Estudo Móvel III – N800 + Cadernos escaneados + Cornell Note Taking!

As férias acabaram, e meu cérebro voltou a trabalhar. Quer dizer, ainda estou tirando as teias de aranha, mas, pelo menos não sinto mais dor de cabeça ao usar o computador (os óculos novos ajudam, não nego 😉 ).

Vocês lembram que eu estava escaneando os meus cadernos do semestre passado? Então, eu terminei. É muito chato, mas eu pretendo escanear todos meus cadernos de todos os anos. Mas, tendo os cadernos do último semestre sempre comigo já ajuda.

Todo este materia foi parar no N800. Agora, eu posso verificar toda a matéria do semestre anterior durante as aulas, revendo informações, métodos, etc. Isto é muito útil em matérias sequenciais, onde todo o conteudo do semestre anterior será reaproveitado. Ontem, durante minha aula de Controle e Servomecanismo II, enquanto a professora revisava o conteúdo, eu já consultava as minhas anotações e apostilas. Excelente. Pretendo passar toda a matéria para PDF, pois a possibilidade de consulta no Evince e/ou Xournal é excelente. Mas, para quem não têm um N8x0, pode usar toda uma gama de dispositivos: iPods/iPhones são excelentes, Nokia 5800, etc. Qualquer smartphone com uma tela relativamente grande será extremamente util. Só acho o E71 pequeno demais para desempenhar esta função, ainda mais agora, que estou utilizando óculos.

E este Cornell Note Taking ? Bem, isto eu descobri ao acaso, lendo pela internet. É um método, inventado pelo professor Walter Pauk, na década de 50. Pauk era professor da Cornell University, por isto o método. Ele consiste na divisão de uma folha em 3 partes: uma parte maior, à direita, serve para a anotação das idéias gerais do conteúdo. À esquerda, fazemos a anotação das “key words”, que são palavras que irão nos relembrar a idéia do conteúdo. E abaixo da folha, fazemos um pequeno resumo do conteúdo. Ao estudar, tapamos a parte direita, e, com as keywords e o resumo, tentamos relembrar toda a matéria. Vou colocar uma foto de uma página, como exemplo (não, não é minha, é algo encontrado na internet. A minha letra está medonha neste início de semestre ! ):

A parte boa é que, você pode utilizar o lado esquerdo como bem entender. Eu utilizo para duas coisas: perguntas que ficam em minha cabeça, e para a utilização de tags. Sério, como utilizo tags no blog, tags no Evernote, utilizar tags no estudo se torna natural!

A parte inferior, eu opto por fazer o resumo após a aula, até porque, quem já cursou Engenharia sabe que não existe muito tempo para ficar pensando durante a sala de aula. Porém, deve-se fazer este resumo quando a matéria ainda está presente na memória: se esperar mais de dois dias, o resumo será ineficiente e não nos ajudará a estudar.

Bons estudos a todos!

Um comentário sobre “Estudo Móvel III – N800 + Cadernos escaneados + Cornell Note Taking!

  1. Sou aluna de Direito, comecei a usar o método Cornell Note Taking System a pouco mais de uma semana e confesso que ainda não estou habituada. Ainda usa esse método? Acha eficiente?

Deixe um comentário

