Meu novo brinquedo chegou!

Primeiramente, algumas considerações:

  • Por ter me ausentado um pouco do blog, desculpa pessoal! Foi uma semana extremamente turbulenta, e eu precisava de um descanso mental. Agora já estou pronto para outra, a vida continua e eu já descansei o suficiente!
  • À todos os pais que visitam este blog: Feliz dia dos pais!  Ser pai deve ser a realização da vida de um homem, e é o meu maior desejo. Ainda serei pai um dia, e irei viciar meus filhos em gadgets, assim como eu 😉

Já considerei bastante por aqui 😉 . Vamos falar do que interessa.

A alguns posts, eu havia falado sobre a compra de um gadget para jogos. Muita gente palpitou que seria o PSP. A resposta? Não, não é o PSP! Minha opinião sobre ele: é o melhor portátil para jogos, disparado. Têm jogos incríveis (e o novo Gran Turismo promete ser ainda mais revolucionário), bons emuladores, entre outras coisas. Agora, vou falar os motivos que me fizeram NÃO comprar o PSP:

  • Grande demais. Não caberia no lugar especificado para ele na mochila. O lugar que, teoricamente seria dele, vai a HP, e essa eu não troco!
  • Ao escolher, muita gente falou da questão dos vídeos. Sua tela é linda, grande, a qualidade do som é ótima, eu fiquei realmente impressionado com os testes in hand. Mas ainda prefiro o N800. Bom, eu nem assisto muito a vídeos on-the-go, no máximo algo engraçado no Youtube ou alguns outros vídeos. Nesses casos, N95/N800 suprem a necessidade perfeitamente, pois não preciso ficar convertendo, sem contar que não preciso de um PC para passar os filmes (posso baixar um filme do Youtube no N95, via Yourtube, salvar em um formato qualquer, mandar por bluetooth pro N800 e assistir na tela maior. Show de bola !).
  • Wifi? N800/N95/E71/iPod/netbook/notebook/Pc de mesa. Não, não preciso de outro gadget para entrar na internet!
  • Preço. Para o que eu queria (emular Final Fight, lembram-se?) existem gadgets muito mais baratos.

Resumindo, a compra estava entre um GP2X e um Dingoo. DS estava fora, porque a sua CPU é um tanto baixa, e eu não sou nem um pouco fã de Stylus! Havia aparecido um GP2X FX-100 (primeira versão do mesmo) no mercadolivre, por 400 reais. Este é um ótimo aparelho, entretanto achei o seu preço um pouco salgado, pois o mesmo é datado: a Game Park Holdings, fabricante do mesmo, já lançou duas versões. A última, o GP2x Wiz é um senhor portátil, com tela OLED, abre flash, tela touchscreen … e SEM TV-Out (presente no FX-100) e praticamente o mesmo preço do PSP. E com um controle ruim. Já o Dingoo, é chinês, o que me deixava apreensivo. Já estava me conformando em utilizar o N800 para o fim, mas não dá. O iPod muito menos (eu não vou instalar softwares crackeados no mesmo, e a AppStore brasileira é uma piada para jogos!). Então resolvi participar das comunidades. Mas o fator decisivo, foi observar a compra de um MP9 E71i pelo amigo Claudio Martinez: para quem não o conhece, ele é o responsável pelo blog AllGSM. Conheço o mesmo desde os tempos que frequentava o fórum PlusGSM, e tenho uma opinião: Ele e o Ramalho são os caras que mais conhecem celular no Brasil (minha opinião pessoal, gente!). Sendo assim, a sua opinião conta muito para mim.

Esperei alguns dias por posts do Claudio sobre o seu MPx chinês. Ele elogiou a qualidade do produto, mostrando que nem todo produto chinês é ruim! Sendo assim, e lendo as opiniões do pessoal pela internet em geral, acabei me decidindo pelo Dingoo. Porque ?

  • O mais barato dos três.
  • Emula Final Fight muito bem! Tanto o do Arcade quanto o do GBA.
  • Recentemente, um engenheiro  (espanhol, de apelido Booboo), portou um Linux para o mesmo. Seu processador é um Ingenic, e o seu sistema operacional é um UC/Os. Se roda este sistema, provavelmente roda também o Uc Linux, que meu amigo Marcelo Barros deve conhecer bem. Sendo assim, tenho um aparelho que irá me servir de diversão por 2 anos, e após isto, provavelmente será a interface do meu TCC da faculdade. Investimento futuro 😉

Mais pra frente vem unboxing, primeiras impressões, review, como instalar o Dingux (o linux dele), etc. Mas não vou abandonar os outros assuntos, fiquem tranquilos 😉

3 comentários sobre “Meu novo brinquedo chegou!

  1. Cade as fotos do bicho Mauro bota ai pra galera, o A320 ta 82 dólares la na DX, nas cores branca e preta.
    Os fabricantes Chineses fazem uma coisa que nenhum outro fabricante no mundo faz, se atualizão rapidamente.

  2. Já que fui citado …

    UC/OS (micrium.com/) e uCLinux não tem muita relação, Mauro. São sistemas bem diferentes e rodar um não implica necessariamente rodar o outro. Mas não quer dizer que não pode também, claro.

  3. Mais uma pro aprendizado 😉

    Valeu Marcelo!
    Mesmo assim, ele já boota Linux, o que o qualifica para o meu projeto de TCC!

Deixe um comentário

