Projeto de eletrônica Digital – Contador com SetPoint – Parte 3 !

Ano novo, projeto velho 😉

E, foi por aqui que eu descubro um fato: existem duas tecnologias de CI´s : as TTL e as CMOS.

Em meu projeto, eu utilizava tantos CI´s da família MOS (os 4xxx) quanto TTL (os 74XXXXX). Isso não daria certo! Embora TTL e MOS até possam trabalhar conjuntamente, isto não seria possível em meu projeto. As duas tecnologias utilizam níveis de tensão diferentes. Logo, ou eu escolhia uma ou outra.

Bem, eu poderia escolher em trabalhar com CI´s da série CMOS 74HCT, que são compatíveis eletricamente e pino-a-pino com a tecnologia TTL. Mas eu não conhecia tudo isto, estava pensando em utilizar CI´s da série 40, a mais antiga! Ah, como este projeto me fêz abrir a mente …

E quais são as diferenças ? Bem, temos diversas maneiras de fazer lógicas digitais. Podemos fazer com diodos, resistores, transistores e mosfets. Os CI´s TTL são lógicas a transistor; os CI´s CMOS são lógicas a MOSFET. A tecnologia dos mosfet´s é mais avançada, e permite uma separação elétrica entre a entrada e a saída, justamente a característica dos mosfet´s. Eles têm velocidade de comutação mais rápida e permitem um maior número de lógicas ligadas em série, mas a tensão de alimentação máxima é mais restrita, e devemos ter muito cuidado com tensões reversas. Bem, eu não sabia nada disso, escolhi os CMOS somente por pensar em usar o 4518. Tadinho, não sabia o que tinha por vir …

Para finalizar, o primeiro esquema do contador! Ainda mudou muito até o projeto final!

Ah, mas nem dá pra ver a imagem, Mauro!

Tá bom, entrem aqui : http://www.flickr.com/photos/27316946@N02/4246561224/ 😉

Deixe um comentário

