Meu netbook e eu – Os principais programas

A maioria das compras que faço, avalio o produto, pesquiso na internet e, se possível, tento utilizar um pouco do mesmo antes de finalizar a compra. Com o Mobo não, foi comprado sem análise nenhuma.

Comprei este netbook quando os maiores, de 9″ estavam engatinhando. Li algumas opiniões do tipo, “para usuários de smartphones, uma tela de 7″ é gigante”, “o Mobo esquenta menos que o Asus EEE, mesmo sendo mais lento, e é ideal para consultas rápidas na internet e digitação de textos”, e coisas assim. Acabei comprando o mesmo.

Bem, se fosse hoje ? Não compraria um netbook com uma tela menor que 9″. Realmente, vindo de um smartphone (no caso, um E62), a tela é bem grande mas, em um netbook, queremos fazer trabalhos de computador, portanto, precisamos de mais tela! Hoje, eu compraria ou um Asus EEE 1000HA, Acer Aspire One ou Dell Inspirion. Sem HP por causa da bateria.

Bom, mas já que comprei, temos que utilizá-lo. Hoje, um ano depois, tenho experiência de sobra. Então vão meus conselhos (para os que já o tem):

  • Navegação: utilizo o Opera. Coloco para reduzir em 90% a tela, o que elimina as barras de navegação lateral, e a grande maioria dos sites não perde a formatação. Mas flash deixa o mesmo um pouco lento. Não testei o Firefox 3.5 (pretendo fazer isto nos próximos dias) nem o Chrome.
  • Mail: Thunderbird Portable. Como o SSD é de somente 2GB, a maioria dos programas fica instalado no cartão SD auxiliar. Programas Portable rodam melhor que programas instaláveis, e o Thunderbird funciona muito bem. Posso dizer sem medo, gerenciar mail é uma das tarefas em que o Mobo se dá melhor.
  • Comunicador Instantâneo: Miranda. Esta foi uma  decisão difícil, pois o Miranda não mostra as fotos dos utilizadores, não transfere arquivos, e os outros comunicadores, como o MSN, ficam muito pesados nesta máquina. Aceito sugestões.
  • Vídeos: VLC. Mas é raro eu assistir vídeos no netbook: prefiro mil vezes o iPod, o N800, o E71, ou mesmo não assistir o filme 😉
  • Edição de arquivos: questão complicada. Utilizava uma versão Lite do Office 2003, que, aparentemente, era a melhor solução. Só que eu não tenho a licença, e estou evitando utilizar programas piratas! (é uma experiência minha, pessoal, e eu apóio a iniciativa livre. Mas não sou nenhum chato que fica reclamando de pirataria!). Então, utilizo o BR Office, mas este programa gera uma dificuldade: se você carrega o inicializador rápido dele no início da sessão, vai memória RAM preciosa, lembrando que no Mobo não dá pra utilizar arquivo de paginação!. Se você não carrega, a abertura de arquivo fica comprometida. Prefiro a segunda opção. Para textos rápidos utilizo o Abiword, mais leve. Preciso testar o Gnumeric no mesmo.
  • PDF: Foxit Reader. Rápido o suficiente para abrir os PDF´s sem deixar o usuário com raiva 😉 .
  • Outros usos: Utilizo o mesmo para passar arquivos para a calculadora, para simular circuitos elétricos com o Pspice, e jogar alguns jogos do Mega Drive.

Eu não recomendo a compra de um modelo desses, na verdade, nem de graça eu recomendo! Um Asus EEE 701 é um pouco mais rápido, e possibilita upgrades, e não vem com o horrível VIA C7-M (sério, fujam desse processador!). Mas já que eu tenho, bora utilizar. Se alguém conhecer outros programas bons e leves, e quiser compartilhar as experiências, agradeço!

2 comentários sobre “Meu netbook e eu – Os principais programas

  1. Mauro, boa tarde,
    No quesito Office, poderias testar o google Gears, acho que o teste é válido pois utiliza o próprio browser, talvez seja ruim por causa que é compatível somente com o firefox e IE.

    Não sabia que esse processador era tão ruim.

    Hoje fica inviável investir num netbook pois já fiz um grande investimento nos gadgets N800+HP 50G, e pra eventual necessidade de levar um notebook pra faculdade, posso levar o que tenho aqui de 14″.

    Pra o pessoal que usa o twitter, segundo um conhecido, é melhor instalar o adobe AIR + DestroyTwitter(isso no ASUS 701).

    Abraços.

Deixe um comentário

