N900 – Minha opinião

*Nota – Eu não vou ficar falando de Specs, ou mesmo que ele foi lançado. Isso já está em todos os blogs, então eu vou dizer a minha opinião, baseado em experiências com o N800 e aparelhos Symbian.

Finalmente a Nokia anuncia o N900. Com o lançamento mundial, em mercados específicos, em 2 de setembro, este aparelho causou um frenesi geral: pessoas acreditam que ele será um verdadeiro iPhone Killer, outras pessoas ficaram impressionadas com os vídeos, etc. Então vou falar um pouquinho sobre o mesmo.

Primeiro, ele utilizará o Maemo, o mesmo SO utilizado nos N800 e 810. Porém, será uma versão atualizada, o Maemo 5, que utilizará GTK/QT na interface gráfica e roda baseado no excelente hardware desse aparelho. A maioria dos programas atuais dos repositórios serão compatíveis, porém, os novos programas não serão compatíveis com o OS 2008 (Diablo). Aos donos de N8x0, resta a esperança que o sistema aberto Mer se desenvolva, pois ele almeja dar compatibilidade a estes programas no hardware antigo.

A Nokia criou uma nova página para divulgar o N900 e a nova versão do Maemo: http://maemo.nokia.com. Nesta página, tudo o que vemos são aplicações para o N900, e nenhuma citação sobre o sistema antigo. Mas ele está lá: o browser, não se parece muito bom o beta Fennec, a versão Firefox de bolso (e que rodava lindamente lento em sua primeira versão para Maemo?) E o Media Player, não é idêntico ao Canola, porém com uma interface mais trabalhada? E o calendário, não parece familiar, por exemplo, ao Seqretary ? Sim, a verdade é que nós, usuários do N8x0, desenvolvemos este sistema operacional para a Nokia. Seria justo que ela nos desse um desconto (troque seu N8x0 por um N900) 😉 .

Vejam esta imagem: mostra o cliente Mauku, que é o cliente utilizado para conectarmos em redes de micro-blogging, como o Twitter. O N800 tem isto, certo? Mas um detalhe importante: a versão atual para tablets é 0.6.2 . Quem o utiliza sabe que, um dos seus grandes problemas, é que ele não mostra quase nada da sua timeline. Portanto, se você ficar umas duas horas sem abrir ele, já corre o risco de perder uma mensagem importante. Esta versão para o N900 é a 2.0 ! Quer dizer que nós, donos de N8x0, não temos nem a versão 1 e ficaremos assim, pra sempre ? (não imagino que alguém irá desenvolver para os tablets daqui pra frente).

Eu adoro meu tablet e este aparelho é um sério candidato à compra. A muito tempo que não me empolgo com um aparelho como este. Ainda mais com o recente anúncio da Nokia/Microsoft, de portar o Office para os Nokias. Será que veremos um N900 com um Office ? Se sim, este se torna o meu gadget dos sonhos. Porém, fica aquele gostinho amargo: mesmo sabendo que era datado, comprei meu N800 no início do ano, e suas possibilidades de expansão ficaram comprometidas. Pelo jeito, logo irei ganhar um ótimo aparelho celular (N900) e um ótimo porta-retratos digital (N800).

E o frenesi todo em volta dele ? O que eu penso, é que a Nokia, em sua constante americanização (sim, ela está se voltando ao mercado americano para combater a RIM e a Apple no segmento de high-end smartphones, é só ver os seus últimos atos) acertou belamente com alguns aparelhos (como o 5800) e errou em outros (como o N97). O N900 pode ser novo para os usuários de smartphones, mas, desde o dia em que comprei o meu N800, seus rumores, e a preparação do novo SO já estavam em andamento. Exemplo: existia um ótimo fórum, chamado Internet Tablet Talk. Em março deste ano, ele foi incorporado à pagina do Maemo, na forma do talk.maemo.org .  Coincidência? Não. Foi uma jogada esperta da Nokia: trazer os desenvolvedores para o seu lado, para assim, lançar uma plataforma realmente revolucionária. Também tivemos um boom recente de aplicativos para o Maemo: no dia em que eu comprei o meu, o número de aplicativos disponíveis era de 233. Hoje, são mais de 600! Silenciosamente, a Nokia estimulou a criação de aplicativos, testou os mesmos na base existente, aproveitou a opinião dos usuários do fórum, agora sob seu domínio; e, como o N8x0 é um dispositivo um pouco underground, não sendo propriamente da mainstream, os seus usuários têm um conhecimento acima da média de um usuário de telefone comum. Com os dados todos à disposição, com informações detalhadas sobre o desenvolvimento, problemas, comparação da usabilidade com outros dispositivos, ficou fácil para a Nokia: ela se concentrou em fazer o que ela sabe fazer muito bem (telefone) que a base instalada de usuários fêz o que ela não tinha de melhor (o sistema operacional. O Symbian nunca foi da Nokia, lembrem-se disso 😉 ). Como uma devolução, a empresa apóia o grupo de desenvolvimento do Mer, para que os usuários de tablets ainda tenham uma opção de SO novo. Mas eu ainda preferia a parte da troca do seu tablet por um desconto no novo 😉

Um pitaco: acredito que o Brasil está na lista dos países do lançamento do N900, por causa da desova dos N810 por aqui.

E pitaco final: Todos vão se surpreender com o N900. Lembram-se do boom do N800 ? Ele foi abandonado por muita gente por um motivo simples: não tinha telefone. Agora, com toda a gama de softs realmente úteis, as empresas desenvolvendo para o aparelho (e, de quebra, para a Ovi Store), e finalmente, um telefone, os MIDs têm tudo para andar no bolso de muita gente que, hoje, carrega um iPhone ou um Blackberry. Aguardem e verão !

6 comentários sobre “N900 – Minha opinião

  1. Pois é, eu to desistindo do N800 uma vez que a Nokia vai ignorar sua existência.
    Todo o potencial de produtividade deste aparelho vai por água abaixo a não ser que alguém queira desenvolver aplicativos para ele. E por mais que haja centenas de aplicações em repositórios não tão confiáveis, elas são apenas testes e betas, não uma versão final perfeita para uso.
    O Mauku é o caso clássico de cliente twitter que TODOS usam no N8x0 mas que não tem melhora alguma há tempos.
    Creio que, independente de qualquer coisa, venderei meu N800 pra fazer um upgrade para o N810, caso o MER atenda às expectativas dos usuários.
    Ao contrário do que dizem, o N900 não me causa interesse por ser telefone. Eu não preciso de um telefone no tablet, preciso de toda sua capacidade de me atender em relação à conexão com a web. Para ligações, uso um telefone comum.

  2. Foi a materia mais original que li até agora.
    O primeiro a nao gabar do N97, que não acrescentou nada demais para o mercado.
    Quanto as suas colocações, acredito em tudo que disse, e essa desova de N810, pode ser também que venham de outros mercados, pois no inicio do ano ele já estava em promoção nos EUA 250 dolares.
    O que acho que a Nokia peca, comparando a Iphone, é que desde a primeira versão do Iphone roda a atualização. Quanto a Nokia, ela não respeita o consumidor. Ex.: E71 mal foi lançado e solta uma versão E71x, poque não podemos ter essa atualização do SO? quanto a versão 5th, N97 tem recurso que não tem no 5800, que não tem recurso do 5530, é uma bagunça.

    Masss parabéns por ter personalidade e não usar Crtl C Crtl V como alguns Blogs, isso tava me desanimando de aconpanhar Blogs. rsrs

    Forte Abraço.

  3. Espero mesmo que o OS dos N8X0 tenha um upgrade para dar suporte a gama de novos aplicativos…..
    Mas acho pouco provável… a nokia vai mesmo querer todo mundo migrando $$ pro N900 ….

  4. Paulo, tudo bom ?
    Eu acho que a Nokia está errando algumas vezes, e, justamente, essas que você citou são algumas pisadas bem feias. Primeiro, ao não disponibilizar o Symbian atualizado aos donos do E71, que é a mesma coisa que o americano E71x, só para a AT&T ter exclusividade foi feio, pois a empresa pensou só no mercado americano e não na possibilidade dos consumidores do resto do mundo se sentirem lesados. E, quanto ao 5800, ela tenta prestigiar o N97, tirando recursos dos outros touch. Mas ela devia admitir que o N97 não foi o que se esperava e apoiar o que deu certo. Os blogs perguntam : o N900 vai decretar o fim do N97? Eu digo, não: quem decretou o fim dele foi o 5800!

    Eu acredito que, para o crescimento da marca e do debate, devemos opinar positiva e negativamente. Ficar babando ovo e fingindo que defeitos não existem não adiciona nada.

    Abraço!

Deixe um comentário

