Mudanças

Mudanças e Escolhas

“Porque estamos na Terra, se não para crescer? “
Robert Browning

Não, não estou mudando de cidade, nem mudando o blog para um servidor próprio (mas, quem sabe um dia?). Nem de emprego. A mudança aqui é outra, é mudança de foco. Do foco do blog.

Quando comecei a blogar, tive um impulso por gadgets. Comprei vários. Entre eles, o iPod Touch, o qual uso até hoje e que ajudou o boom do blog em relação ao pagerank (por causa do jailbreak). Também comprei o E71 no lançamento, e o N800 antes do boom do tablet no Brasil.

Aí veio o desespero: os gadgets foram ficando velhos e, eu, sem o que escrever aqui. Meu vício incontrolado, meu impulso consumista, a vontade de ter mais assunto para escrever, whatever, ajudaram a eu cometer uma série de erros. Comprei um telefone com Windows Mobile, comprei um Palm E2, e deixei de utilizar os meus aparelhos, porque deixaram de ser novidade. Erro!

Veio 2010. Muitas mudanças, físicas, pessoais, veio o quarto ano da faculdade, em minha opinião o mais difícil até aqui. E, para mostrar algumas mudanças, aqui vai uma foto comparativa: eu quando comecei o blog, e eu, hoje!

Eu em 2010. Eu em 2008. Eu sei que engordei, isso é detalhe ;P

Junto com a gordura e a queda de cabelos, veio a epifânia: as pessoas não lêem meus blogs para receber opiniões dos gadgets novos. Lêem o blog por causa da maneira que eu utilizo os gadgets, e, maior detalhe, lêem os posts direcionados à engenharia.

Os dois posts mais lidos do blog, sempre, são os relativos à calculadora HP. O terceiro é o post dedicado ao simulador gratuito Solve Elec (imagino que as pessoas procurem o EWB pelo Google e caem no blog). Enfim, a maioria dos links do Google que apontam para cá são de engenharia, e o uso de gadgets para a engenharia. Curiosamente, o título e subtítulo do blog.

Bem, eu não ando tendo muito tempo para escrever. O post sobre instrumentação ficou 27 dias como rascunho, e eu não consegui fazer nem 30% do que eu gostaria! Mas, na medida do possível, irei escrever no blog. Mas com o foco mudado.

Até porque meu bolso não aguenta mais tanto gadget 😉 Estou praticando o cult of less, mesmo que seja sem querer e por conta de causas maiores (tempo e dinheiro). Porém, toda mudança é uma ótima oportunidade de melhoria! Espero diminuir a quantidade de posts, porém me preocupando com a qualidade. Espero agradar a todos os leitores daqui para frente.

Então, prontos? A engenharia e os gadgets agradecem!

6 comentários sobre “Mudanças

  1. Eu conheci o Blog e a Camila (Que a algum tempo não tenho tempo de escrever o que ando aprontando na faculdade de matemática e nem disse a ela que irei para o mestrado em física nuclear na UFRGS no ano que vem…) acima através do seu blog e suas peripécias tecnológicas e os famosos posts sobre as HP (Hoje eu tenho uma Texas Instruments mas isso é detalhe… na época usava a HP 50G).
    Confesso que antes dessa mania de tablets, você Mauro, juntamente com o famoso blog do Rodrigo Toledo fizeram que eu fizesse a feliz compra do Nokia N810.
    Mauro acho que dá pra fazer umas coisas bem interessantes com pouco dinheiro, estou trabalhando em uns novos projetos e a grana ficou curtíssima, de gadgets estou somente com o Nokia N85 agora…
    A boa notícia é que continuaremos engenheirando e “calculando” com essas ferramentas. Seja muito feliz Mauro, o curso de engenharia é porrada mesmo, boa sorte na sua vida profissional e bons dias virão e não esqueça, uma vez nerd, sempre nerd ehehe.

  2. mau… primeiramente, parabens pela nova cara do blog, segundo, seguindo sua linha de textos e etc… está despertando uma enorme vontade de criar um blog tb, porem ainda não encontrei meu nixo, bem do mais mudanças são sempre benvindas e temos sim que encarar em cada etapa uma nova oportunidade, e sabe que não somo muito mais no que precisar estou aqui e sim estou pronto, e a engenharia agradece caras como você.

    Mestre. 😉

    abraço seu discipulo… ;P

  3. Olá, Mauro. Provavelmente você não deve me conhecer, mas eu entrei num blog muito interessante chamado “Engenhariando” que, se eu não me engano, é da sua professora Camila Soares. Pois é, eu sou estudante de Eletrônica e bolsista do CNPq e tenho, ao mesmo tempo que grande vontade de aprender, grande desânimo com a política de não-difusão de conhecimento que grande parte da sociedade tem adotado.

    Em fim, eu fiquei com uma dúvida sobre a carga e a descarga de capacitores, pois, eu deduzi uma fórmula diferente da que está nos livros:
    Vc =(t.Vf)/(RC+t).

    Provavelmente eu devo estar cometendo algum erro. Por isto, eu gostaria que você me ajudasse. Caso você não puder, seria interessante se você pudesse conseguir o e-mail de sua professora, para que, talvez, ela possa ajudar-me.

    Entre em contato comigo por e-mail.

    Abraços.

  4. Mauro, preciso de sua ajuda!

    Lhe mandei um recado no orkut ontem, mas como vc não respondeu e eu estou um bocado desesperado, resolvi escrever aqui também… O negócio é o seguinte: não consigo usar o teclado usb no n800.

    Uso o USB OTG e mesmo instalado e etc, o teclado não funciona!!!

    Consegue me dar alguma luz?

Deixe um comentário

