Engenheiro!

 

Acabou!

Depois de 5 anos, 20 quilos a mais, cabelo a menos, bolso vazio, amizades, histórias, e tal e tal, sou um engenheiro formado.

Sei que este blog aparenta estar abandonado, mas não: pretendo voltar a uma média boa de posts a partir de agora. Porém, quero falar mais de engenharia, eletrônica, programação, Matlab, entre outros. Enfim, quero falar de tudo que aprendi durante estes 5 anos.

Quero postar meu TCC, os vídeos do mesmo funcionando, minhas dificuldades. Como já comentei aqui, o meu trabalho foi sobre criação de simulações para serem aplicadas em aulas de controle e servomecanismo. O trabalho foi um sucesso: eu e meu parceiro (Thomaz), criamos uma simulação de velocidade (um motor e o controle do mesmo), e uma simulação de posição (utilizamos um servomotor de hobbysta, sem o seu controle, lógico) e controlamos estas duas simulações. Também foi feito o modelamento dos motores utilizados, e os resultados do modelado com o real foram muito próximos. A parte do modelamento do motor, com certeza vale um TCC por si só.

Sobre meus gadgets, estou utilizando um Nokia N8. Muita gente torce o nariz para o aparelho: o Symbian está ultrapassado, não existem programas para a plataforma, etc. Concordo que o número de programas é muito maior em um iOS e Android, mas existem bons programas para o N8 e eu não fico sem me conectar nas redes sociais, abrir arquivos Office e sincronizar meus contatos com o Google. A única falta é o Tapatalk para quem utiliza fóruns.

Comprei um gadget (que ainda não chegou), um rip-off do PS Vita: o seu nome é Yinlips YDP G18. Este é um Tablet Android, que roda a versão 2.2, têm 512 de RAM e um processador de 1 GHz. A sua maior vantagem são os controles físicos para os jogos. Porém, grande parte dos jogos do Android não permite o remapeamento dos comandos para botões físicos, deixando este aparelho como foco para o uso com emuladores. A tela é de 5 polegadas, o que deve fazer dele um portátil relativamente grande para jogos. Porém, o meu uso maior será mesmo como um tablet de 5″ que serve para jogar emuladores.

Estou devendo o review de meus aparelhos da China, o gerador de funções e o osciloscópio. Chegou mais um para a coleção: um multímetro, marca Mastech, que é True-RMS e têm função de datalogger, tudo isso pela bagatela de 59 dólares. Coisas que só a China faz para você.

Para encerrar, estou doido para colocar o meu kit STM32 Discovery para funcionar, só que não sei por onde começar em programação para ARM. A todos que falam que o ARM não é complicado: vocês manjam demais de programação, agora pensem como um novato e me ajudem 😉 . É sério, já programei para 8051, utilizei o Arduino e também já compilei coisas simples com o AVR Dude. Mas não sei por onde começar com o ARM! Cada programa que eu abro, dá até medo de tão complicado. Será que alguma alma caridosa pode me mostrar por onde começar ? Algum livro, site, etc. ?

 

 

4 comentários sobre “Engenheiro!

  1. Parabens por se formar. Nem imagino o qnto dificil deve ter sido !rs

    Aproveitando o assunto pessoal, queria saber a opiniao de vcs, comprei esse produto aqui http://www.dmaix.com/genuine-jxd-a16-4-3-touch-screen-4g-high-definition-mp5-digital-audio-player-with-fm-ebook-camera-voice-recorder-dv-recorder-black.html e queria saber se tem alguem que entende mais do que eu, se ta legal as configurações e etc..eu vi, achei o preço legal, e ja conhecia o site pois ja tinha comprado la.
    E ai, o q vcs acham ?

  2. Parabéns Mauro! Acompanho o blog a cerca de dois anos, já fiz um ano de Engenharia Elétrica, mas acabei desistindo. Agora, concluí meu primeiro ano em Matemática, disso eu gostei! hehe

    Sucesso, e muitos posts!

Deixe um comentário

