Quem vai comigo para a faculdade ?

Como eu vou de van, são outras 13 pessoas, fora o motorista … 😉 mas não é sobre isso que irei tratar aqui. Tô falando de gadgets!

Para cada aula eu tenho uma configuração diferente. Existem matérias em que um notebook é indispensável, e existem outras em que seu uso é impossível. Então, primeiramente, vou falar daqueles gadgets que vão comigo independente de outros fatores.

  • a HP 50g vai, independente da matéria. Sempre sobra um tempinho para estudar, então ela tá sempre na bolsa. Indispensável pro engenheiro!
  • o N800 também vai. Como visualizador de PDF´s, como anotador de PDF´s(Xournal!), como calculadora reserva. Ele fêz o iPod virar navegador de cabeceira e pronto!
  • um fichário, pois engenheiro não é engenheiro sem papel. Embora, cada vez mais acredite que cadernos são mais vantajosos.
  • um pendrive, pois nunca se sabe quando você precisa de um arquivo (e não, não uso meus celulares como pendrive, sempre têm vírus nos pc´s da faculdade).
  • um celular, que ainda não decidi entre o E71 e N95 (hoje, estou com o E71 para escrever no blog!).
  • Notebook / netbook ? Bom, eu tenho 27 anos e já carrego peso demais no meu próprio corpo 😉 portanto só quando realmente necessário. Tambem, não é todo o dia que tenho a oportunidade de usar.

    E tem outra: assaltos! Quanto menos aparelhos estiverem comigo, menor o prejuízo. Já imaginaram um sumiço de bolsa, com ela apinhada de gadgets? Nem em meu pior pesadelo! Rs

    E vocês, o que levam consigo para a faculdade ? E em viagens, trabalho, etc. Quem são seus amigos eletrônicos ?

    Ps. O Dingoo vai comigo para todos os lugares. Afinal, é para isso que serve um console portátil, não ?

    Publicado pelo Wordmobi

    10 comentários sobre “Quem vai comigo para a faculdade ?

    1. Vou para a universidade sempre de bicicleta e levo um kit básico de coisas na mochila:
      – Notebook, onde tenho desenvolvido o projeto da dissertação. (Assim que eu defender vou trocar por um netbook para diminuir o peso e custo em caso de assalto)
      – Smartphone: meu reservatório de Internet para momentos de necessidade
      – N800 para acompanhar as aulas, fazer anotações nos slides usando Xournal ou baixar o material usando conexão pelo telefone o wifi
      – Cinto de utilirários do batman: carregador, conjunto de adaptadores usb, flanela de limpeza, lanterna xing ling de leds, carregada por manivela e com adaptadores para carregar celular, adaptador de cartão, pendrive e cartão SD.
      – Outros acessórios de kit de sobrevivência: ferramenta para bicicleta, capa de chuva, guarda-chuva, pote com remédios, escova/pasta de dente, canetas, pasta, folhas, fone de ouvido, borracha, durex, tampador de ouvidos (para estudar), conjunto de “ligas de prender dinheiro” e abraçadeiras para organizar cabos.

      O problema de tudo isso é realmente a possibilidade de ser assaltado. Por isso acabo limitando meu horário de permanência nos laboratórios até o fim da tarde.

    2. Nossa, você estuda na Unicamp ? Eu sempre quis estudar lá, mas, como sempre trabalhei (e seria difícil abrir mão do trabalho) acabei fazendo faculdade particular mesmo.

      O maior motivo de eu preferir o N95 ao E71 é o cabo USB, por causa do N95 ser formato mini e o E71 é micro. E quanto mais cabo, maior a embromação.
      Eu tinha um “kit nerd”, onde eu levava um monte de cabos, adaptador bluetooth, um monte de pendrive, etc. Mas acabei abrindo mão. Mas gostei muito de algumas idéias suas, como a lanterna xing ling (comprou na santa efigênia ou no dealextreme?) e a flanela para limpeza.

      Abraço !

    3. Mauro,

      Eu fiz a graduação em no Tocantins, em uma faculdade particular. A federal tinha o curso que eu queria e a concorrência não era muito grande, mas como o curso era integral e eu já trabalhava. Acabei ficando com a particular da qual falavam bem. No final das contas, não me arrependi. Os professores eram bons e incentivavam a fazer trabalhos, pesquisa, estágio, etc.

      Terminada a graduação consegui ser aceito no mestrado, na Unicamp. Realmente é muito bom estudar aqui. Acho que é uma boa para quem se forma (em universidade pública ou não). Como as chances de receber bolsa ou conseguir trabalho são muito grandes, tem como se manter bem e ter mais oportunidades de estudar.

      A lanterna comprei no Mercado Livre. Não veio um plug compatível com o N800, mas ainda assim é uma mão na roda, por não precisar de pilhas.

      Com relação ao micro USB, também não gosto muito dele. O único aparelho que tenho com esse padrão é o 5800, e os adaptadores USB não vieram com esse formato. Mas como a tendência é que ele seja adotado por mais fabricantes, pode ser que os gadgets em uso passem a usar o mesmo cabo.

      (Mas é difícil pensar em ficar sem algum dos atuais.. )

    4. Seus “companheiros” de faculdade são parecidícimos com os meus: uma HP50g, um fichário (pra mim ainda é mais vantajoso que cadernos), um pendrive ou hd USB (depende da aula), notebook em algumas aulas. Faço engenharia de automação.

    5. A parte dos cadernos sobre o fichário, é que você pode ter todo o material dos anos anteriores para consulta no mesmo local. Mas, sei lá, eu também acostumei com fichários, não adianta, rs.

    6. Cara, tbem fiz faculdade (eng.) particular pois já trabalhava e não dava mais pra largar.. Na época, usava muito um palm tungsten E (com cartão wi-fi, SD card, teclado IR que dobrava e ficava do tamanho do palm). Para não gastar com a calculadora HP (sempre achei $ jogado fora e nunca fiz questão de ter) instalei um software gratuito que simulava a 48G. Levava um celular baratinho, uma calculadora cientifica simples (da epoca do tecnico), um pen-drive e pronto. Meus trabalhos eram digitados no palm na biblioteca, aulas não tecnicas eram digitadas e praticamente só usava o fichario para fazer calculos. Hoje, uso um lg gt 360, notebook de 15´4 para trabalhar e jogar e dois pen-drives (1 com portable apps e docs pessoais e apostilas e 1 com softwares e drivers para recuperação do sistema) .

    7. Boa surpresa encontrar esse blog, é muito difícil ver sites que falam sobre engenharias e unem isso com a tecnologia e as necessidades atuais desse nova batelada de engenheiros. Estou me graduando em Engenharia Química e ao longo dos anos utilizei um Palm Tungsten|E com calculadoras científicas do Palm OS, emuladores das HPs da série 48, uma HP 48G+ e uma HP 48gII, que foi roubada. Pra resumir, cheguei a conclusão que nem o melhor dos smartphones é mais completo e confortável de se utilizar que uma HP e que o caderno é melhor que o fichario! 😉

    Deixe um comentário

