N800 – Um bom companheiro para o engenheiro

Embora ainda sou estudante de engenharia, já me sinto um engenheiro. Sempre que observo uma mesa de engenheiro, existem alguns itens que nunca faltam: muito papel rascunho (blocos de papel, folhas, post-it, etc.), uma calculadora, com predominância para HP´s, um PC, um caderno, uma agenda, e um celular.

Ao utilizar o N800, percebi seu potencial como engineer companion (termo que acabo de inventar, baseado no termo smartphone companion, um dos primeiros aplicados a ele 😉 ). Por agregar diversas ferramentas, este versátil gadget poderia permitir uma verdadeira limpeza na mesa de trabalho, permitindo um ambiente mais organizado.

A princípio, o N800 tomaria o lugar da calculadora. Sendo um pouco menor que uma HP 48, este seria o lugar por ele ocupado na mesma. Não teríamos a mesma eficácia de uma calculadora gráfica, mas, na maioria das vezes, utilizamos somente funções encontradas em calculadoras científicas, o que o gadget pode nos prover.  O programa Free42s é um emulador extremamente fiel a calculadora HP-42S, uma RPN. A implementação do programa no N800 utiliza uma skin da série 11 a 16-C, aproveitando-se melhor do formato widescreen. Pessoalmente, eu preferiria um skin baseado na HP-42S, mas isto é opção dos desenvolvedores, que, por sinal, fizeram um ótimo trabalho. Para os não adeptos de calculadoras RPN, existem outras opções, como o Nokia Handwriting Calculator, onde escrevemos no display as contas, e a calculadora as converte! Algumas podem ser encontradas aqui, em um post de fevereiro, quando o N800 não era lá tão famoso.

Bem, resolvido o problema da calculadora, podemos procurar outras atrações para ele. Um engenheiro está sempre metido em projetos: embora o dispositivo não tenha recebido nenhum port de programas que trabalham com diagramas de Gantt, temos algo ligeiramente parecido: mindmaps. Mindmaps são, em sua essência, diagramas para a gestão de informações. Podemos utilizar a representação dos nossos projetos desta maneira, e temos o programa Labyrinth portado para o gadget. Embora não sendo a forma ideal de apresentação de projetos, este programa poderá nos auxiliar na criação das idéias (mindmaps são ferramentas poderosas!). Um pouco do papel poderá ser jogado fora.

Para jogarmos fora ainda mais papel, as anotações podem ser feitas no ótimo, excelente, incrível, Xournal. Sempre que posso, falo deste aplicativo: é, na minha modesta opinião, o killer app do N8x0! Entre funcionar como uma folha de papel, ou anotar os PDF´s (que não precisaremos imprimir para fazer isto, diga-se de passagem), estamos economizando espaço e mais espaço em nossa mesa de trabalho. Sem contar que estes documentos estarão dispostos em uma forma bem mais organizada. Também teremos o programa nativo de notas, para as anotações, o Conboy, entre outros.

Gerenciamento de contatos / agenda? Sem problemas. Para os usuários de Palm, basta instalar o Garnet VM, e você terá a sua suíte preferida, com opção de utilizar o Hotsync. Caso não seja desejável a utilização do Garnet, temos a suíte GPE: nela, encontramos calendário, Todo List, agenda, entre outros. E, o melhor: cada programa da suíte pode ser instalado separadamente, só precisamos instalar os módulos realmente necessários. Existe um programa, o Erminig, que faz a sincronização com a agenda do Google Calendar, aumentando a produtividade.

Enfim, vemos que o N800 pode ser uma ferramenta e tanto nas mãos de engenheiros antenados! Para quem comprou o seu, e não vê um uso prático, espero que este post ajude! É muito ruim termos gadgets subutilizados.

Um abraço!

9 comentários sobre “N800 – Um bom companheiro para o engenheiro

  1. Não conhecia o Labyrinth. Vou testar

    Existem diversas calculadoras boas pro N800. Eu tenho instalado: “Galculator” é minha calculadora padrão, pois dá pra usar como calculadora de padeiro, escrever expressões ou usar a notação polonesa reversa. Gosto dela por ser feita para N800.
    Pra gráficos, tem o “Lybniz Graph Plotter” e, ainda para calculadoras emuladas como o Free42, existe o “ATI85”. Eu procuro um plotter dedicado melhor, com suporte a derivada e integral, mas ainda não achei.
    Atualmente, estou tentando fazer o Octave funcionar no N800, que é um clone open source do Matlab.

    dá uma olhada no forum.nokiabr.com.br que tem uma seção sobre Maemo. Estava pensando em fazer um post sobre calculadoras, mas antes queria o Octave funcionando. O fórum faz parte do http://www.nokiabr.com.br, que você já deve conhecer

    Pra não me estender mais, gostei do seu blog e assinei o RSS.

  2. Sou fã do seu blog e estava com saudades dos post relacionados ao N800. Faço engenharia e comprei a pouco tempo um N800, suas dicas são bastantes úteis para mim!

    Vlw

  3. João Oliveira, tudo bem ?
    Eu não tenho instalado o Lybniz e o Galculator. Irei instalá-las e testar, e criar um novo tópico sobre calculadoras no N800. A ATI85 eu já havia citado no post de fevereiro, e a SliderRule faz um pouco de derivadas, bem como algumas plotagens, você já a testou?
    O Octave eu conheço do Linux, já fiz um post sobre alternativas free ao Matlab. O GNU Plot funciona no N800?
    Eu conheço o fórum e acho seu blog um dos melhores em relação a dispositivos Nokia! Sem contar que o Marcelo Barros, a qual tenho como amigo e exemplo de vida, é um dos colaboradores. Acabei de criar minha conta no seu fórum.
    Fico lisonjeado por ter o meu blog seguido por pessoas com o seu perfil.
    Um forte abraço!

  4. Wendel, tudo bom ?
    Fico feliz por você gostar do conteúdo do meu blog! Sempre que possível, eu escreverei mais sobre o N800, um dos gadgets mais versáteis que eu já tive!

    Um abraço.

  5. Sim, o GNU Plot funciona no N800. No entanto, não encontro onde baixar uma versão recente do Octave e, por isso, pretendo compilar.

    Vou testar o Slide Rule.

    Sobre o NokiaBR, o blog é do meu irmão. Eu fico encarregado do fórum. Desculpa se fiz entender errado.

    abraços

  6. opa cara ótimo esse seu blog! aproveitando, queria saber como posso ler arquivos word no N800 de um jeito facil… sem que ele fique sobrecarregado já que é um arm que faz tudo o que ele consegue fazer….
    ah só fazendo uma breve apresentação também faço engenharia estou no 4ºano e também curto esses gadgets!

Deixe um comentário

