N800 reformatado e sem clone!

Primeiro, um agradecimento gigantesco, obrigado a todos os internautas que visitaram o meu site, e fizeram eu ter 100.000 mil visitas no primeiro ano! Mil obrigados!

Agora, vamos ao rápido post. Bem, eu removi o clone do meu N800 e reflasheei ele. Porque? Bem, o meu aparelho ficou mais rápido sem o boot (meu cartão era classe 4, logo, limitava a velocidade do sistema), eu estou com poucos programas instalados (agora só instalo o que realmente estou utilizando), não uso nada do Debian ou do KDE, e gostaria de ter dois cartões de memória disponíveis para carregar de arquivos. Agora ele está zerado e com os aplicativos que mais utilizo.

Dois aplicativos não instalam mais: o Canola e o USB Control. O último, pode ser instalado, mas não roda. Ao ir na página do projeto, no site maemo.org, o autor informa que ele atualizou para o Maemo5 por falha sua, mas que iria corrigir. Bem, o aplicativo continua não funcionando 😉 . Então, quem não tiver instalado o USB Control, ou o mesmo não estiver funcionando, parta para outra alternativa, o usb-otg-plugin. Este é um plugin que fica na barra de status, com um símbolo de USB, e ao clicar nele, muda o estado. Ele pode ser encontrado aqui, e provavelmente, será a única solução para usuários dos tablets com Maemo 4.

O canola possui dependências presentes somente no Freemantle/Harmattan, portanto, não será instalado com sucesso no sistema. O jeito é ir para outro player, como o UKMP ou o Mediabox. Infelizmente, pois este era o melhor player disponível para o Maemo, em minha opinião. Para músicas eu utilizo o YouAmp, pequeno mas não tão bonito, e para filmes, o extremamente capaz MPlayer. Vi que  o VLC está disponível nos repositórios e farei um teste.

Por fim, a minha lista de aplicativos que eu realmente utilizo:

  • Evince, pois considero o mesmo o melhor leitor de PDF´s;
  • Xournal, nem preciso dizer o porquê 😉 Meu aplicativo preferido!
  • Load-applet, para ter o status do sistema na minha tray;
  • USB-OTG-Plugin, pois é a melhor maneira de ter acesso a USB no tablet, atualmente.
  • Abiword e Gnumeric, para ter acesso a documentos Office;
  • Advanced-Power e Advanced-Backlight, muito melhores que os aplicativos nativo de status de bateria, display e som;
  • Free42, emulador da calculadora HP42-s, e a calculadora mais utilizável por um engenheiro no gadget (I.E. RPN!);
  • Mauku, Maemo-Wordpy, Pidgin, Tear, para minhas necessidades web.

Ainda não instalei o aplicativo de podcast e o Panucci Audiobook, mas eles serão instalados.

É isso, bom final de semana a todos!

25 comentários sobre “N800 reformatado e sem clone!

  1. O problema do USB control é que a atualização fez com que o programa parasse de funcionar… A solução é instalar a versão 1.0, daí funciona normalmente (e não atualizar depois, é claro ;)aí está o link http://bit.ly/UIRCD (é só transferir para o n800 e instalar)
    Abraços e sucesso no blog!

  2. Olá Mauro, tudo bem?
    Qual agregador de podcasts vc tem usado. Minha experiência com o gpodder não foi muito boa.
    Um grande abraço.
    Parabéns pelo blog.
    André Pinheiro.

  3. Telson, o Canola está disponível tanto no Extras como no Extras-Devel. É só utilizar a página do gronmayer que você vê isso. Mas qualquer um deles está na versão 2.0.0.beta11, a qual têm dependências do novo sistema operacional. Formate o seu e tente instalar o Canola que verá isso. Isso não afeta instalações antigas, só instalações novas.

    Rafael, eu tenho o link desse USB Control em um post do blog! Eu vou ficar utilizando o UTG-Plugin mesmo, porque achei ele muito mais prático, ao ficar na tray. Mas muito obrigado pela dica!

  4. Mauro formatei semana passada e tentei intalar pelo maemo extras, dentre outros repositórios, e não consegui. Ficava faltando 3 arquivos. Depois de muito testar instalei o repositório Maemo Extras-Devel, foi então que a instalação deu certo. Funcionando redondo!

  5. Telson, eu chequei os repositórios e, neste momento, os 3 que têm o Canola (Maemo Extras, Maemo Extras com a chave Chinook e não diablo, e Maemo Extras-Devel) estão com a versão 2.0-.11 beta1, que pede estes 3 arquivos exclusivos do Freemantle. Eu lembro que, inclusive, no dia que li seu post, eu fui checar, e a do extras-devel estava na 2.0.9, o que talvez possibilitasse a instalação, mas até esta está na versão nova! Portanto, acho que o Canola, se não for arrumado, não poderá mais ser instalado no Diablo.

  6. Pedro, como tudo no Linux, isto depende de se ter o driver para o mesmo. Caso exista, é compilar e rodar.
    O cabo que você apresentou é um conversor serial. Para saída de vídeo, você teria que usar um conversor USB para VGA, que são de 15 pinos. Caso lhe interesse, no site do maemo, existe uma discussão sobre esse assunto neste endereço : http://talk.maemo.org/showthread.php?t=19566

    Abraços!

  7. Olá! Tenho tentado, assim como muitos, instalar o Android no meu N800, e espero que consiga logo…
    Por hora, pretendo passar o sistema operacional para o SDHC, mas não tenho idéia de como fazê-lo (vou ter que perder um bom tempo em tutorias na internet…).
    Já procurei muito o navegador Tear, mas não consegui instalá-lo. Alguma sugestão?

    (y)

  8. AtomicBlue, para instalar todos os softwares do N800, eu recomendo a instalação de todos os repositórios, indo na página http:://.gronmayer.com/it no navegador padrão. A atualização da lista de aplicativos ficará lenta, mas todos disponíveis ficarão à mostra.

    O Tear está no repositório Qole.

  9. Bom, você sabe tudo de N800 poderia fazer um post com uma análise técnica do N900 que vem aí, o que acha? 🙂

  10. acabo de instalar o canola no meu n800. parece funcionar sem problemas. a versão que instalei é: “2.0.0~rc1”. não sei se é essa que você falou que não iria funcionar… de qualquer forma fica aí a dica.
    abraços

  11. Não Rafael, esse não aparece no meu! No meu aparece o 2.0.0.beta11, que possui dependências do Freemantle. Vou rodar para ver se atualizaram a versão!

    Abraço.

  12. Mauro, formatei meu N800 e não estou conseguindo instalar alguns aplicativos, pois sempre faltam alguns arquivos. Pelo que entendi, tenho que instalar todos os repositórios do gronmayer. É isso mesmo?

  13. Bruno, os repositórios mais importantes são o maemo, maemo-extras, maemo-devel, maemo-extras-devel. Mas se você puder instalar todos os repositórios do gronmayer, melhor. Assim, muitos programas ficarão disponíveis.

    Espero ter ajudado. Estou do celular, isso me limita a pesquisar melhor, hehe.

    Abraço!

  14. Mesmo usando o Midori, meu N810 ainda eh lento. Como funciona essa historia de memoria, memoria virtual, etc.? adicionando um cartao de 8GB, ele vai melhorar o desempenho do aparelho? Outra pergunta: vi em alguns sites/blogs que o relogio fica lah na barra onde constam os demais icones: bateria, wi-fi, intensidade de luz, etc., como posso fazer igual? Agradeco a ajuda.

  15. comprei meu n800 de sengunda, não veio com manual e tal…. ai ele parou de ligar o sistema não abria, fui e reformatei usando o sistema pra download no site da nokia e ele esta rodando só que não deixa eu instlar nada p q está faltando muitas instalações de library, ocmo libsoud, etc….. mais não consigo achar como instalo e qual a ordem das instalações, nã da pra instalar o mplayer, etc…se alguem sou de algum patch sei lá qualquer que faça e ele rodar 100% me fale pelo amor de deus! andreluizdos_santos@hotmail.com

  16. comprei meu n800 de sengunda, não veio com manual e tal…. ai ele parou de ligar o sistema não abria, fui e reformatei usando o sistema pra download no site da nokia e ele esta rodando só que não deixa eu instlar nada p q está faltando muitas instalações de library, ocmo libsoud, etc….. mais não consigo achar como instalo e qual a ordem das instalações, nã da pra instalar o mplayer, etc…se alguem sou de algum patch sei lá qualquer que faça e ele rodar 100% me fale pelo amor de deus!

Deixe um comentário

