N95 – Muitos dias de uso

Com duas semanas de uso, já estou completamente adaptado a este celular. Portanto vou falar dos pontos que mais gosto no mesmo.

Câmera: realmente, a câmera do aparelho é ótima. Fotos claras, nítidas, mesmo em ambientes com pouca luz não fica aquela granulação horrível do E71.

Digitação: foi um pouco difícil voltar a me acostumar com o T9. Mas tudo é questão de prática, e agora já estou melhor. Lógico, nem dá pra comparar com a velocidade de digitação no E71, mas este é um N-Series, o foco é completamente diferente! Com duas semanas de uso, o dicionário do preditivo já contêm a maioria das palavras que uso, dificilmente adiciono alguma nova. Só acho o teclado um pouco pequeno para meus dedos gordos 😉

Resposta tátil: perfeita. O curso dos botões é perfeito, não é a tôa que já li algo do tipo “o teclado do N95 é o melhor em celulares”. Só que, em minha opinião, faz um pouquinho de barulho demais!

Slider: disso não gostei. O mesmo já se abriu mais de uma vez no bolso. Preciso providenciar uma capa para carregar o mesmo.

Tamanho: ele marca no bolso, não é fino como o E71. Mas a câmera compensa.

Multimídia: o volume é alto e de boa qualidade nos alto falantes, ele é compatível com fones de 3.5mm e o seu adaptador também. Achei a qualidade do fone que vem com o mesmo boa, mas com o fone da Philips que eu comprei para usar no iPod, a qualidade do som fica ainda melhor!

Também, na parte multimídia, vale falar de coisas que gostei muito: a galeria e o Podcasting. A Galeria é bem organizada, e funciona muito bem, algo que nunca tive muito sucesso no E71. O programa de podcasts é bom, e é padrão em todos os Symbians. Para gerenciamento no aparelho, não conheço programa melhor.

O player de música é bom, com poucos ajustes e faz bom uso das teclas específicas. Só não gostei de um detalhe: alguns CD´s aparecem com as capas, e outros não, mesmo todos os diretórios contendo um arquivo nomeado Folder.jpg e as capas estarem embutidas em todas as mp3 (faço isso manualmente pelo iTunes). Não entendi o porque de umas aparecerem e outras não (será o tamanho das imagens ?)

Jogos: instalei alguns jogos no mesmo, e o desempenho é muito bom. Ainda pretendo instalar Quake e Open Tyrian no mesmo, para ver o desempenho, mas, comparando com os jogos que eu tinha no E71, a impressão é que o mesmo roda mais fluído.

Enfim, embora este já não é um featured da Nokia, a sua relação custo-benefício vale muito a pena! Se você não faz questão de ter uma tela touchscreen ou teclado QWERTY, não conheci até hoje um aparelho melhor! Bem, exceto o meu ex W200a, da Sony Ericsson, mas aquele celular, para o meu uso na época, era simplesmente perfeito. Mas hoje já não me atenderia!

2 comentários sobre “N95 – Muitos dias de uso

  1. Por outro lado, tenho um amigo que não via a hora de se livrar do N95 por causa do tamanho dele, além de marcar na calça é desconfortável para carregar e até mesmo para segurar.
    A necessidade de ter uma ótima câmera tem que compensar muito!

  2. Mauro, eu tive exatamente o mesmo problema que você com relação as capas dos CDs.
    Utilizava o iTunes pra adicionar capas nas MP3 mas no celular elas não apareciam de jeito nenhum.
    Consegui resolver o problema aplicando as capas utilizando um programa chamado Tag & Rename, que também uso pra arrumar as Tags dos MP3.

Deixe um comentário

