Apostila de Controladores de tensão CA utilizando SCR – Gradadores

Em minha graduação, temos 3 semestres da matéria Eletrônica de Potência. Sendo uma das matérias com maior tempo de curso e, utilizando componentes da mesma em meu trabalho, desenvolvi um grande interesse pela matéria, especialmente por controladores de tensão CA utilizando SCR, como este ao lado.

Podemos implementar este tipo de controle utilizando várias estratégias de controle, como o controle do ângulo de disparo, tipo liga-desliga (com comutação na inversão do ciclo), controle PWM. Sendo que, cada estratégia de controle possui seus pontos fortes e fracos, temos que estudar corretamente qual estratégia utilizar.

Em minha procura por material a respeito (é um pouco escasso, os livros são altamente técnicos e demandam a atenção do leitor) encontrei esta ótima apostila da empres Chromalox. O endereço é: http://www.chromalox.com/content/training-manuals/TM-PK501-SCR-power.pdf

Convido a todos que encontrarem este tipo de material na internet a compartilharem comigo. Fiquei realmente apaixonado pela eletrônica de potência!

4 comentários sobre “Apostila de Controladores de tensão CA utilizando SCR – Gradadores

  1. No meu trabalho é comum o uso de eletrônica de potência, instalamos desde softstarters até inversores de frequencia, bem como agora apareceu um servo motor para que eu possa configurar o seu funcionamento em uma máquina que deve ser lançada no mês que vem.
    Vou dar uma olhada em meus arquivos e posto algumas matérias para você assim que me organizar com os mesmos. Mas desde já agradeço a iniciativa pois essa apostila em especial eu não tinha

  2. Em meu trabalho também usamos muito a eletrônica de Potência. Mas só recentemente me interessei a estudar de verdade esta área, que é muito promissora e está ainda em desenvolvimento.

    Eu achei esta apostila bem interessante e didática, por isso a postei. O material desta área, ou é muito supérfluo ou muito denso, esta apostila, em minha opinião, têm o equilíbrio correto. E poste sim os materiais que você tem, eu ficarei muito agradecido!

Deixe um comentário

