Nokia Belle: Impressões

Depois de esperar por mais de um mês pela Tim liberar a atualização do N8 para o Belle, cansei e fiz pela combinação Navifirm e Phoenix. Aliás, gostaria de parabenlizar os criadores do Navifirm: se esta ferramenta existisse a alguns anos atrás, meu antigo E71 não teria ficado por vários anos com o sistema em português de Portugal (o que, aliás, eu acabei corrigindo esta semana, com o Navifirm).

A atualização é tranquila: o problema são baixar os 1.5 GB necessários para se atualizar com o Phoenix. Escolhi o Product Code do N8 unbranded e, embora o Phoenix não muda o PC do N8, ele aceitou normalmente a atualização. Como eu utilizei a função Refurbish, ele formatou a memória interna (memória de massa), instalou os jogos que vêem gratuitos, e também os mapas do Brasil. Depois, entrei na loja (a qual atualizei para a última versão beta do Betalabs), baixei novamente os aplicativos que eu havia comprado (embora alguns, que eu não usaria, eu não baixei), reconfigurei contas, e o celular ficou pronto para uso.

Impressões:

  • O sistema é realmente muito belo e rápido. Agora, no final da sua vida, o Symbian finalmente ficou bem adaptado a uma tela touchscreen.
  • A barra superior, claramente inspirada nos Androids, é bem útil. Acho que falta um atalho para selecionar rede 2G/3G, é bem informativa (mostra, entre outros, os alarmes, ligações e mensagens perdidas, interage com alguns aplicativos, como o reprodutor de música).
  • Os widgets são muito bonitos: o widget do mail é muito útil, por permitir rolagem. Os widgets de música e rádio (tanto o FM como o rádio online) são bem úteis, permitindo você acessar estas funções sem ter necessidade de entrar nos respectivos aplicativos. Também existe o widget para a reprodução FM: desta forma, você pode ligar a reprodução, abrir a música, e não entrar em nenhum momento no aplicativo de música.
  • Em compensação, o widget dos compromissos é ruim: só mostra a próxima reunião / tarefa. Como forma a contornar isto, instalei o programa gratuito ComingNext, porém o mesmo é feio.
  • Eu gostava das pastas específicas para Office, Jogos, etc. Claro, você pode criá-las novamente, mas os ícones específicos delas não existem. Não gostei desta parte do sistema imitar o Android: preferia da forma antiga.
  • Outra coisa que não gostei: os ícones das Home Screens poderiam ter a opção de esconder os nomes dos aplicativos: os nomes são pequenos e, por seu tamanho, acabam atrapalhando do em vez de ajudar.
  • O widget beta do tempo, disponível no Betalabs, é muito bonito e funcional. Só que, cuidado ao instalar o mesmo: ele irá conectar direto para receber as atualizações do tempo, e a bateria irá acabar rapidamente. Graças a este widget (que, eu realmente acho útil), perdi pelo menos meio dia de bateria.
  • A possibilidade de ter um papel de parede diferente para cada Homescreen é uma ótima sacada: desta forma, você pode deixar cada home com a sua “cara”, e irá lembrar da mesma pelo papel de parede.
Anúncios

2 comentários sobre “Nokia Belle: Impressões

  1. Ola…
    Não tenho gostado muito dos nokias ultimamente apesar de sempre ter sido um fanboy da nokia, mas na verdade não é tanto por isso que passo por aqui, também faço engenharia elétrica, mas com enfase em eletrotécnica, apos ver o post sobre o mastech resolvi compra-lo, seu blog é muito bom, está de parabéns.
    Sempre visitava até mesmo na época que parou de atualizar
    Abraço
    Thiago

  2. Tenho um Nokia 701 e estou surpreso com a maturidade visual do Belle, é realmente um sistema maduro também na interface, o que sempre foi o problema dos symbians, se comparado com o Android e com o iOS. Já tive androids versões 2.1.1 e 2.3.5 e o Belle não fica nada a dever, alias, é bem mais estável que os androids. Pena que o Belle esteja com os dias contados. Acredito que se houvesse uma boa campanha de marketing, o Belle ainda teria muito espaço no mercado consumidor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s