Preparando para a volta as aulas

Preparando para não ficar assim 😉

Não, eu sei aproveitar as férias. Mas me preparo anteriormente para poder aproveitar melhor meu tempo de estudo ;)O meu perfil de estudante é igual ao de muitos outros que participam aqui: trabalho de dia, estudo a noite, e quase não temos tempo para revisar as matérias em casa. Conheço pessoas que mal estudam em casa e acabam passando, mas este não é meu caso, infelizmente. Aliás, até conseguiria, mas prefiro estudar, e realmente absorver a matéria.No semestre passado, eu estava enfrentando alguns problemas em minha vida pessoal, por causa disto, meus estudos foram uma grande bagunça. Somente no total esforço, mais metade do meu cabelo, que garantiram boas notas. Neste semestre, estou preparando tudo anteriormente para não entrar em desespero. Então, resolvi colocar aqui algumas coisas que estou fazendo. Aqui vão as dicas:

  • Eu já postei aqui que estou escaneando todos os meus materiais da faculdade. Pois bem, este material, além de ficar disponível na minha pasta do Google Docs, estará no meu N800 (que servirá como um e-book reader, até que um ebook reader apareça em minha casa) e também em um HD externo, para ser transportado para qualquer lugar. Isto vai facilitar o meu acesso aos materiais dos anos anteriores, principalmente em matérias que são continuação do ano anterior.
  • Definindo o kit estudo com 3 semanas de antecedência e verificando o estado do mesmo. Eu sei que parece besteira, mas, quem já não se deparou com a seguinte cena: começo de semestre, primeira vez que vou usar a HP. Tento ligar a mesma, mas ela não liga. Pronto, um dia de estudos perdido! Então, isto evita este tipo de problema. Já estou carregando as pilhas, preparando estruturas de pasta no Google Notes, verificando o estado do N800, e procurando material de apoio para colocar no celular. Desta maneira, não serei surpreendido com o início das aulas.
  • Estou a procura de um microfone para o E71, pois perdi meu fone original. A razão para isto, é que resolvi investir em notas de voz. O nosso cérebro possui um tipo de “memória fotográfica”, onde se lembra instantaneamente de momentos, e isto pode ser ativado através de figuras ou notas de voz. O pensamento é gravar uma notinha ao final de toda aula, citando a matéria dada pelo professor e algum outro fato que ajude a reativar o momento. Eu não sei explicar, só sei que isto FUNCIONA e foi o responsável por várias notas boas no semestre passado!
  • Evernote - Para quem não tem memória de elefante !

    Evernote – Para quem não tem uma memória de elefanteMe familiarizando com o uso do Evernote. Este item é corriqueiro aqui, e ainda não me adaptei mas é necessário. Quer gerenciar de verdade suas notas, aprenda a utilizar o Evernote. Como eu já vendi o i-mate, não tenho nenhum aparelho com Windows Mobile, então tenho que me virar com notas enviadas via mail. Pelo menos o cliente da Nokia de mail funciona muito bem, enviando anexos e tudo o mais. Gerenciamento correto das notas é vital para o sucesso do estudo: nos semestres mais avançados, muda o perfil do estudo. A necessidade de se copiar folhas e folhas deixa de existir, porém, o entendimento da matéria aplicada é essencial. Com um bom gerenciamento de notas, os “pulos do gato” sempre ficam disponíveis e de fácil acesso.

E estou aberto a mais dicas 😉 Boa semana a todos!

2 comentários sobre “Preparando para a volta as aulas

  1. Olá Mauro, comprei um N800 a pouco tempo e já atualizei para o OS2008, mas estou com um problema e não consigo encontrar uma solução para os sites tais como youtube e sites de jogos on line. Eles abrem tudo certinho, mas a imagem vai trancando, tipo, não acompanha o mesmo ritmo. Para acessar a internet no n800 eu uso o navegador que vem com o OS2008 e o Midori, existiria algum outro programa que pudesse melhorar o desempenho nesses tipos de site?

    Desde já agradeço e lhe parabenizo pelo blog.

Deixe um comentário

