Um ano de E71 – Review de um Hard User!

Meu E71Nem parece, mas o meu E71 acaba de completar um ano comigo. Já passamos por muitas aventuras, muitos contratempos, ele já foi deixado de lado por um mês, em prol de um N95 (que nem está mais comigo), brickei o mesmo (e ele continua, até hoje, com firmware de Portugal por causa do episódio!) e muito mais. Então, em comemoração ao velho guerreiro (na velocidade atual, ficar um ano com um celular foi uma vitória para mim!) vou fazer um pequeno review, sobre o seu estado atual.

  • Bateria: um dos itens que dita a real durabilidade de um aparelho é a duração de sua bateria, após um bom tempo de uso. E o E71 decepciona ligeiramente. A sua bateria, que durava, para meu uso, de 3 a 4 dias, hoje dura somente 2 a 3 dias. Então, após um ano de uso do aparelho, eu perdi 1 dia de utilização de bateria. A bateria do mesmo é a BP-4L, e, caso eu resolva ficar mais outro ano com ele, é imprescindível a aquisição de uma nova.
  • Teclado: após um ano de uso, o teclado do E71 continua excelente. Não apresenta nenhum tipo de folga, continua extremamente responsável à digitação, e continua ótimo para o meu uso. Não pretendo trocar ele nem por um E72 (um E75 quem sabe!).
  • Câmera: Não é mistério para ninguém, mas a câmera do E71 é um dos seus pontos fracos. O último firmware melhora a qualidade da mesma, pois a maioria dos problemas de qualidade eram causados pelo firmware. Mas o meu aparelho ainda está com firmware antigo, não pude averiguar.
  • Acessórios: Bem, o meu fone de ouvido virou um cabo para a penscan, culpa de um menino apressado e hiperativo que não quis esperar o cabo original chegar. E agora têm que comprar um fone de 2.5mm urgentemente ;). Mas o fone estava normal, e, embora a qualidade não seja excelente, é um fone muito bom em um pacote básico de acessórios. A cordinha para a mão, eu nem imagino aonde esteja nesse momento, pois nunca a utilizei, e a capinha está em péssimo estado. A ponto de eu ter feito colas com Super Bonder e tudo o mais. Todos os usuários do E71 reclamam da qualidade da capa, e eu espero que a Nokia tenha melhorado este item.
  • Velocidade do Sistema: um dos truques para forçar a troca de gadgets, é o aumento da quantidade de memória para rodar aceitavelmente a maioria dos programas. O E71 não sofre de lentidões, pois é um celular parrudo desde a sua concepção. Porém,  a maioria dos novos programas para Symbian são para a sua versão S60^5, para telas touch. Os programas mais atualizados são o Gravity  e o QuickOffice, este, com atualização gratuita para o aparelho.
  • Aparência Externa: Um dos pontos fortes do aparelho. O meu E71 conta com duas pequenas marcas, decorrentes de quedas. As marcas são realmente pequenas, e, se fosse um E63, provavelmente teria criado rachaduras. Isto é uma prova de que o celular é extremamente resistente.

Agora, a pergunta: será que o aparelho aguenta mais um ano em minhas mãos? Bem, esta é uma resposta bem subjetiva. Por um lado, não tenho nenhum motivo para trocar de aparelho, uma vez que o mesmo continua funcionando perfeitamente. Porém, todos sabemos que trocas de gadgets nem sempre são movidas pela necessidade, e sim pela paixão. Embora eu sei que tenho muito a perder, pretendo migrar para um 5800, tão logo surja o dinheiro e o negócio oportuno (P.S: Martinez, deixa separado um 5800 para dezembro, hehe).

8 comentários sobre “Um ano de E71 – Review de um Hard User!

  1. acredito q se vc migrar para o 5800, va sentir grande diferenca no desempenho e velocidade do sistema. o 5800 e mais lento que o n95, e consequentemente muito mais lento q o e71. pense com carinho

  2. Nossa querido!!! O tempo passa voando! Já faz um ano!!!
    O meu E71 já deve estar indo pros seus 6 meses.
    Foi a minha melhor aquisição nos últimos anos! Valeu a pena ter pensado na hora de comprar: “Vou comprar o celular que o Mau compraria”… rsrsrs… Sua inspiração foi perfeita pra mim. 😉
    Acho que a única coisa que o E71 fica devendo é quanto a saída de vídeo… fora isso, ele é tudo de bom!!!
    Muitos beijos meu lindo!!!

  3. Faço um ano de casado com o E71 mês que vem, se não me engano. Tive um caso, com algumas recaídas, com o XM5800 mas não tem como, o E71 é mais adaptado para o meu uso.

    A sua análise é mais ou menos a minha também. A bateria piora um pouco, mas é algo natural, típico de baterias deste tipo. A câmera é ruim, não muda com o último firmware, não tenha esta ilusão.

    Agora, não gosto da qualidade de som dele, de nada: do alto falante, do fone (Péssimo, com P maiúsculo, você não perdeu nada), do plug de 2.5mm e nem mesmo do som que vai para o bluetooth. É inferior a um XM5800 neste quesito, um ouvido um pouco melhor vai perceber.

    Outro ponto negativo é a velocidade de leitura do cartão. O XM5800 é um monstro lendo o cartão de 8GB. Já o E71 sofre pra scannear minha músicas no mesmo cartão.

    Uma cola tenaz resolveu o problema da minha capa, que vi descolar em 100% dos aparelhos que tive contato.

    Vários tombos sem consequências graves completam a minha lista de vantagens.

    Mas, no geral, a avaliação é muito positiva, sem dúvida um celular com o meu perfil de uso e que, por hora, não tem substituto. Um E72 ou E55 parecem legais, mas com poucas vantagens adicionais.

  4. Não sobrou nada para eu comentar.

    O meu foi comprado dia 17-10-2008. Já fez um aninho. Tá novinho. Só lembro de ter deixado cair uma única vez.

    Não tenho motivo nenhum para trocar. Bom, talvez um Exx touch… Talvez.

    [ ]’s

  5. Tenho 6 E71 que tomo conta, desde a aquisição deles praticamente não tive mais problemas com quem os usa. Tenho usuário de um extremo a outro, desde um que usa pra falar com ele até eu que uso o aparelho quase que em sua totalidade.
    Amo esse aparelho.
    Quando eu pensar em troca provavelmente será algo do tipo E75, mesmo sem vantagens importantes

  6. Aterrisando no blog do Mauro! 🙂

    Parabéns pelo blog e pelo review! 😀

    O meu E71 é um recém-nascido….rs…. acaba de completar 5 dias de uso, e olha, vou te falar…….que baita smartphone!!! 😀 😀 😀

    Ele veio já desbancando o Blackberry Bold, cuja linha foi cancelada hoje.

    Por ora, estou muito satisfeito com o Nokia e71, e tenho certeza de que ao longo do tempo irei descobrir novas funcionalidades desse excelente gadget!

    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

  7. Acredito que os comentários de todos servem para termos certeza da qualidade deste aparelho. Entre usuários antigos, médios e novos usuários, todos saíram satisfeitos. Acredito que é o melhor aparelho que já tive, e que, quando efetuar a troca, sentirei muitas saudades.

    Obrigado pelas opiniões de todos!

Deixe um comentário

