App NASA para iPod/iPhone – excelente!

Nos meus momentos de lazer, algo que eu sempre gostei de fazer é ler sobre astronomia. Quando eu era pequeno, eu dizia que seria astrônomo. O sonho foi embora, mas não a vontade de aprender sobre o assunto. Por isso, fiquei muito feliz quando vi o app da NASA nas novidades da app store.

Tela Principal do Aplicativo

Para os freqüentadores assiduos do site da NASA, não existem muitas novidades. O material mais visitado foi adaptado para a tela do iPhone: portanto, este material não é inédito. Mesmo assim, eu gostei da novidade e o trabalho ficou excelente.

Na tela principal do aplicativo, contamos com 4 menus, todos na tela inferior e ao estilo do iPhone. São os menus Missions, Images, Videos e Updates. Todos os menus, excluindo o Images, possuem filtros, possibilitando ao usuário acompanhar os assuntos que mais lhe interessam e deixando o resto de lado. Embora a vontade de deixar todos os filtros ligados seja enorme, a quantidade de informação é enorme e acabamos por ficar sobrecarregados! A minha missão preferida é a Cassini, uma sonda que está orbitando o planeta Saturno, o dono dos anéis mais bonitos do Sistema Solar. Porém, são tantas missões que o gosto pessoal deve falar mais alto nessa hora.

Tela das Missões - Mostrando a Cassini, minha preferida !
Tela de Filtro das Missões - Com todos os tipos selecionados.

 Na aba de fotos, temos um velho conhecido meu, o APOD, ou Astronomy Picture of the Day, e um novo conhecido, o IOTD, ou Image of the Day. Esta, que deve ser a parte mais visitada para muitos usuários, temos fotos incríveis, tiradas da Estação Espacial Internacional (ou ISS em inglês), fotos das missões diversas da NASA, no APOD, e até fotos mostrando fenômenos naturais. Além das fotos, temos uma descrição básica do conteúdo, informações sobre a sonda que a tirou, informações sobre o astro retratado. Sem dúvida é uma fonte de informações fantástica para os adoradores dos astros. Todas as fotos podem ser vistas através de um navegador normal, mas eu não sei o endereço das IOTD.

Menu das fotos do aplicativo
Menu do APOD - A terceira foto, na linha superior, é a Terra, vista pela sonda Rosetta. Fantástico, não ?
Canais de vídeo - Porque eu marquei o Chandra ? A Spitzer é bem mais interessante ! 😛

 No menu vídeos, voltamos a ter a separação por assuntos. Existem desde vídeos educativos, a vídeos formados por informações das diversas sondas, jornais, revista eletrônica, entre outros. Ótimo para aprender mais e, no meu caso, treinar um pouco o inglês. Os vídeos educativos, para crianças, presente em um dos canais é ótimo para esse fim 😉 (sim, meu inglês não é muito bom).

Por fim, temos o menu updates, que nada mais é um leitor de feeds para posts do Twitter. Bom para acompanhar as informações sobre as sondas da Nasa sem seguir estes canais e poluir o seu twitter pessoal. Existem algumas missões (como as missões de Marte) que mandam muita informação por dia, o que acabaria poluindo os seus feeds, caso você os seguisse lá.

Feeds do Twitter da Nasa - Sim, eu sou realmente apaixonado por Saturno !

Seleção de Feeds a seguir no leitor.

Enfim, para todos os que admiram os céus e possuem um iPhone /iPod, é uma ótima pedida. O programa está disponível na appstore nacional e é gratuito.

 

Deixe um comentário

