Abiword e DocsToGo para iPhone : Minhas opções de textos portáteis

Primeiro, uma explicação: estava com uma virose, o que me deixou debilitado e eu não consegui escrever nada nos últimos dias. Sorry !

Embora eu tenha feito o cabo, utilizar um teclado USB com o N800 não é lá muito prático. Pode ser que um teclado bluetooth serviria melhor, mas eu não o comprei ainda, e nem pretendo comprar tão cedo 😉 portanto, opções de texto para o N800 deveriam utilizar o teclado virtual. Isto deixa o Open Office inutilizável (bem, por ele ser um pouco lento no tablet, também). Portanto, como opção de textos, me resta o Abiword.

Este processador de textos multiplataforma, está na sua versão 2.7.3, preparando para dar o salto para a versão 2.8 . A equipe de desenvolvimento se lembrou do tablet, e lançou a última versão simultaneamente aos lançamentos de todas as plataformas. Eu era um crítico do aplicativo, pois o mesmo era quase inutilizável. Agora, embora ainda ocorram travamentos, hoje o mesmo pode ser considerado uma boa opção para a digitação de textos no tablet, para todos aqueles que o vêem como ferramenta produtiva.

Já o Docs To Go é um velho conhecido da turma do Palm. Quem o conhece, afirma não existir opção melhor para criação de textos em dispositivos portáteis. Quando o mesmo ficou disponível na appStore, eu não titubeei e o comprei. Mesmo não tendo ainda a função a planilhas, comprei mesmo pela edição dos textos.

E o que achei ?

Bem, primeiro gostei da ferramenta de sincronização. O aplicativo a ser instalado no Pc é intuitivo. Muita gente não gosta da necessidade de se ter um aplicativo de sincronização: eu não me importo.

O teclado do iPod é infinitamente superior ao do N800: e este é um fato que até hoje eu não entendo! Tendo o N800 uma tela de 1″ maior, era de se esperar que o teclado landscape fosse melhor: porém, o teclado landscape do iPod é mais preciso, mais rápido (em grande parte por causa da tela capacitiva, mas os botões são bem melhor posicionados) e, pasmem, o teclado portrait é utilizável! Show do pessoal de design da Apple, e um dos motivos que ainda me fazem não comprar um 5800XMusic é justamente o teclado landscape ser igual ao do N800.

O Docs não trava, nem mesmo visualizando PDF´s. Aliás, comprando o Docs, você elimina a necessidade de comprar um visualizador de PDF´s, o que acaba tornando o mesmo um produto 2 em 1. Mas, infelizmente, nem tudo é perfeito: faltam as edições em planilhas e apresentações.

O iPod é muito superior ao N800 em matéria de edição de textos. Alguns podem argumentar: mas o N800 roda o Google Docs (bom argumento!), ou algo como : o Abiword é gratuito. Mas, acredito que muitos pagariam por uma solução definitiva para o N800, caso a mesma existisse. E $4,99 não é, de maneira nenhuma, um preço abusivo.

Alguns podem se perguntam: e, com um E71, porque não fazer tudo pelo Quick Office? Bem, nunca me adaptei ao programa, e a tela do smart é a menor entre as 3, logo, se torna a última opção. Caso eu venha a  vender o iPod e o N800, aí é outra história … 😉

3 comentários sobre “Abiword e DocsToGo para iPhone : Minhas opções de textos portáteis

  1. Quando o teclado inferior aparece, eu aperto o botão central do D-Pad. Aí o teclado inteiro aparece.
    Abraço !

  2. Olá Mauro.

    Cara me da uma juda. Comprei o N810 e to afim de instalar o AbiWord, mais não encontro um que instale, quando encontro e faço a instalação, diz que esta faltando arquivos para efetuar a inslação.

    Pode manda um link que tenho um que instale normalmente?

Deixe um comentário

