Normas e ABNT

Vamos falar de engenharia para os gadgeteiros 😉

Para toda atividade exercida, existe um documento que regem as normas que a atividade deve seguir. Cada país (ou continente) têm a sua instituição normativa. No Brasil, a instituição é a ABNT.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1940, fornecendo as normas que possibilitaram o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Praticamente toda a atividade de trabalho elétrico, civil e outras têm o seu documento. Por exemplo, porque as tomadas respeitam alturas básicas ? Porque isto está documentado em uma norma, uma importantíssima por sinal, a famigerada NBR-5410. Aliás, o nome quer dizer Norma Brasileira Regulamentadora 😉 . Já as mais modernas NBR NM são Normas Mercosul.

Uma norma importante é a NBR-14136:2002, pois ela regulamenta os plugues e tomadas permitidos. Teoricamente, a partir de 2007, todas as tomadas nacionais deveriam se do tipo 2p+t (dois pinos mais terra), afundadas e em um formato hexagonal. Entenderam porque a base dos carregadores atuais da Nokia é hexagonal ? Para se encaixar perfeitamente neste novo tipo de tomada. E o prazo para a troca dos plugues era até 2007! Portanto, a maioria das empresas nacionais continua não seguindo as normas, e a comercialização das tomadas antigas continua a todo o vapor em nosso país. (e o pior: o formato adotado aqui não é compatível com o formato americano, e até hoje, nenhum adaptador foi concebido para atenuar esta troca).

Outra área em que as normas NBR são conhecidas é na área de graduação/estudos: a norma NBR14724:2002 se trata sobre Trabalhos Acadêmicos, e ela chama outras normas, como a NBR 6022, 6023, 6028 … Por isto, um trabalho de conclusão de curso segue sempre o mesmo padrão.

Qual a área mais dependente das NBR ? I guess you already know – Engenharia Civil. Cada aspecto da construção de uma casa é regido por uma norma. Portanto, vamos dar um valor imenso ao trabalhos dos engenheiros civis e arquitetos, carinhosamente chamados de “pedreiros” por estudantes de outras engenharias 😉 pois o trabalho deles é extremamente complexo.

Para a criação e/ou modificação de uma norma, é criado um conselho, e o dinheiro proveniente da venda de normas é para pagar este conselho (por isso, eu não ponho links do 4shared aqui 😉 ). Um detalhe interessante, é que as normas em criação e/ou modificação ficam disponíveis para consulta nacional, onde podemos ver as mesmas e, inclusive, ajudarmos com a criação das mesmas. Para profissionais que desejam sempre estar atualizados, esta é uma ótima forma de fazê-lo.

Por fim, não confundam NBR com NR. NR são normas regulamentadoras, apresentadas pelo Ministério do Trabalho, que dizem como os trabalhos devem ser executados, para criação de um nível mínimo de segurança, geralmente sedimentados nas instruções das NBR´s. Provavelmente, qualquer pessoa que tenha um mínimo contato com a área elétrica já deve ter passado por um curso da famosa NR-10, a norma que regulamenta os trabalhos elétricos. Porém, o texto dela todo remete à normas NBR, principalmente a NBR5410:2004. Conhecer estas normas é fundamental à todo engenheiro!

Um abraço e bom final de semana.

Anúncios

2 comentários sobre “Normas e ABNT

  1. É uma boa leitura pra o final de semana, recomendo.

    E tem as normas das concessionárias de energia elétrica, que estão abaixo das citadas.

    Além da resolução da ANEEL 456/2000, acho que até vai sair outra mais nova, que estabelece as condições de fornecimento de energia elétrica.

    Referente a tomada, acho válida a troca, em termos de segurança.

  2. Bom texto, mas continuo achando a ABNT apenas mais uma associaçãozinha vendedora de norma que gosta de inventar padrões incompatíveis com internacionais. Fico feliz que o padrão de tomadas não tenha funcionado já que na prática estaríamos apenas gastando mais com adaptadores para ligar nossos produtos importados. E qualquer estudante odeia a ABNT porque não tem acesso às normas e é um grande contra-senso querer que uma norma vire padrão de fato se ela não está amplamente disponível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s