iPod Touch O.S 3.0 – Alguns dias de Uso

Esse post é inspirado em uma idéia, passada pelo amigo Franz Silva, via twitter. Ele me enviou algumas perguntas, as quais eu responderei por aqui, e também dar os meus pitacos. Valeu pela idéia, Franz! Abraço!

– Novas implementações de softwares/features deixaram o iPod Touch (2,1) mais lento?

O iPod Touch está um pouco mais lento, sim. A rolagem entre as páginas da Springboard não é mais tão fluída. Os jogos mais pesados, que rodavam tranquilamente na versão antiga, agora apresentam alguns engasgos. Este O.S novo é baseado no novo hardware do iPhone/iPod novo (sim, virá um iPod novo, já encontravam evidências no sistema operacional!) e ficou um pouco pesado no iPod antigo. Mas isto pode ser uma percepção mnha: o pessoal do iTouchBr, em seu review do novo firmware no iPod Touch 2g, acredita que o mesmo ficou mais rápido!

– Houve algum ganho de desempenho nos aplicativos e/ou jogos OpenGL?

Não notei. Ao contrário, o jogo que mais demandava hardware que eu tenho instalado (VM Polo Challenge, jogo gratuito distribuído pela Volkswagen), que rodava lisinho, agora têm engasgos. Mas o iPhone 3GS é muito mais poderoso, pois estão rodando o emulador de PSX tranquilamente, o que não acontece na geração anterior.

– Acelerômetro mais esperto? Resposta mais rápida?

Sim. A resposta do acelerômetro está muito mais esperta! No OS antigo, algumas vezes ele demorava para mudar o player para o Cover Flow, esta mudança é muito mais rápida. A sensibilidade provavelmente foi aumentada por causa do Shake to Shuffle.

– Houve melhora no consumo da bateria?

Ele desliga o Wifi mais rapidamente, logo, houve sim uma melhora no consumo. Já consegui passar mais de 15 horas com o iPod só em reprodução de música. Com a tela/wifi ligado, não tem jeito: 2 a 3 horas, no máximo, com brilho de tela reduzido. O grande vilão do gadget!

– Resposta ao touch screen melhorou?

Continua a mesma. O que é ótimo! Não conheço um touchscreen melhor até hoje.

– Sincronismo com o iTunes 8.2 não ocasionou nenhuma dor de cabeça?

Deu dor de cabeça por causa do sincronismo com os contatos do Google. O arquivo gcalsync.exe dava erro em toda a tentativa de sincronismo com o iTunes. O remédio, é encontrar este arquivo no computador, e rodá-lo em modo de compatibilidade Windows 98. Só assim para os problemas de sincronismo encerrarem.

– Backup feito no OS 2 (tem isto no iPod? iPhone tem…) foi restaurado sem problemas no OS 3?

O iPod têm o backup sim. Os aplicativos foram restaurados tranquilamente, já as definições, não. Tive que entrar novamente com todas as minhas senhas para os aplicativos funcionarem. Os contatos, por eu usar os mesmos do Google, após o passo descrito na pergunta acima, foram todos sincronizados.

– e o bluetooth ?

Bem, não tenho um fone de ouvido para testar, portanto, sem opinião formada.

– qual dos novos recursos agradaram ?

Primeiro, o Spotlight. Velho conhecido de usuários de Mac´s, ele busca conteúdo por todo o dispositivo. Por TODO mesmo. Busca nos mails, nas músicas, nas notas, fotos, vídeos. Muito bom recurso, posso gerenciar minhas notas bem mais eficientemente pelo iPod.

Outro recurso muito bom é o fato de se apertar o botão Home duas vezes, rapidamente, ele abre o tocador de música, que sempre roda em background (porque não liberar este recurso para outros aplicativos, ein dona Apple?). Dessa forma, podemos trocar de música dentro de qualquer aplicativo, sem a necessidade de fechar os mesmos.

O teclado landscape no aplicativo de mail é ótimo. Aliás, o teclado landscape do iPod é show de bola, fico imaginando o mesmo no N800. Dessa forma, digitar mails no iPod se tornou ótimo, e hoje é o meu dispositivo preferido para respostas rápidas.

Copiar e colar existe no iPod e é muito fácil utilizar. Pressionamos o dedo no texto, ele já abre as abinhas de onde queremos que seja o início e o fim do Copy/Paste. Pena que tenha demorado 3 OS para isso ser implementado 😉

Valeu a pena a troca?

Bom, a resposta é um não sei! Por um lado, para mim, a graça de ter um gadget é de brincar com o mesmo. E o OS novo / jailbreak deram um novo ânimo em relação ao iPod 😉 . Quem sabe, se eu comprar um fone bluetooth, eu use a mais importante implementação. Por enquanto, algumas modificações foram bem vindas, outras já existiam via apps do Cydia, e o meu uso do iPod é mais multimídia. Para pessoas que não fazem jailbreak / usam o mesmo para produtividade, sem dúvida vale a pena!

5 comentários sobre “iPod Touch O.S 3.0 – Alguns dias de Uso

  1. Muito bom Mauro!

    Faltou uns videozinhos, screenshots, … (Olha o cara dando pitaco no trabalho alheio!!!) :^)

    Estou de olho num iPod Touch, mas agora com as evidências sobre um novo hardware, provavelmente vou adiar minha aquisição.

    [ ]’s

  2. Franz, vou pensar no caso ;P

    O complicado seria fazer o downgrade, fazer um filme, fazer o upgrade e fazer outro filme! Sem contar que não tenho muitos recursos para tal (camera/soft de edição). Os screenshots virão, mais cedo ou mais tarde, é só sobrar um tempinho 😉 .
    []´s

  3. Depois q instalei a nova versao 3.0 notei que a velocidade de navegação ficou mais lento. Antes fazia downloads acima de 1mb/sg agora não passa de 200kbps/seg. Esse foi o único ponto negativo q pude perceber. Valeu

  4. Achei que só eu havia percebido mudanças, mas, lendo vários reviews, vejo que várias pessoas sentiram que o iPhone/iPod ficou mais lento em alguns casos.
    Obrigado pelo feedback!

  5. depois q instalei a versao 3.0 e fiz o jailbreak percebi q meu ipod esta esquentando mto enquanto sincronizo com o itunes ou enquanto estou jogando. ele fica mto quente perto da entrada usb. tbm percebi q qndo algum aplicativo tem algum video tipo animaçao ele da umas travadinhas… aconteceu isso com algum de vcs?

Deixe um comentário

