Smartphone roubado – Uma grande roubada!

Imagine a cena. Você está falando em seu smartphone, ou consultando seu mail, quando vêm um ladrão e o rouba! A primeira providência a se tomar, é ligar para a operadora do mesmo e pedir para bloquear o aparelho. A operadora irá cadastrar o IMEI do aparelho em uma blacklist e ele não funcionará com mais nenhum chip. Só que, aparelhos hoje têm um diferencial, o Wifi. E aí, o que fazer com todas suas senhas, mails, etc. ?

A resposta é uma só: já era. Se você salva as senhas no seu aparelho, para ter o acesso instantâneo a twitter, mail, torça para o ladrão não ler nenhum blog de tecnologia. Corra para o computador mais próximo, e saia mudando senhas! Desta maneira, o dano pode ser menor.

Muitos podem dizer: Mauro, o ladrão vai usar meu chip para fazer ligações e tentar vender o aparelho, mas não fará isso! Certeza? Eu não tenho! Um smartphone é uma arma nas mãos de engenheiros sociais: tendo um smartphone já te coloca em um grupo diferente de pessoas. Logo, o indivíduo terá acesso a todos seus contatos, a contas em sites de relacionamento, twitter … Pode até tentar se passar por você para conseguir acesso privilegiado com pessoas. Dica: se eu aparecer no twitter falando bem do Corinthians, não sou eu, roubaram meu celular 😉

E, como evitar isto ? Eu poderia dar mil dicas de segurança, mas, a melhor resposta é: não têm! Obrigar aos programas perguntarem a sua senha na hora do login? E ter que digitar nome e senha para twittar rapidamente? E para checagem de mail … Como configurar o push se ele pedir senha? Não dá! Só redobrando os cuidados com o aparelho … Mas, a gente não sabe a hora em que receberemos a ligação mais importante de nossas vidas. O jeito é contar com a sorte 😉

Boa semana e que ninguém tenha seu smartphone roubado!

Anúncios

2 comentários sobre “Smartphone roubado – Uma grande roubada!

  1. Não tem como se proteger contra um especialista que resolva acessar as informações do seu aparelho. Mas dá pra se prevenir contra os “descuidistas” e ladrões de galinha. A dica foi dada a um bom tempo pelo NokiaBr, não sei se pode ser usada em aparelhos de outras marcas (deve ter algum aplicativo). Basta configurar pro telefone exigir uma senha sempre que for reiniciado, receber um novo chip (assim como configurar o chip para pedir o PIN), e o melhor: configurar uma mensagem sms que trava o aparelho até que a senha seja inserida. Pode se ainda usar este tipo de bloqueio ao invés do bloqueio padrão do teclado. Tudo isto de forma nativa. A grande Bia Kunze (Garota sem Fio), também já deu boas dicas de segurança com os dispositivos. Pelo que lembro ela até teve um aparelho furtado que foi recuperado (espanto total) pela polícia! Com certeza não foi no Rio de Janeiro!

    Parabéns pelo Blog!

  2. Para os Nokia, existe um aplicativo que monitora a troca de sim-card e envia sms de alerta usando o numero novo. Isto funciona apenas se o ladrão não formatou a memoria, óbvio, mas aí também suas senhas foram apagadas.
    Este aplicativo também pode enviar as coordenadas gps do aparelho para um web-site, o que pode ser util para tentar recuperar o aparelho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s