Um erro que virou alguns acertos – A história de um final de semana!

Nos ultimos tempos, contemplei a possibilidade de comprar um novo netbook. Porém, analisando os prós e os contras, cheguei a conclusão que meu notebook atende as minhas necessidades móveis, e meu netbook, embora severamente limitado por ser um Via C7-M com 512 mb de ram soldados na placa, acaba cumprindo muito bem a finalidade para o qual foi comprado: digitar alguns trabalhos leves e ir sempre comigo, sem acabar com as minhas costas 😉 . Portanto, só resolvi fazer upgrades leves no meu note.

Com 512 de ram, e um processador Celeron-M de 1.4 GHz, não preciso sonhar em rodar jogos pesados. Para a edição de textos, trabalho com ferramentas de criação de circuitos eletricos/eletronicos, softwares de matemática, não preciso de 1 giga de RAM ou um processador melhor. Portanto, fiz upgrade da bateria, pois a original não segura carga, e no HD.

Fui a loja comprar um novo HD, comprei um de 250 GB, SATA. Nem pensei que o meu notebook poderia, por um simples acaso, ter interface IDE. Pensei, “ele é relativamente novo, foi comprado em 2006, SATA já era padrão”. Bem, não era 😉 . A Positivo utilizava notebooks da Clevo, e toda a linha antiga (inclusive o meu V25) é baseado na série M540V. E esta série não utilizava SATA. Bem, esse foi meu erro.

Quando descobri isso, tentei imaginar uma maneira de montar o HD internamente, e conectar o mesmo através de um adaptador USB para SATA. Como a USB é 2.0, a velocidade de leitura irá ficar próxima de um IDE, possibilitando o uso. Então, pus as mãos à obra e desmontei o note.

A primeira coisa que notei: um slot USB que está desativado, está energizado internamente, bastando eu soldar um conector no mesmo para ganhar mais uma porta. Outra ótima notícia: a imagem do meu notebook estava péssima, com cores apresentando problemas, a imagem apresentando instabilidade (o papel de parede mexia, por causa do defeito das cores!). Após a remontagem, este problema foi solucionado, indicando que o flat cable do monitor deve estar pegando algum tipo de ruído. Irei fazer uma isolação no mesmo que deverá eliminar esse problema de uma vez (que é corriqueiro nos notebooks da Positivo). Finalmente, o cooler estava travado, e eu o arrumei (e irei trocá-lo amanhã).

Com tudo isso, o dinheiro que eu acabei gastando com a compra do HD que não servirá ao propósito inicial (mas será util de qualquer forma, como backup móvel) fez eu poupar muito mais, corrigindo defeitos sem precisar levar em uma assistência. No final, foi um erro que valeu por alguns acertos 😉

Mais alguem já passou por uma situação parecida ? Compartilhem as experiências!

Publicado pelo Wordmobi

3 comentários sobre “Um erro que virou alguns acertos – A história de um final de semana!

  1. Comprou onde a bateria?
    Será que tem na net pra vender baterias para notes da HP?

    Aconteceu comigo não de ter comprado algo e ter que adaptar, mas sim algo ter quebrado(presilha do cooler do processador) e ter que fazer uma gambiarra com parafusos, porcas e arruelas.

  2. Alberto, comprei no ML. Normalmente, os modelos do meu PC custam em torno de 400 reais, achei por 150. Fiquei desconfiado mas comprei. Rodei testes na mesma, e está em melhor estado que a original estava quando peguei o notebook! E no ML deve ter sim, se quiser, eu te passo este vendedor que eu comprei, pois ele é de confiança.

    abraço !

Deixe um comentário

