UrQuan Masters – RPG Espacial (gratuito e multiplataforma!)

Já falei muito, muito mesmo desse jogo: UrQuan Masters. Então, como já havia prometido, resolvi fazer um post sobre o mesmo. O problema, nem sei por onde começar ! 😉

Bem, do começo: a história do game.

O jogo começou em 1990, com versões inicias para DOS e Amiga. Era um jogo de luta entre naves, baseados no clássico dos clássicos Spacewar! Existia um elemento tático ao jogo, pois no cenário das lutas, eram também necessárias ações como colonizar os planetas do cenário, para gerar recursos, necessários para comprar as naves. Eram duas facções: a “Alliance of Free Stars”, os caras do bem, e a “Hierarchy of Battle Thralls”, os caras do mal. Algo legal é que os seres humanos, conhecidos no jogo com Earthlings, não eram nem de longe os mais poderosos: as nossas naves são extremamente lentas, embora os seus mísseis nucleares teleguiados têm uma boa precisão e uma ótima distância. Aliás, cada nave têm suas qualidades e defeitos, e o jogo é muito equilibrado, sendo que qualquer uma das 6 naves de uma equipe é eficiente contra alguma da equipe rival, e completamente inutilizável contra outras. O que aumenta a riqueza do jogo.

Em 1992, sai a segunda versão do jogo. Esta versão é excelente, mantendo a luta entre naves, mas adicionando um elemento gigantesco de RPG: agora, temos que libertar a raça humana do domínio da raça UrQuan. Conforme o jogo vai avançando, vamos mantendo contato com outras raças, explorando o gigantesco mundo à disposição (umas 500 estrelas para explorar, e cada uma têm seu sistema planetário: algumas estrelas têm 12 planetas, e, entre esses planetas, muitos têm luas visitáveis, contendo até 20, 30 corpos a serem visitados em um sistema planetário!). Outra coisa: podemos baixar os famosos walkthroughs pela internet para resolvermos o jogo, mas, pouquíssimos passos são realmente necessários para se terminar o jogo, sendo a maioria opcional.

Em 1994, é portada uma versão do jogo para o videogame 3DO, que conteve vozes para cada uma das raças. No PC, as raças eram diferenciadas pela fonte; com as vozes do 3DO, o jogo se torna ainda mais interessante! E em 2002, os criadores do jogo lançaram o código fonte do jogo do 3DO em licença GPL, assim, o jogo foi tornado freeware. A comunidade open-source abraçou o jogo, que é alvo até hoje de uma comunidade ativa; o jogo está completamente portado, inclusive com melhorias (correção de bugs e possibilidade de luta de naves pela internet) em sua versão 0.6.2 para frente.

O terceiro jogo da série, eu nem comento: os produtores originais não participaram de sua criação, e o jogo foi completamente deturpado.

Falar do jogo é difícil, pois é um RPG e eu não gostaria de acabar com a graça de ninguém 😉 . Você começa com a sua nave no sistema solar. O que vai fazer? Bom, provavelmente irá para a Terra. Lá, teremos uma surpresa um pouco desagradável! Bem, vou colocar alguns vídeos do jogo, para vocês entenderem o que me fascina tanto nesse jogo:

Além de ser bem divertido, dá pra treinar o inglês 😉

Para encontrar o download do jogo, basta fazer uma consulta rápida no Google por UrQuan Masters. O primeiro item da pesquisa é a página oficial do projeto, no Sourceforge. Lá, encontramos o download do jogo e dos add-ons (como as vozes e a música do 3DO) para Windows, Linux e Mac. Também, no setor de downloads, encontramos informações sobre outros ports: temos versões para o Maemo (N8x0, 770 e, provavelmente, N900), Symbian (embora o jogo não esteja 100%, um pouco mais lento, mas mesmo assim muito jogável), Windows Mobile (mas não tenho nada de WinMo aqui para testar), GP2X, PSP e Dingoo.

Bem, eu acabei de zerar o jogo (no meu Dingoo), portanto, o meu maior interesse agora é o combate de naves (Super Melee) que é uma parte MUITO DIVERTIDA do jogo. Para quem é fascinado em StarWars, StarTrek, jogos espaciais em geral, recomendo muito a instalação desse jogo em algum dispositivo! Garanto que a diversão é garantida.

Anúncios

2 comentários sobre “UrQuan Masters – RPG Espacial (gratuito e multiplataforma!)

  1. Olá amigo,

    Me interessei muito por este jogo mas ainda nao entendi certas coisas.

    Por exemplo, quando vou a um homeworld tipo VUX, matei mais de 50 naves deles e continuava a vir mais, como faço para matá-los, é isso mesmo?
    Obrigado

  2. Então, quando você vai a um homeworld, e você não é amigo da população, virão naves infinitas!

    O mundo dos VUX não deve ser visitado. Se você conversa com uma patrulha VUX, eles te dirão que somente o Admiral ZEX tolera humanos, e que ele têm um planeta só para ele. Só ele pode ser visitado!

    A mesma coisa acontece após você salvar os Umgah do domínio do Dniarri: A patrulha que virá após eles te parabenlizarem será infinita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s