O programa de redes sociais padrão é lento e as alternativas também não são as ideais. Em relação a internet, o navegador nativo não é bom e nem o Opera Mini chega aos pés do Dolphin do Android.
    Por outro lado, ele possui características únicas, que você não encontra nem nos Androids mais caros.

  3. Apenas não comprem das Lojas Americanas… comprei o meu lá, paguei e eles nunca me entregaram… fui roubado pela loja.

  4. Mas procure receber seus direitos.
    É relativamente fácil, se tratando de uma grande loja. Procure em fóruns jurídicos por casos parecidos com o seu, para verificar se existe jurisprudência.

  5. E ae Fera!
    Mto bom o review!

    Com relação ao SII Lite, li que ele não tem a a funcionalidade de ao tirar uma foto, ter a opção de postá-la no Facebook.
    Essa informação procede?
    Abraços!

  6. Vlw Mauro!
    Só mais uma coisa, com relação a videos, dá pra assistir as séries que eu baixo na net? Tipo, tem que converter e mudar a extensão dos videos?

  7. O tocador de vídeos que vêm instalado com ele roda vários formatos sem precisar de conversão, mas não irá tocar as legendas em formato .srt por exemplo.
    Mas você pode baixar um player no Market que possua esta funcionalidade.
    Ele roda até 720p bem, mas não aguenta muito bem filmes em Full HD.

  8. Bom, o timing foi completamente perfeito, pois o S3 NÃO VAI CONTRIBUIR PARA QUE O PREÇO DO S2 CAIA. E ao contrário do que vc falou, ele não é um midrange qualquer, outros reviews já provaram que a câmera, o SoC e outros detalhes se mostraram bem superiores. Achei que seu review subestimou um pouco o smartphone, quando ele é mais do que vc julgou.

  9. Bem, cada um têm a sua opinião. Eu não subestimei o aparelho, a minha conclusão foi : “Porém, têm o desempenho muito superior a grande maioria dos mid-ranges.”
    E os preços do SII já caíram.

  10. Muito bom o review Mauro. Parabéns.
    Eu estou pensando em trocar de telefone agora e estou pesquisando opções. Muito me agradou o S2 Lite para ser meu primeiro Android, porém não consigo encontrar no Rio de Janeiro um lugar onde se venda ele sem ser “desbloqueado TIM”. Eu não quero essas customizações e também não quero fazer root. Alguma sugestão?

  11. Tudo bem que o Skype não permite usar videoconferências na sua versão para Symbian. Mas pô, quer app melhor para videoconferências do que o fring?? Super multiplataforma (S60v3, S60v5, S^3, Android, iOS) e é grátis tbm!!

    Show de bola!! Meu pai tem um N95 e converso direto com ele com meu N8 =D

    Abraço!

  12. comprei em maio o aparelho e recomendo muito. Não queria gastar muito em um iphone nem no s2, e esse caiu como uma luva! para nao correr o risco dele ficar lento coloquei minhas 400 musicas num cartão de memoria! Os vídeos que baixei pela internet rodam perfeitamente! acho o aparelho excelente! no começo você vai ter um pouco de dificuldade para mexer, pois é um pouco confuso, mas quando você se acostuma vê que é um bom aparelho. Outro ponto positivo é que ele não é tão grande quanto o galaxy s2, e isso com certeza é um ponto positivo para pensar! RESUMINDO: dou 4 ou 5 estrelas!

  13. Oi, vc poderia indicar um bom app para músicas? Que eu possa pesquisar a música, e escuta-lá enquanto vejo a letra?

  14. Oi, vc poderia indicar um bom app para músicas? Que eu possa pesquisar a música, e escuta-lá enquanto vejo a letra? (repeti a pergunta pq antes acidentalmente coloquei o meu e-mail errado) ‘-‘

Deixe um comentário

