Primeiras impressões – Flytouch 2

Este ano, preciso realizar meu trabalho de conclusão de curso – TCC. Todos que já fizeram um TCC, ou mesmo um trabalho de pesquisa, sabe a quantidade de papel que é utilizada, seja em material copiado, rascunhos, anotações, etc.

Para todo o trabalho de rascunho e anotações, boa parte posso fazer em um PC ou netbook. Porém, procurava um dispositivo para ler alguma coisa, não para leituras longas, mas sim para rápidas leituras, bem como uma tela para servir como um livro, isto é, mostrar os textos para serem digitados. Claro, poderia imprimir todos os textos, mas pretendo economizar neste quesito.

Levantei todas as possibilides. Pensei em não comprar nada e utilizar o netbook para isto, mas não consigo ler nem por 5 minutos no netbook. Pensei em utilizar um segundo monitor, e isto até resolve quando estou em casa; porém, na faculdade, é impossível. Analisei tablets, inclusive iPad. Pensei seriamente em comprar um Kindle; porém, todos os reviews dizem que ele não é o aparelho ideal para leitura de PDF’s, principalmente os PDF’s sem reconhecimento de caracter. E acabei decidindo pelo Flytouch 2.

Porque o Flytouch2 ?

Antes de comprar o aparelho, fiz uma extensa pesquisa, onde alguns detalhes publiquei neste post. Observei vídeos no youtube, reviews, até ter certeza da minha decisão.

Depois de algum tempo de pesquisa, a decisão estava principalmente entre o Flytouch e o tablet de 7″ com processador Marvell PXA 166. Acabei decidindo pelo Flytouch pelo tamanho maior da tela; porém, este tablet é mais bonito, a bateria dura mais e a antena do GPS é interna. Dependendo do uso, pode ser uma melhor escolha.

Onde foi feita a compra?

Comprei no site WitGlobal. Recebi depois de 30 dias e não paguei frete nem imposto de importação; paguei no total, R$398 pelo tablet, capa para proteção, suporte veicular e cartão de 8GB. Porém, não recebi o cartão.

E quais são minhas primeiras impressões?

Bem, vamos lá:

  • Autonomia: não utilizei continuamente o tablet; porém, acredito que a autonomia esteja entre 2 a 3 horas. Claro, existem artifícios para aumentar a duração da mesma.
  • Usabilidade: Bem, este tablet não é para marinheiros de primeira viagem. O launcher padrão do sistema é chamado WoWLauncher. Embora bonito, com widgets interessantes, e um efeito 3D muito legal ao mudar de página entre aplicativos. Porém, ele deixa o tablet muito lento! Para corrigir isto, é necessário fazer root do sistema (eu fiz, dessa vez, utilizando o z4root, porque não tenho um cabo USB macho-macho para conectar o mesmo via ADB!) e o Root Explorer para retirar este launcher e colocar outro. Agora, estou utilizando o ADW Launcher EX, comprado via Market por 5 reais: deixou o tablet muito, mas muito melhor!
  • Conectividade: Completa. Wifi (Muito potente, consigo utilizar na faculdade onde todos os net e notebooks ficam perdendo a conexão), Ethernet (em um tablet!), GPS, 2 USB, duas entradas para cartão de memória Micro SD, saída HDMI (só serve para ver filmes, mas a qualidade é MUITO boa). Só falta bluetooth.
  • Qualidade: A aparência dele é muito boa. A tela, nem tanto. É resistiva, dá para jogar Angry Birds tranquilamente nele (sim, e roda perfeitamente bem em uma tela de 10 polegadas!) mas não se compara com as telas atuais. Inclusive, ao utilizar o tablet, você percebe saliências na tela. As cores são legais, mas somente com o brilho máximo e, mesmo assim, ainda fica um pouco daquele aspecto de lavado. Mas já tive aparelhos piores e este quesito até me surpreendeu positivamente.

Já o que não gostei foram 2 defeitos que vieram: o botão físico Menu e a Câmera estavam com defeito. Ao pesquisar nos fóruns, descobri que estes problemas são relativamente normais.  Meu professor de Eletrônica Digital e Microprocessadores, Henrique, gentilmente se ofereceu para arrumar pra mim. O botão estava fora do lugar; já a câmera, é colada no soquete próprio, e só havia cola de um lado. Ele resolveu estes dois problemas e agora o tablet está perfeitamente funcional (mas com marcas no botão, que eu fiz com uma chave de fenda, antes do professor desmontar pra mim).

Se eu recomendo a compra?

Depende. Se você não têm problema em se dedicar a um aparelho para deixar ele do jeito que você quer, vá em frente. O Flytouch têm um hardware muito bom, muito mais rápido que meu Quench. São 2GB internos, 900MB para a instalação de programas; então, você pode testar todos os programas que não pode instalar no seu telefone. Mesmo a qualidade sendo melhor que muitos tablets chineses, ainda podem existir defeitos.

Agora, se você quer um dispositivo perfeitamente funcional ao retirar, compre um iPad. Estes tablets chineses não são para quem não pode ou quer perder tempo trabalhando no aparelho!

Aplicações que ficam ótimas no aparelho

Bem, só estou com ele por 3 dias, trabalhando muito, estudando muito, nem tive tempo. Algumas aplicações que eu testei, e já valeram a compra do aparelho, são:

  • Repligo Reader: não é o melhor leitor de PDF’s para Android, mas têm um grande plus: permite anotações. Finalmente, um aplicativo que funciona como o Xournal, embora ainda sem todas as possibilidades do mesmo. E, em uma tela resistiva de 10 polegadas, é simplesmente ótimo poder anotar os PDF’s!
  • Android Comic Viewer: Já utilizava o ACV no Quench. Agora, no tablet, consigo ler uma página inteira, sem necessidade de zoom ou mudar a posição. Muito legal!
  • Dolphin Browser HD: este browser permite navegação em abas, troca do User Agent (posso enganar os sites, fazendo meu tablet se passar por um iPad, por exemplo).

Enfim, estas são as primeiras impressões. Logo posto um review mais completo. Até!

82 comentários sobre “Primeiras impressões – Flytouch 2

  1. Para digitar textos eu uso um Nokia n800. Pequeno e leve, com autonomia de bateria animal. Para leituras o iPad foi perfeito para minha necessidade. Gostei da sua matéria e já estou no youtube vendo sua máquina em ação!

  2. Meu N800 está guardado e faz muito tempo que não uso. Usava muito pelo Xournal, pois não gosto de digitar nele (acho a resposta do sistema muito lenta). Mas ele se tornou pequeno demais para meus olhos, por isso o tablet de 10 polegadas.

    Eu pensei muito em comprar um iPad, mas eu iria utilizar ele em ambientes perigosos e, também, não sou muito cuidadoso com o tablet, e não iria gostar de comprar um iPad e ver ele cair e amassar, hehe.

  3. Achei interessante esse tablet! Também sou engenheiro e volta e meia tenho que ler artigos tanto pro trabalho quanto pro mestrado… peguei um n810 ano passado, mas não gostei muito dele. Achei a tela pequena demais pra ficar lendo ou vendo filmes, então ficou como player de musica por enquanto.
    Quanto ao envio dele, passou direto pela receita ou você foi “esfaqueado”?
    Pra ser perfeito, só faltou ser fullhd 🙂 Ai ligava na TV e tinha um media center também hehe
    Valeu!!

  4. Então Felipe, ainda preciso testar com um arquivo maior, mas a saída aparentemente é Full HD sim.

    E ele passou direto, o site witglobal envia como presente para um representante no Brasil, e ele reenvia para a sua casa, a chance de ser pego (presente entre duas pessoas físicas, a taxação só incide após 500 dólares) é bem menor que um site como o Dealextreme, que coloca Gift no pacote mas continua deixando os dados da empresa.

  5. Putz… meu cartão começou a coçar agora hehe
    Interessante isso do site mandar como presente e pessoa física! Mas eu já fui pego num esquema desses, com um pacote com 3 jogos de PS3 que teve declarado US$60 no total com o frete, enviado como pessoa física e eu fui barrado 😦

  6. Olá Mauro!
    Achei super interessante esse tablet, pois tenho um n800 e sofro do mesmo mal que tu (muito pequeno pros meus olhos), além de não ter capital pra investir num iPad.
    Fui dar uma olhada nos sites que tu recomendaste nesse e no outro post e encontrei o Flytouch 3, sabes alguma coisa a respeito, se é muito melhor que o Flytouch 2?
    Abraço!

  7. Mais umas perguntinhas!
    – Será que ele é (ou será) atualizável para o Android 2.2 e futuras versões?
    – Você já abriu ele? Queria saber se a RAM é trocavel… li um review que fala que com 256MB ele é meio lento… como falaram ser DDR2, imagino que possa ser igual RAM de notebook.

    Realmente, do que eu to lendo, esse Flytouch 2 parece ser o melhor dos tablets de 10″ atualmente.

  8. Tambem fiquei interessado em saber mais sobre sua experiência com este modelo que você comprou.

    Como outro leitor seu, tambem fui entrar no site e reparei que tem o Flytouch 3 (que tem mais memoria RAM e memoria interna). Creio que a tela tambem seja resistiva, seria muito bom que fosse capacitiva.

    Será que a diferença de preço compensa a maior memoria RAM e memoria interna?

  9. Desculpa usar seus comentários como lista de discussão hehe
    Carlos, eu também havia lido sobre esse flytouch 3, mas ele parece não ser o sucessor, mas sim um outro tablet, que colocaram esse nome.
    Achei um site muito legal sobre tablets em geral: http://www.androidtablets.net
    Lá tem alguns posts sobre esse Flytouch 3.

    Agora mais uma dúvida. Tava vendo no Witglobal e eles tem dois tablets que eles chamam de Flytouch 2 que tem uma diferença de preço! Um sai a US$182,99 e o outro a US$155,99. Comparei as specs do anúncio e são iguais, até as fotos. Obviamente, fiquei ainda mais tentado a comprar, mas o modelo mais barato.
    Links:
    O modelo de US$155,99: http://bit.ly/dKz9Uc
    O modelo de US$182,99: http://bit.ly/fR56K7

  10. Sandro Lazari,

    O Flytouch 3 é muito superior, pois têm 512MB de RAM, 4GB internos e a bateria de 6400 mAh. Se a diferença de preço não for grande, é uma ótima pedida. Sem contar o Android 2.2, que é melhor que o 2.1 (mas o 2.1 está me atendendo muito bem, isto pode ser problema para um futuro não tão distante).

    Felipe,

    A memória é um chip, não é soqueteada como a de um notebook. Pra trocar, só removendo o o chip e soldando outro de maior capacidade, e compatível.
    Já existe uma versão de tesde do Android 2.2, e no tablet que utiliza o mesmo processador, o ZT-180, já existem roms oficiais com o 2.2. Mas o 2.1 é muito rápido, a última atualização de firmware deixou o tablet extremamente rápido.
    Sobre a diferença dos preços, o mais barato não têm envio grátis. Mas com o envio, deve ficar pouca coisa mais barato que o outro, isso se você escolher o envio mais barato (não é como a Dealextreme neste caso).

    Carlos Eduardo,

    Eu acredito que sim. A diferença de preço não é tão grande, mas 512MB de RAM devem fazer uma diferença gigante em aplicações que eu utilizo, como ler PDF´s. E 4GB, neste tablet, querem dizer 3GB livres para a instalação de programas, algo que deixaria qualquer geek viciado em Android, louco ;D

  11. como fazer calculos de derivadas de primeira e segunda ordem passo a passo na Hp 50 g e tambem parciais com duas variaveis . desde ja obrigado

    att Antonio Carlos

  12. Estou em fase de estudo de um tablet também, com a mesma finalidade: leitura de PDF. Pude usar um Kindle de um amigo, mas além de a tela não ter sido tão boa com relação ao tamanho, as possibilidades de anotação do conteúdo são limitadas.

    Por um lado penso em aproveitar a queda de preços do iPad e aproveitar para conhecer outro sistema operacional. Por outro, produtos da Apple são um pouco chatos e limitados, principalmente com relação a interação com outros dispositivos. Ter um tablet Android seria uma boa, só perderia a chance de conhecer outro SO, mas isso não é lá um grande problema.

    Este post foi ótimo para ter a noção sobre outra possibilidade. Espero que o tablet continue sendo útil.

    Se tiver como passar impressões sobre exibição de vídeo em full hd, usando monitor/tv, seria ótimo. (não que eu vá usar, mas é bom saber o potencial do produto)

  13. Fala Vegetando!

    Vai ser difícil fazer esta parte do vídeo em Full HD, simplesmente porque eu não tenho uma TV ou monitor Full HD (minha TV é só HD). Caso eu encontrar algum monitor com Full HD em que eu possa testar, eu farei o vídeo.

    Para leituras de PDF ele é muito bom, ainda usando o Repligo, dá uma saudade do Xournal, embora o Repligo seja bem mais limitado. Claro que o iPad é muito melhor, mas o preço ainda é alto demais para eu enfiar na bolsa 24h sem nenhum cuidado especial e me sentir tranquilo quanto a isto. Eu quero ir postando as minhas opiniões, para ajudar a quem tenha este tipo de dúvida no futuro.

  14. Mauro, espero todas as informações sobre seu tablet. Tenho vontade de adquirir um tablet chines pelo mesmo motivo. Muito perigoso andar com um Ipad para todos os lados e meu uso intensivo seria ler PDFs da faculdade. Depois conte-nos melhor sobre bateria a leitura de PDFs… Não pedindo muito, seria interessante um video mostrando o funcionamento dele com arquivos em PDF. =)

  15. Mauro, boa tarde.

    Esse tablet aceita modem 3g? E ele edita arquivos .doc, .xls, .ppt ou só visualiza?
    Abraços.

  16. @Wendel Lima,
    Irei tentar fazer o vídeo no final de semana!

    Sobre a bateria, dura entre 2 horas e meia e 3 horas. Para leitura de PDF´s, eu comprei o Repligo Reader, que permite fazer anotações no texto, como se fosse um caderno.

  17. @ALFSantos
    O tablet aceita modems 3G, modelo Huawei E1750.
    Ele não vem com um programa nativo, mas você pode instalar o Docs to Go, por exemplo, e terá essas funcionalidades.

  18. Po cara este teu artigo caiu como uma luva para minhas dúvidas sobre comprar este aparelho. Estou quase decidido em compra para minha faculdade quero usar como caderno com o aplicativo My scrypt stilus, parecido como você faz com o Repligo Reader ( escrever na tela). Ele tem uma resposta boa a escrita na tela? Já tentou instalar algum programa do GPS como o Navegator e COPILOT? Como é a qualidade de gravação de voz do mic dele? A entrada de heardphone não é multi (phone e mic) como celular? Pois, se o audio for ruim pretendo instalar uma mic externo. Sabe se ele aceita TTS como Svox? Se quiser tenho aqui e te mando por email para testar. Outra coisa que quero instalar nele era leitor de pdf com virada de pagina 3d, como livro de verdade, sabe se tem como rodar?

  19. Cara, eu comprei um Flytouch 2 também, e tou levando uma surra pra fazer o modem 3G da TIM conectar, fiz as configurações via hyper terminal, para deixar somente como modem, configurei APN (Apn Manager) mas o danado tenta conectar e cai e fica nessa… teve alguma experiência com isso?

  20. Fala ai Mauro,

    Parabens pelo site, ja tirou muitas duvidas minhas, mas ainda tem espaço pra mais.
    Amigo eu tenho trauma com aparellhos eletronico da china, pq comprei um celular no focalprice, que seria o generico do iphone, as primeiras semana o celular funcionou numa boa. Mais aparti do segundo mes o touchscreen ja estava sem sensibilidade dai ele ja mudo para brutoscreen, pq era so na base da porrada pra ele funcionar, minha duvida eh se esse tablet tambem tem esse problema com o touch?

    vlw amigo parabens mais uma vez

  21. Cara eu tenho um tablet desse, precisei retorna-lo para as configurações de fabrica e ele não ligou mais. Poderia me dizer mais a respeito das mudanças de software que vc implementou no seu e como faze-las que eu possa tentar ressuicitar o meu ?

    Obrigado

  22. oi se eu comprar um flytouch 3 pelo merimobiles vou pagar imposto ? pq eu percebi que o merimobiles tá muito mais barato do que o WitGlobal.

  23. Depois de um tempo usando, o que vocês está achando?? Ele realmente funciona beleza como caderno? Vi na internet o noteslate, que pelas especificações me atende bem, mas só será lançado em julho.

  24. Olá Mauro, tudo bem?
    Estou procurando por blogs de engenharia em geral e cheguei ao seu. Gostei muito do que vi, parabéns! Achei bastante informativo e gostei do seu jeito de escrever também (claro e objetivo).
    Tenho 15 anos e pretendo cursar Engenharia. Meu blog não é direcionado a isso mas fiz um post sobre a engenharia e suas características, o que espero, etc. Se você quiser dar uma olhada o link é este:
    http://blog.gabimagnani.com/?p=324
    Muito obrigada!! =)
    Beijos e mais uma vez, parabéns!

  25. gostaria de saber qual o tempo real de bateria para leitura basicamente.

    e vi que foi dito que existe maneiras de melhorar o tempo da bateria, qual seria essas maneiras?

  26. da pra melhorar o flytouch abrindo ele e colocando um pent de 512 megas de ram?

    se der, vou fazer.

    quero pra faculdade para estudar e nao ter que carregar livros, só que nao tem como pagar por um ipad, fica meio caro.Voce acha que esse tablet é uma boa para mim?

  27. Ultima pergunta, alem das duas que eu ja fiz acima

    2:30 a 3h é o tempo para leitura direto né, mas digamos que eu queira escutar musica com a tela apagada, quanto tempo dura a bateria?

    vlw ae gente, aguardo a resposta das 3 perguntas.

  28. Olá Amigo, gostei do seu review, comprei um da china, me custou R$ 345 incluindo frete, mas não precisei pagar imposto.
    O equipamentos realmente é muito bom, mas uma coisa que tenho que fazer logo que inicializo ele é finalizar alguns programas dai tudo fica ótimo, minha bateria está durando com a wireless em média umas 6 horas.
    Somente não consegui fazer funcionar o GPS dele, baixei algumas versões no Market e nenhuma funcionou, todas necessitam de conexão wireless junto, se tiver alguma dica para me passar estou a disposição.
    Abraços e boa sorte com o seu
    daniel.dias.pf@gmail.com
    Daniel Dias
    Passo Fundo – RS

  29. Uma das motivações que tive para ir atrás de um tablet foi esse post. Passei alguns meses pensando na compra, vendo as possibilidades e comparando os modelos que viriam. Semana passada vendi meu netbook, aproveitei uma baixa do preço do Xoom (Wi-Fi) e tomei coragem de fazer a compra. Fiz questão de voltar para este post e relê-lo para aproveitar as dicas e experiências de uso relatadas.

    Acabei indo para um modelo mais caro, o Xoom, para conhecer o sistema e aproveitar a garantia de 1 ano para evitar dor de cabeça. Além disso, entendo esse primeiro custo como a compra de um primeiro smartphone. O investimento inicial é alto, mas quando chega a hora de trocá-lo um pouco do custo é aproveitado na compra do novo aparelho. Mas isso é pensando no futuro mais distante…

    O que posso dizer é que realmente um tablet é muito útil para a leitura. Aproveitando sua dica do uso do RepliGo, ficou ótimo ler e conseguir fazer as anotações. Um outro problema, que é o de conseguir aproveitar as anotações do pc no tablet e do tablet no pc, consegui usando o Dropbox, já que o RepliGo usa o padrão do pdf para incluir as legendas (ao contrário do que o Xournal fazia). A última pendência que tinha era a de gerenciar as coleções de arquivos como faço no pc, usando o Mendeley. Ele mantém todos as publicações e livros organizadas por pastas e tags, e extrai os metadados dos arquivos ajudando a exportar citações para o bibtex, permitindo busca por vários parâmetros e padronizando os nomes dos artigos. Como ele só tem versão móvel para o iOS, além das versões para Mac e PC, estou usando o Referey como quebra galho, jogando a base de dados do sqlite do Mendeley também no Dropbox.

    Como terminei de organizar a forma de estudar, estou vendo agora as opções de HQs… Só falta um bom repositório 🙂

    Novamente, valeu pelo post.

  30. É uma honra, meu post ter auxiliado você a comprar o seu tablet. E sei que o seu review será extremamente detalhado, como é o padrão de todos os artigos do seu blog.

    O Dropbox é um excelente hub para um tablet e um PC. O forte do tablet não é a criação, e sim o consumo do conteúdo. E, para ler pdf’s, acredito que um tablet é ainda melhor que um ebook reader, pelo fato da sua conectividade maior.

    Um aplicativo que eu sinto falta no Android é o Flipboard. Atualmente, eu estou utilizando o Taptu para ler noticias no tablet. Ele formata os feeds para a tela do tablet muito bem, mesmo eu estar utilizando uma versão para o Android 2.1. O seu blog fica muito bom no Taptu. Também tem o Pulse, mas, somente por questão de preferência pessoal, estou utilizando o Taptu mesmo.

    Você tentou fazer o Xoom conectar via Ad-Hoc ? Eu utilizo o meu tablet assim, mas não sei se os passos são os mesmos para o Xoom.

  31. Não conhecia o Taptu, mas gostei dele. Só achei uma pena ele não fazer sincronismo com o Google Reader, limitando-se a importar os feeds assinados. Mas o que me fez gostar dele foi o fato de ler notícias variadas, com tópicos gerais, de uma forma mais dinâmica.

    Estava usando o News360 para esse propósito. Apesar de ele ser bem trabalhado visualmente e ter boas fontes, ele é bem mais lento para acessar o conteúdo das notícias e não tem as opções de compartilhamento que incluem os aplicativos que uso. Vou ficar com o Taptu mesmo.

    Sobre a forma de conectar, consegui me usando o modo roteador do Android, que no fundo é ad-hoc. Como em casa uso um roteador, por enquanto não tenho precisado partir para outras formas de conexão, mas fiz o teste para ter a certeza de que conseguiria usá-lo junto com o celular.

    A respeito do Xoom, vou tentar mesmo fazer o review dele, mas terei que esperar até passar minha atual fase corrida de atividades. Mas estou tentando aproveitar o aparelho justamente por causa dessas atividades, que exigem muitas leituras.

    Valeu mesmo pelas dicas. Se tiver outras, acho que é um bom tema para postar. Não tenho vejo dicas de estudos para tablets (especialmente para o Android).

  32. tenho um flytouch 3 e não consigo conectar na internet…como devo proceder????via wireless…ele fica dizendo apenas que esta obtendo endereçoi de ip mas nunca consegue conectar…

  33. Primeiramente, gostaria de parabenizar o site, tem me ajudado muito na busca do melhor tablet e seus acessorios
    mas aproveitando o espaco, gostaria de fazer uma pergunta
    Oque vc acham do flytouch3, vale a pena?
    seus sensores e sua sensibilidade(nao e capaciyiva) deixam a desejar?
    ou vcs me aconselham um outro tablet com com tela capacitiva?

    obrigado pela atencao
    Daniel Rotband

  34. Ajuda!!! Nao instala Google Maps nem YouTube

    Comprei um SuperPad flytouch3, porem quando vou ao market para instalar google maps ou youtube, diz que..

    (Este aplicativo não é compatível com seu Telefone.)

    Se alguem poder me ajudar fico grato, pois sem estes apps fica muito ruim.

    obrigado

  35. galera comprei um flytouch 3 q ja esta para chegar, estou muito ancioso com receio de sua qualidade, já esperando por ser algo mediano, por vir da china, mas… paguei R384,00 em um site brasileiro q importa da china, assim q chager farei um review breve.
    abraços

  36. Conforme combinado, meu tablet flytouch 3 chegou hoje, liguei ele, demora um pouco para carregar os aplicativos da tela principal(só na primeira vez q liga), ouvi música, vi um filme, alias muito boa visualização, testei a camera,(boa), o touch screen é bom, óbvio q não é um ipad, menu principal rápido e boa resposta(agora q n tem instalado), espetei pen drive no usb, sem problemas, assisti o filme pelo pen drive. não tenho nenhum cartão SD para testar, mas em breve testarei. Internet pelo cabo, perfeita, pelo wi-fi… estou tendo problemas para conectar, n consigo de jeito nenhum, mas como meu roteador de casa está meio xambrecado, vou testar amanhã em outro lugar. Agora, to tendo um problema q talvez vcs possam me ajudar, qnd entro no MARKET, aplicativos principais como youtube, autocad, jornais e revistas, documents to go e etc, qnd pesquiso não acha nada, estou achando q como veio da china, os aplicativos para baixar são apenas os mundiais e chineses(aparece uma porção com aquela letras esquisitissimas). Não consigo achar nenhum app para visualizar arquivos office… primeira impressão, muito boa… em breve falarei mais… abraços…

  37. SHOW!!! muito obrigado Carlos Eduardo, conseguir instalar o autocad no xing ling… dá um pouco de trabalho, mas com dropbox fica até rápido… valeu mesmo… só mais uma dúvida, n consigo ver video no youtube, preciso instalar o flash??

    abraços

  38. Olá Mauro,
    Parabéns pelo esclarecedor post. Lamento, apenas, não ter visto suas observações antes de comprar meu tablet.
    Como sou marinheiro de primeiríssima viagem, estou bem perdido e, pior, com o aparelho parado.
    Mesmo com suas pertinentes observações, não consegui atualizar o firmware com sucesso.
    Em razão disso, gostaria de saber se vc não pode me dar uma ajuda.
    Mediante pagamento, é claro, será q vc teria disponibilidade para dar uma olhada (fisicamente) no tablet?
    Caso positivo, eu poderia encaminhá-lo por correio e transferir-lhe o pagamento desde logo.
    Meu email é: nogueirapaz@gmail.com
    Desde já agradeço.

  39. ALGUÉM ME AJUDE,

    Estou prestes a comprar um tablet. Porém estou com algumas dúvidas que se esclarecidas vão me ajudar bastaste. Estou entre dois modelos. o Eyo pad Axis de R$ 499,00 no compredachina.com e o Flytouch 3, ambos com configurações bem similares. O que está me preocupando é que o processador do Flytouch3 é o ARM 11, e já li um artigo dizendo que ele é mais antigo do que o Cortex A8 e que só pode gerar uma velocidade de 400 a 600 MHz, o que me deixou cabreiro pois na configuração do Flytouch diz que o processador é de 1GHz. Outro aspecto, dessa vez do Eyo pad, é sua resolução de 800×600 e sua incapacidade de expandir a memória. Então, gostaria que me ajudasse e me esclarecesse qual dos dois devo comprar e quais os principais aspectos (configuração) que devo observar na hora da compra.
    Desde já, muito obrigado !

  40. PESSOAL CUIDADO !

    EU QUASE CAI NUMA ROUBADA. JÁ ESTAVA QUASE COMPRANDO UM TABLET DE UM SITE, COM UM PREÇO SUPER BARATO, QUANDO DECIDI PESQUISAR NO GOOGLE SOBRE A EMPRESA. ENCONTREI NO LINK http://www.comprasnoparaguai.com/site-falso.html ALGUMAS DICAS SOBRE COMO IDENTIFICAR UM SITE FALSO. LÁ ELES EXPLICAM QUE PODEMOS COLOCAR O SEGUINTE: http://www.whois.sc/(nome do site), E QUANDO O FIZ, APARECEU O NOME DE UMA PESSOA REGISTRADO COMO MICRO EMPRESA COM NOME FANTASIA DIFERENTE DO SITE. COLOQUEI O CNPJ NA RECEITA E OLHE: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp, O NOME FANTASIA NÃO TEM NADA A VER. SE ALGUÉM SOUBER CONFERIR SE É FALSO MESMO E QUISER DENUNCIAR, O SITE É:

    http://WWW.CHINABRING.COM.BR.

    FIQUEM ESPERTOS !!!!!!!!!

  41. Olá Mauro,

    Sou aluna de mestrado em Psicologia e tenho que ler muitos artigos, por isso estou fortemente inclinada a comprar o Flytouch 3 para usar o repligo e marcar os pdfs, conforme você postou. O Ipad está muito fora da minha realidade.

    Gostaria de saber se ainda está satisfeito com o tablet e se ele realmente vale à pena como leitor (e marcador) de pdfs, sem lentidões exageradas e sem travar, pois é para isso que vou comprá-lo, não vou jogar.

    Para mim será um investimento, por isso desejo saber se, depois de todo este tempo, você continua gostando do desempenho dele para ler e marcar pdfs.

    Ah, sem querer abusar, se responder às perguntas anteriores já está ótimo, mas, se ainda por cima pudesse pensar em por um vídeo dele no youtube usando o repligo para eu ver como é seria ma-ra-vi-lho-so.

    Antecipadamente grata, Nivea.

  42. Olá pessoal, eu comprei um Flytouch 3 SuperPad III e fiz uns vídeos no YouTube sobre este tablet PC o meu é o de 10 polegadas.
    Acho que seria muito interessante ver todos os vídeos que fiz, porque mostro algumas das principais funções do Flytouch 3 e minhas impressões sobre o mesmo.
    Os vídeos estão separados por Categorias You Tube,PDF,Word,Mangas,Configurações,Video Teste,Google Mail e Maps etc…
    São varias partes e estou upando na medida que termino os vídeos.
    Então se vc quer comprar um desde, sugiro que veja os vídeos ok.
    Abraços a todos.

    LINK

  43. Nivea, hoje existem opções muito, muito melhores que o Flytouch II. O Dropad A8, é um tablet de tela de 7 polegadas, com processador igual ao do iPad, tela capacitiva (dá para usar stylus capacitivas) e praticamente o mesmo preço que paguei. Não considero mais o Flytouch II como uma ótima opção, como ele era quando eu comprei!

    Abraço

  44. Olá Mauro, puxa, muito grata pela resposta, mas eu acabei comprando o Flytouch3 mesmo, devido ao tamanho da tela. Pensei em comprar o dropad, mas vi Galaxytab, que tem as mesmas configurações e tamanho de tela e não gostei, achei muito pequeno para o que eu desejava (ler e marcar pdfs).

    Estou usando o Flytouch3 com 2 programas para marcar PDFs: repligo reader (ótimo) e o Ezpdf reader (ótimo também, com o diferencial de poder marcar pdfs protegidos, o que o repligo não faz) – e estou adorando!

    A caneta que vem com ele arranha muito, então estou usando a canetinha do meu celular que é muito melhor. É muito bom poder marcar os pdfs com a caneta, como se estivesse usando papel. Ainda não é tão bom quanto usar o Foxit reader portable 5.0 na tela do micro, mas já quebra um galhão.

    Muito grata pela indicação, está sendo ótimo.

    Abraços fraternos, Nivea.

  45. Olá, Mauro

    Depois de 60 dias de espera, finalmente chegou o meu Flytouch 3. Comprei-o com 8 gb e com capa protetora com teclado. Achei fantástico para o preço que paguei. Tela muito sensível (eu fico imaginando como será a sensibilidade da tela capacitiva), cores e resolução muito boas. Já naveguei via wifi. Veio junto a antena do GPS. Vou descobrindo as coisas devagar.O manual que veio é muito simples (e á ainda do Flytouch 2). Nesse fim de semana vi que já lançaram o Flytouch 4. Ufa! Não dá para ficar atualizado nessa correria.
    Veio também uma Bíblia em inglês e já com simulação da passagem de folhas.

    Estou deixando para depois trocar a película protetora (veio uma película junto). É uma operação que precisa um pouco mais de prática.

    Alguém já configurou o teclado (virtual e físico) para português (ç, acentuação, essas coisas)?

    Um abraço para vocês.

    Nilson

  46. Olá, Nívea

    Eu preciso ter o Repligo reader e o Ezpdf reader, ambos, instalado em meu tablet? Ou o Ezpdf basta? O objetivo é o mesmo de vocês: ler documentos, artigos, papers em pdf e poder fazer anotações neles para estudo (pós). É preciso fazer algum processamento prévio nos arquivos pdf?
    Onde você adquiriu os seus aplicativos? Qual o custo? Alguma sugestão a mais para o Flytouch 3?

    Obrigado,

    Nilson

  47. Tanto o REPLIGO quanto o ezpdfreader são ótimos, porém prefiro o REPLIGO.

    Vantagens do REPLIGO:

    – Pode-se marcar o texto no modo “leitura” (ícone do olho). Assim o texto não se mexe ou a página não vira acidentalmente quando estamos sublinhando ou marcando o texto. O ezpdf não permite anotações no modo leitura.

    – A tela do REPLIGO fica orientada junto com o tablet, ou seja, se eu desligar a rotação automática do tablet e definir uma orientação de tela específica (através do ícone retângulos ao lado do ícone home – casinha), a tela do REPLIGO acompanha a orientação do tablet. Gosto dessa função pois prefiro marcar pdfs no pendrive, para facilitar o intercâmbio entre o tablet e o pc, e assim posso definir que o a tela fique de cabeça para baixo, com o botão redondo, as entradas de pendrive e do cabo de força para cima, o que facilita muito a leitura deitada na cama antes de dormir, posso apoiar o tablet na cama ou barriga sem a irritação do pendrive ou cabo de força espetando. O ezpdf reader não faz isso, gira a tela automaticamente mesmo com a rotação automática desligada no tablet e se desligamos esta função direto neste aplicativo, ele define que a tela fique orientada normalmente, ou seja, com entrada de pendrive e cabo de força para baixo.

    – É muito mais fácil acessar o ícone “lápis” e usar marcadores como seta, mão livre, retângulo etc. no REPLIGO, basta dar um toque no centro da tela que as barras com estes ícones aparecem e outro toque para desaparecerem.

    (continua…)

  48. (continuando…)

    Necessidade do EZPDF reader:

    – Considero o ezpdf reader é imprescindível para nós, pós-graduandos, pois há muitos artigos em pdf que não permitem modificações e o repligo entende os sublinhados, anotações e destaques como se fossem modificações e não as permite, já o ezpdf reader faz uma cópia do pdf com as anotações, independente de ser pdf protegido ou não.

    – Outra vantagem do ezpdf reader, que não vi no REPLIGO (ainda) é a possibilidade de zoom através de barrinha no final da tela ou apertando os botões de volume (+ ou -). No REPLIGO temos que dar dois toques na tela para ampliar ou diminuir o zoom.

    Eu tenho os 2 instalados e estou adorando!

  49. Também não consegui definir uso de cedilha ou acentos no teclado, se alguém conseguir ficaria muito grata pela luz sobre isso.

    Meu market não achou estes aplicativos, tive que baixá-los no pc e instalá-los no microsd do tablet. Vou comprar um telefone android, quem sabe com um número de telefone associado eu consiga comprar estes aplicativos nele (prefiro).

    Mauro, muito grata por tudo, estou adorando o aparelho!!!

    Abraços, Nivea.

  50. Vocês instalaram o aplicativo MoreLocale2 ?
    O meu tablet possui teclado em português, com cedilha. Eu instalei este aplicativo, defini manualmente o idioma pt-br, e após isto, o teclado apareceu, só não baixou o dicionário, onde eu tive que ficar fazendo o mesmo na unha. Inclusive, após setar o MoreLocale para pt-br, os aplicativos brasileiros aparecem no market.

    Desculpem não dar mais atenção ao blog, a vida está muito corrida, mas vamos trocando idéia na medida do possível.
    Nívea, gostei destas suas opiniões, nunca usei o Ezpdf reader pois o Repligo me atende legal; mas fiquei com vontade de testar!

  51. Ah, dica para proteger a tela:

    Comprar a película protetora para motorola Xoom, encaixa direitinho e a tela não arranha.

    Agora posso usar a própria canetinha do tablet sem medo de arranhões.

    Abraços, Nivea.

  52. boa noite, tenho um desse, é muito bom so que o sistema android da pau de ves em quando, no meu aparece, android.prosses.acore parou inesperadamente, o que eu faço , aguardo retorno

  53. olá, tenho um desse gostei muito do review e segui quase todos os passos que você sugeriu (ficou muito mais rápido, uso o launcher pro) o meu botão menu está ok já a camera precisa do que você fez.
    Quando comprei o vendedor ML me garantiu que era ZT-180 quando liguei o aprelho em casa a primeira tela estava escrito “infotmic”, pena.
    Gostaria que você respondesse algumas perguntas de ordem prática pois tenho algumas dúvidas com relação ao android e o tablet?
    Se eu atualizar para o 2.2 a velocidade aumenta?
    Como posso arrumar a camera?
    Eu gravo os programas no sd card e depois coloco no tablet, após instalar posso apagar o arquivo instalados (o .apk) ?
    Existe um tutorial para overclock em portugues?
    Que frequência segura de processador posso colocar no overclock?
    Qual o aplicativo que aumenta a ram utilizando espaço do sd card?

  54. boa noite
    estou tento muitas dificuldade com o meu tablet ( igualzinho ao seu ) pois estou tentando instalar um modem nele zte710, mas o mesmo na aceita, gostaria de saber se conhece algum site para baixar o drives ou existe um modem ( modelo ? ) que funciona perfeitamente neste??
    caso tenha alguma resposta, favor mandar email para raymmer@bol.com.br, grato

  55. Tenho um Flytouch III e também acho que aquele efeito 3D deixa lento e vc disse que resolveu fzendo um root do sistema e usando outro launcher.
    Como vc fez isso?

  56. Também tenho um flytouch 3, na verdade, chegou semana passada, na casa dos meus pais, eu moro fora e ainda não tive acesso, só vou poder mexer daqui umas duas semanas…

    O caso é o seguinte, meu irmão ligou e só funciona quando na tomada. Pensei que poderia ser problema na bateria, mas daí achei isso : http://tudodroid.wordpress.com/2011/03/22/desmontando-seu-flytouch/

    e me pergunto se não é exatamente esse o problema!

    Preciso me decidir (rápido) se fico com o tablet pra TENTAR trocar o que estiver quebrado/danifdicado, OU, devolvo pro site e peço outro (ou seja, espero mais uns dois meses…).

    Mas tenho medo de não conseguir a peça danificada…

    Tenho que enviar de volta até quarta-feira! Comprei no site:witglobal

  57. oi eu comprei um tablet desse tb so que eu nao consigo mudar o idioma, q veio em chines. eu ate achei o lugar onde muda mas sempre falha a mudança. alguem ai pode me ajudar? =)

  58. Olá, tenho um superpad II e estou com muita dificuldade de conectar a internet nele (tablet sem internet não serve para muita coisa né?) No wifi em casa que é net ele não abre a página de maneira alguma, mas quando a internet é de outra operadora ele consegue conectar, alguém tem alguma dica? Outra coisa é quanto ao modem 3G… não acho por nada para vender esse Haweii e1750, existe outro mais fácil de encontrar no mercado e que também sirva no tablet? Aguardo a ajuda de vcs! Muito obrigada, Débora.

  59. Mauro deixa te perguntar… uma questão que nao consigo entender eh a dificuldade em acessar a internet… ela realmente exist??? porque meu foco principal eh utilizar o tablet para leitura d livros e apostilas.. porem as vezes posso precisar acessar a internet via wifi…

    Encontrei um tablet Flytouch 3/Superpad II…. ele parece bom… correto??

    e quanto a escrever nele… uma caneta como akelas stilus pen, serve tranquilamente para usar para destacar partes dos arquivos PDFs??

    E mais, existe algum software que me permita escrever livremente neste tablet, fazeno com que ele subistitua minhas folhas de caderno??

    Vlw… seu post ta m ajudando mt mt…

    parabens!!

  60. Eu comprei um Flytouch 3 há uns 15 dias e estou bem satisfesito, melhor só o ipad, na minha opinião.
    O único problema que vi é que a tela não é aquela que não risca, mas isso é resolvido com uma película.
    Particularmente resolvi tomar cuidado para evitar riscos, pois a película, por ter tela resistiva, diminue a sensibvilidade ao toque.
    Apesar da tela resistiva, a sensibilidade ao toque é muito boa, ainda mais dependendo do launcher usado.
    Digo isso porque tenho um tablet de 7 polegadas e instalei o GO Launcher que aumentou a sennsibilidade ao toque.
    Fiz o mesmo no Flytouch e para minha surpresa piorou e ficou lento.
    Então instalei o Launcher Pro e, surpresa, a sensibilidade aumentou.
    Eu fiz isso, embora seja dispensável, pois o Launcher original é muito bom.
    O GO Launcher traz um bloco que permite que você escreva na tela e tambérm deve ter muitos apps para isso, caso use outro launcher.
    Enquanto a sua dificuldade em conectar é estranho, já que o wifi é excelente; o meu detecta sinal que o notbook não detecta e conecta bem rápido.
    Enquanto a destacar trechos de arquivos pdf eu nunca testei mas isso é função que o programa oferece.
    Ahhh, outro ponto negativo é que me parece que o Market não é o verdadeiro; traz apps pagos, mas não traz todas as opções que o neu tablet de 7 pol., que tem o Market verdadeiro.

  61. Olá estou com tablet desse mas ele não está mais ligando, depois que apertei o botão reset ele faz um barulho quando aperto o power… a luz fica verde, mas não liga… já aconteceu com alguém?

Deixe um comentário

