Muito pra conversar, pouco tempo para isso …

 

Resolvi postar pois fazem muitos meses que já não faço isto, e a saudade aperta. Sim, eu posto aqui porque gosto, e não vejo a hora de terminar o TCC para voltar a postar com frequência.

Aliás, falando nele: resolvi, finalmente, abandonar o CLP. É muito difícil. Eu não tenho o conhecimento para tal. Fiquei 30 dias de férias estudando sistemas em tempo real, e até aprendi muito. O problema, é que, talvez, a parte mais importante do CLP é o interpretador, e não o sistema em tempo real! Como eu não sei como implementar um interpretador, dei adeus ao TCC e resolvi investir em outro. Após vários dias sem idéia, resolvi criar simulações, utilizando o Matlab, mas com o resultado no mundo físico. Sim, em vez de ficar plotando os gráficos no Matlab, para ver resposta em degrau, rampa, etc., você  algo reagindo aos comandos do Matlab, enviando dados para serem plotados, podendo adicionar ruído, obstáculos, etc. Parece meio bobinho, e não chega nem aos pés de tentar fazer um CLP, mas é sobre uma matéria que eu adoro (Controle) e já progredi legal neste assunto.

Conheci dois sites chineses para hobbystas em eletrônica, como eu. O primeiro, chamado Seeedstudio, onde eu comprei o meu DSO Quad. Quem é ele ? Foto:

DSO Quad

O aparelho é muito bom. Têm uma banda aproveitável de pelo menos 1 MHz. Não acredite quando o vendedor diz em 72MHz; ele têm 72 MSa/s, que são amostras por segundo. Segundo o teorema da amostragem de Nyquist, para esta ser correta, ela precisa estar, no mínimo, com o dobro da frequência da onda a se amostrar. Teoricamente, este aparelho poderia amostrar até 36MHz; na prática, poderíamos esperar valores em no máximo 10MHz. Como ele possui alguns erros de hardware e o firmware ainda é bem inicial, não compre um esperando ler algo próximo dos 10 MHz. Mas, o firmware é aberto e ele já teve várias atualizações. Espero fazer um review e não demorar muito para isto.

O outro site que conheci se chama GoodLuckBuy, um nome nada prodigioso para um site de vendas 😉 . Bem, este site é um pouco estilo Dealextreme: quantidade imensa de equipamentos, materiais, nem sempre da melhor qualidade. Só que o site possui várias relíquias: entre kits de desenvolvimento, peças profissionais, peças para montagem de diversos equipamentos, servo motores, motores com redução. É um site para hobbystas pirarem. (e olha que eu nem citei o Hobbyking, este já é mais conhecido e não possui tanta coisa para eletrônica, é mais para carros, helicópteros e etc.). Neste site, a minha maior compra foi um gerador de função DDS, de 5 MHz (só onda senoidal; triangular e quadrada ele só gera 1 MHz). Por ser um DDS, ele gera a função através de uma tabela; mas o THD é relativamente baixo e, para os projetos que eu faço em casa, está mais que suficiente. Qualquer coisa, é só ligar um XR2206 e ser feliz.

DDS Generator da Good Luck Buy

Sim, ele vêm assim, sem case! Uma parte legal deste gerador é que, este knob maior que vocês vêem na foto não é um potenciômetro, e sim um encoder! Para o FPGA conseguir detectar os incrementos e decrementos sem a necessidade de conversão.

Também comprei coisas nem tão legais, coisas que ainda não chegaram (como uma placa Arduino Nano), uns servo motores, etc.

Para finalizar, duas coisas que merecem pelo menos um post, se não conseguir fazer um review. O primeiro, é o meu novo celular: Samsung Galaxy Ace. Não tenho dinheiro para comprar um featurephone, acabei comprando um bugdet phone 😉 . Só que gostei muito do aparelho e, em minha opinião, um dos únicos defeitos dele é ter A-GPS em vez de GPS, o que me força a dar 50 centavos para a Tim no dia em que for usar, hehe. O segundo post, é a minha nova instalação do Ubuntu. Desta vez, instalei no meu Dell D620, que comprei por ter uma porta serial e não me arrependo nem um segundo (existem equipamentos utilizados que valem a pena!). A graça toda é que instalei o Windows XP dentro do Linux, via VirtualBox, para utilizar os programas de CLP que utilizo em meu trabalho. Isto foi um desafio, pois possuo notebooks no trabalho, mas mesmo assim gosto de utilizar o meu, pessoal, em eventualidades. E não é que funcionou? Sim, consigo utilizar tanto a porta serial como a Ethernet para comunicar com o hospedeiro, dentro do Linux. Ver um programa opensource funcionando assim, tão bem, tão sem problemas, me deixou muito feliz e isto merece um review (acredito que eu não sou o primeiro automata que utiliza Linux e Windows em máquina virtual, mas este conhecimento merece ser compartilhado).

Uma boa semana a todos, e espero que, desta vez, seja um até breve!

5 comentários sobre “Muito pra conversar, pouco tempo para isso …

  1. Com relação ao DSO Quad, passou direto? Ou a alfândega te taxou?
    Eu to com uma encomenda parada na alfândega, mas essa é dos EUA… nunca mais compro com frete expresso de lá, todas as que fiz assim eu fui taxado.

  2. Felipe, passou direto. Está demorando muito, coisa de 20 a 30 dias para liberar pelos correios, mas passou direto.
    Agora, frete expresso é com certeza taxado.

    Marcelo,
    concordo. Pena que o orientador não pensasse assim. Eu fiz a oferta para a diminuição do escopo e ele não deixou. Quando eu disse que eu estava desistindo e iria fazer outro tema, ele se ofereceu para enviar um interpretador que ele havia feito, mas eu não aceitei pois achei sacanagem.

    abraço,

  3. Curti o gerador. A Seeedstudio eu conhecia, inclusive tenho um DSO Nano. Sobre seu TCC, o CLP seria bacana (parte técnica, teoria), mas em termos “acadêmicos”, simulações em controle possuem um melhor destaque.

    Ah, não sei se você viu a DX ta vendendo arduino.

    Flw
    []’s

Deixe um comentário

