Leitura Móvel – N800

Na ânsia de descobrir novas utilidades para o N800, e também ao tentar aprender a jogar pôker, descobri uma ótima utilidade para este aparelho: leitura de livros.

Hoje existem leitores profissionais, como o Amazon Kindle ou o Sony PRS-505, mas não sou uma pessoa com tanto dinheiro sobrando assim, e também esta não é uma necessidade muito gritante; logo, tentei adaptar algum de meus aparelhos para tal. Tendo dois aparelhos touchscreen, vi os prós e contras de cada aparelho, tendo escolhido finalmente pelo N800. O tamanho da tela ajudou, lógico: uma polegada a mais faz muita diferença para a leitura de livros. O que nos cansa a vista ao fazer leituras em dispositivos assim é a luz emitida (leitores como o Kindle são feitos de um material chamado e-ink, e não emitem luz), e o iPod, com seus leitores e-Reader ou Stanza possuem uma opção muito interessante, onde o texto fica em cor branca e o fundo escuro: embora esta opção não exista nos leitores de PDF´s do N800, em arquivos utilizados no FBReader, e um pouco de paciência, conseguimos este mesmo efeito.

Temos as opções de ler livros em PDF ou .PRC. O formato .prc é um formato para dispositivos móveis: porém, com o grande poder dos atuais smartphones, creio que o padrão será abandonado em prol dos PDF´s. Em todo o caso, se o livro a ser lido for um prc, utilizaremos o FBReader. Também podemos converter livros em PDF, seguindo estes passos do blog NPossibilidades.

Em arquivos PDF´s é ainda mais fácil, tendo 3 ótimas opções:  o leitor padrão do N800, o Evince e o ePDFViewer. Entre estes, prefiro o Evince, pois não é tão mais pesado que os outros, salva a última pagina lida, e abre uma infinidade de arquivos.

Já consegui ler no N800 por mais de uma hora, sem ter dor de cabeça, com um brilho de tela reduzido. Aos amigos que desejam um gadget para a finalidade de leitura rápida, e não pretendem comprar um leitor profissional, acredito que este gadget tenha o melhor custoxbenefício.

6 comentários sobre “Leitura Móvel – N800

  1. Fala Mauro,

    Uma dica para os donos do N800, existem programas que convertem arquivos de livros digitais em pdf, daí se você quiser tê-los no seu brinquedinho, basta convertê-los. 😉

    Abs!

  2. Melhor que fazer isso com um programa é fazer isso online de forma fácil e rápida.

    http://www.cometdocs.com/

    Esse site é mt simples e fica a dica. Ele converte vários tipos de arquivos….

    Mauro, já perguntei isso uma vez mas não tive resposta. Depois de tantas atualizações você está achando o Abiword mais estável ? Abraços.

  3. Fala Mauro, blz? Obrigado pelo link para meu blog em seu post. Mas tenho que descordar de você quando diz que os formatos de e-book tendem a ser abandonados em prol do PDF. O PDF tende a ser meio que uma “imagem do documento”.

    Com isso em dispositivos de telas menores fica sempre aquela história de arrastar o arquivo pra lá e pra cá, diminuir zoom, ajustar à tela… Já com os formatos próprios de e-books isso não acontece. Ele é “texto puro com imagens”. Com isso ele se ajusta automáticamente à tela, independente de que tamanho ela for.

    Desta forma o mesmo arquivo pode ser lido na tela de um aparelho antigo como o 6600, ou do N95, N800, iPhone, leitores de e-book dedicados…

  4. Fala Tiago, tudo bem ?
    Obrigado pela dica, testarei e colocarei os resultados!
    Sobre o Abiword: só o fato de ele abrir normalmente o teclado fullscreen já me fez achar que o mesmo está mais estável. A outra versão travava muitas vezes, caso eu tentasse fazer isto! Pelo pouco que eu usei, acredito que a nova versão está sim mais estável, mas preciso fazer testes longos. Tenho que testar por mais tempo, eu estou usando muito o DocsToGo no iPod para digitar textos, deixando de lado o N800.
    Abraço !

  5. Alessandro, e os PDF´s com texto ? Estes também podem ser ajustados à tela.
    Eu realmente acredito que o PDF irá se tornar o padrão para livros. Com o aumento do poder de processamento, os novos dispositivos não irão engasgar com este tipo de arquivo.
    Mas eu tenho um embasamento por estar muito focado na área de engenharia. Comparando com áreas como medicina e advocacia, o nosso conteúdo disponível em ebooks é pequeno, toda a base de dados está em PDF. Pode ser que eu tenha esta visão em relação ao PDF por estar imerso neste formato.
    Em todo o caso, você é um entusiasta da leitura móvel, como eu. Você pensa em comprar um leitor de ebook dedicado ? Já teve experiências com outros gadgets, sem ser o N800 ? Repasse suas experiências! Eu nunca tinha percebido o potencial da leitura móvel: agora, com o N800 / iPod facilitando muito a minha vida que comecei a prestar mais atenção. O Mobipocket não formata legal os ebooks em PDF que eu utilizo na faculdade, você conhece outros conversores ?

    Abraço!

  6. Olá amigo. A leitura nestes dispositivos ainda é pouco conhecida. Obrigado por compartilhar sua experiência.

    Olha, você pode deixar a tela 100% NEGRA e a fonte “BRANCA” durante o dia e “CINZA ESCURA” se estiver num ambiente totalmente escuro.

    Eu faço assim no meu Nokia E-61 e estou bem satisfeito. Eu nunca uso o formato PDF. Uso o formato texto e o software QReader que instalei no Symbian S60 do celular

    abraços.

Deixe um comentário

