Passando pelo mundo Linux – Ubuntu no notebook!

Como estou provavelmente de férias da faculdade (mil vivas para eu!) já posso me dedicar aos projetos pessoais. E um deles, é portar alguns aplicativos para o Dingoo. Logo, instalei o Ubuntu em meu notebook!

Eu poderia utilizar o Cygwin em ambiente Windows. Mas, isto é gambiarra, e eu estava curioso para conhecer a versão 9.10 do Ubuntu, logo, juntei a fome com a vontade de comer 😉

Dois problemas que sempre tive ao instalar distros Linux foram o suporte a redes wireless e um problema com o display do meu notebook. A placa dele é uma Unichrome, a qual não é bem suportada pelo Linux, por ausência de um bom driver disponibilizado pelo fabricante. A solução sempre foi instalar o driver aberto OpenChrome, e editar o xorg.conf para a resolução correta (1280×768). Mas, qual foi a minha supresa ao descobrir que o Ubuntu 9.10 não utiliza o xorg.conf!

Alguns minutos de pesquisa e descubro que, bem, não é bem assim. Encontrei este tópico no Ubuntuforums que explica como criar um xorg.conf no novo ubuntu. Basicamente, você abre um login no terminal, pára o servidor X, e dá um comando para ele criar um xorg.conf na sua pasta home. Após isto, é só gravar as alterações necessárias, e gravar este xorg.conf na pasta /etc/X11 . Basicamente, é isto:

CTRL+ALT+F1 (isto abrirá uma tela de login em modo texto)

sudo /etc/init.d/gdm stop
sudo X -configure
sudo /etc/init.d/gdm start ; exit

Após isto, na seção Screen, precisei adicionar a instrução Virtual 1280 768 em cada depth. A resolução pode ser consertada pela pasta Sistema > Vídeo, mas por esta configuração, a tela de Login continuará com a resolução errada. Somente desta forma, consertamos a resolução da tela de login.

Antes de instalar o Ubuntu no notebook, tentei instalar em um PC velho aqui de casa. Funcionou perfeitamente, menos o wireless, que não foi detectado. Como sei a dor de cabeça que é configurar o meu dongle com chipset Ralink do Linux, acabei optando pela instalação no notebook (que também é Ralink, mas é um chip diferente, que é suportado bem pelo Linux). E cá estou eu, postando via Firefox 3.5 no Ubuntu 😀

Minhas impressões iniciais;

  • O Ubuntu 9.10 é rápido. O boot é muito mais rápido que o do Windows na mesma máquina, a instalação é rápida, o sistema em geral é bem responsável, com poucos momentos de lag, mesmo eu o utilizando em uma máquina muito ultrapassada (Celeron 1.4GHz com 512 de RAM).
  • O Ubuntu é bonito. Aparentemente, a fonte padrão do sistema foi mudada. Os papéis de parede são muito belos!
  • A detecção de hardware é muito boa. Mesmo minha placa de vídeo, embora deu o erro de resolução, detectou automaticamente a placa correta e instalou o melhor driver disponível.

Em compensação, temos alguns defeitos até certo ponto irritantes, que eu tentarei resolver:

  • O wireless vive caindo. Com Windows, a estabilidade da rede é bem maior.
  • Algumas vezes em que retirei o carregador, o Ubuntu mandou o notebook suspender. Não encontrei como configurar para não acontecer isto, e aconteceu mais de uma vez.

Espero que minha vida no Linux seja bem tranquila e que eu consiga ficar utilizando ele por muito tempo !

Um comentário sobre “Passando pelo mundo Linux – Ubuntu no notebook!

  1. ola mauro,
    legal seu site.
    uso o linux ubuntu no notebook tambem.
    de tudo que voce ja fez é perfeito.
    conhece o tutorial ubuntu perfeito?
    dai depois dele vem esse de criar o dvd do seu ubuntu.

    abraços,
    gpr.

Deixe um comentário

