Comunicação Móvel – Um pouco em cada dispositivo!

“Quem não se comunica, se trumbica!” Essa frase velha e batida justifica horas e horas de nossas vidas. Afinal, quem não se comunica? Passamos horas e horas do dia somente nos comunicando, seja via internet, e mesmo nessa, via de bate papo de texto, voz, vídeo, etc. Podemos também ir mais a fundo, e concordarmos com nossas professoras de tecnologia, que sempre dizem, “Estamos na era da comunicação, mas nesta era o homem praticamente deixou de se comunicar”, pois nos encerramos atrás de telefones, mail, fax, internet, mas não estamos nos comunicando como deveríamos; a informação é cada vez mais pobre, o contato humano diminui e nos tornamos cada vez mais sozinhos e tristes. Isto faz a alegria de psicólogos, de empresas de remédios, mas este blog trata sobre tecnologia e engenharia, mas não engenharia humana 😉 . Então vamos lá.

Tendo gadgets para todos os cantos, é normal que eu seja uma pessoa comunicativa. Todo gadget que possuo já foi utilizado para esse fim: comunicação por mail, por comunicadores instantâneos. Sempre utilizei este tipo de rede, desde os primórdios, com IRC e ICQ, até hoje, onde sou utilizador assíduo da praticamente onipresente rede MSN, mas também utilizo a rede a google, o Gtalk, onde possuo um nome muito mais profissional e apresentável 😉 . Também utilizo o twitter, e sempre soluções de mail. Irei falar um pouco de cada (não, isto não será uma análise!).

Nos PC´s, notebooks e netbooks utilizo grande parte do meu uso de comunicação via mail. Acredito ser mais confortável redigir mails em um teclado full size, sem contar a facilidade em adicionar figuras, anexos. Meu programa para isso, sempre que possível, é o Thunderbird: ele gerencia um diretório IMAP, como o serviço do Gmail muito bem, sendo mais leve que o Outlook (uma as melhores ferramentas da Microsoft, na minha opinião!). A customização do mesmo através de plugins também merece destaque: utilizando o Lightning e o Provider, sincronizo o meu Google Agenda no programa, agilizando as minhas consultas.

Também utilizo muito o MSN nestes micros e, neste caso, a escolha recai no Windows Live. Acho o programa completíssimo, mesmo as firulas não me incomodam. Porém, rodar Windows Live no netbook, nem pensar! Enquanto meu netbook for o Mobo, tenho que partir para dois programas alternativos: Trillian e Miranda.

Trillian é um programa adware, com versões gratuita e paga, que permite a comunicação em diversas plataformas. Consegue fazer muitas das funções das redes, como trocar arquivos. Não sei se funciona conversa por voz, pois não uso 😉 . Também consegue abrir as contas de mail do hotmail, por exemplo, e notifica caso cheguem novas mensagens. É um programa mais leve, as vezes nem tão leve assim, o que faz eu ir mais a fundo e utilizar o Miranda.

Miranda é um programa open source, multiplataforma e com suporte a várias redes, que só faz o realmente trivial: trocar mensagens. Não espere ver as fotos do utilizador, trocar arquivos ou mandar os dispensáveis snudges ou chamar a atenção. Ele se propôe ao básico, que é trocar mensagens de texto, e nisso ele faz muito bem: levíssimo, roda em qualquer máquina e consome pouquíssimos kb, bom para pessoas que utilizam planos de internet com pouco consumo. Recomendo para aqueles que desejam fazer o básico em um computador pouco potente, e não se preocupam muito com as perfumarias.

Para os portáteis, existem boas alternativas. Entre o N800, E71 e iPod Touch, existe uma alternativa universal: o Fring. Este programa consegue comunicar com uns 800 diferentes protocolos de comunicação, e mais uns que ainda não foram inventados 😉 . Bom, infelizmente isto é o que faz eu não gostar do programa: o maior uso dele é conectar no Skype no E71.

Por falar no gigante das comunicações VoiP, é legal saber que o mesmo possui versões nativas para PC, Maemo (N800) e iPod/iPhone.

Ainda sobre o N800, existem outras formas de se conectar às redes de bate-papo. Uma das formas é instalar o pacote RTComm, e utilizar o programa de bate papo nativo para se conectar em redes como MSN e Gtalk. Outra forma, esta utilizada por mim, é utilizar o excelente programa Pidgin. Em minha opinião, um dos melhores programas gratuitos existentes, e um projeto maduro, que vem melhorando cada vez mais, desde os tempos em que se chamava Gain.

Para o E71 e iPod Touch, as opções são as mesmas: Além do Fring, existem dois programas que eu utilizo: os multiprotocolos Nimbuzz e Ebuddy. Eu utilizava o primeiro no iPod e o segundo no E71: porém, o lançamento do Ebuddy para iPhone fez eu abandonar a primeira alternativa. Os dois se equiparam: possuem praticamente as mesmas funções, os mesmos defeitos e qualidades, então, vai da adaptação do usuário mesmo. Eu me adaptei melhor ao buddy, mas com um adendo: A versão para iPod/iPhone vêm com uma opção de funcionar em background por um determinado tempo, então você acaba recebendo as informações mesmo se está utilizando outro programa! Ta aí um pouco da capacidade multitarefa do Touch, e eu irei fazer um review desse programa por isso.

Por fim, utilização do Twitter: em desktops e iPod, utilizo o supremo TweetDeck. Minha opinião: Tweetdeck é melhor que Twirl para desktops e melhor que Tweetie (pago) para iPhone. No N800, o piorzinho de todos: Mauku, e no E71, utilizo o Snaptu. O Gravity é show de bola, excelente, mas não uso tanto o twitter assim pra comprar um aplicativo de 20 dólares!

Por fim, quem quiser me adicionar em todos os protocolos:

MSN: Mauro.sergio.martins@hotmail.com

Gtalk: eng.mauro.sergio.martins@gmail.com (que também é meu mail de contato).

Skype: mauro.sergio.martins

Twitter: http://www.twitter.com/mauromartins

Um abraço, e uma semana bem comunicativa a todos 😉

Deixe um comentário

