Perfil do Usuário do Twitter no Brasil

 A agência Bullet realizou, entre 27 a 29 de abril, a primeira pesquisa entre os usuários de Twitter no Brasil, a fim de mapear o perfil do internauta. Segundo a pesquisa, o perfil nacional é:

  • Homem entre 21 e 30 anos
  • Solteiro
  • Mora nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro
  • Está na universidade ou já concluiu o ensino superior
  • É usuário pesado de internet: passa cerca de 50 horas por semana conectado
  • Está no Twitter há menos de um ano, mas costuma acompanhar em média 111 pessoas e é seguido em média por 158 pessoas
  • Usa ferramenta 2.0 como orkut, Youtube, Facebook, Flickr, Last.fm, Google Reader
  • Replica posts interessantes
  • Atualiza-se pelo Twitter, por portais, blogs e amigos
  • (Fonte: Revista Info – Junho/09)

    Segundo a agência americana PMN (Participation Marketing Network), que realizou pesquisa similar no mercado americano, neste perfil (conhecido por Geração Y), somente 22% dos usuários possuem Twitter. O que explicaria esta diferença ?

    Primeiro, precisamos falar um pouco de gerações. No blog da Naira Modelli, existe um bom e recente artigo nos ensinando um pouco sobre os baby boomers, geração X e geração Y. Este artigo é voltado ao mercado de trabalho, mas dá uma ótima base sobre o tema. Basicamente, baby boomers são os filhos da segunda Guerra Mundial, nascidos entre 1946 a 1964. A geração X são os filhos da Guerra do Vietnã, nascidos entre 1964 a 1975. Por fim, a geração Y são os nascidos entre 1975 a 1994.

    No Brasil, a geração X não teve o contato com as tecnologias na mesma época que a geração mundial. Com a intervenção do regime militar na economia, o protecionismo tomou conta, e o povo foi privado do primeiro contato com microcomputadores. Vejamos o exemplo do microcomputador MSX, um dos primeiros a baratear a produção mundial: foi lançado mundialmente em 1982, e sua segunda versão, em 1985: já no Brasil, a sua primeira versão foi lançada em 1985, e seu alvo era o entretenimento. Desta forma, enquanto a geração X mundial estava desenvolvendo softwares em BASIC, a nacional assistia seus filhos jogarem Kareteka e desenvolverem programas simples.

    Este fenômeno das tecnologias fica ainda mais evidenciado na história da telefonia celular: enquanto o primeiro “alô” sem fio mundial foi no ano de 1973, em New York, no Brasil, o mesmo foi dado em 1990! O formato do twitter é inspirado em textos de mensagens SMS. A geração Y nacional foi a primeira a crescer tendo contato diário com a telefonia celular; logo, não é de se espantar que a tendência continue a ser utilizada na web 2.0. Já no EUA, pelo advento da banda larga ter acontecido na década de 90, os jovens utilizam ferramentas mais pesadas da web, como o MySpace e o Facebook.

    Outros dados interessantes: 85,5% dos usuários cursa ou já terminou sua graduação de nível superior. 83% dos usuários são solteiros.58,7% dos usuários possuem blog (e, provavelmente utilizam a ferramenta para expandir sua network e estarem a par das notícias rapidamente). 91% utiliza o orkut e 89% o Youtube. 80% dos usuários utilizam o Twitter principalmente para compartilhar links (a boa fama da ferramenta têm justificativa!). e 97% têm o costume de clicar nos links recebidos!

    Bem, para quem quiser ver a pesquisa completa, está anexada abaixo.

    E você, se encaixa nesse perfil? Eu, com certeza sim!

    8 comentários sobre “Perfil do Usuário do Twitter no Brasil

    1. Cara…. sou um Hard use de NET sim…. Na minha casa sempre tem um PC ligado a net 24hrs … uso youtube diariamente, orkut em dias alternados, não tenho blog mas leio diariamente uns 10 …. e ainda não entendi o Twitter. Tenho. Apenas para segurar o meu nome mas eu ainda não entendi para que serve aquilo… Acho muito “pra que isso” quando eu posso fazer tudo o que é feito ali por outras ferramentas mais difundidas (e-mail por ex) . Bom, posso mudar de idéia ainda mas… por hora eu não vejo razão de ser no twitter.

    2. Boa noite,
      Se você quiser recusar este comentário não tem problema, a idéia não é usar seu blog para fazer propaganda do meu, mas informar aos blogs que gosto e consulto que meu blog (http://ovostora.blogspot.com/) já está pronto, há dez dias estou montando o acervo e já possui mais de 100 aplicativos, mais de 100 wallpapers e mais de 50 temas, tudo free, nada cracked. Apareça para verificar.
      Obrigado.

    3. Tiago, tudo bom?
      Mas você têm mais de 30 anos (i.e. geração X) ?
      O perfil do usuário nacional de twitter é de hard user de internet, o perfil mundial que muda!

    4. Não não Mauro. Tenho 24 anos, se estou acordado estou na rede, e não vejo para que serve isso… rss.

    5. Minha amiga viu meu twitter e disse que parece conversa de louco. Rs. Faz parte. Eu acho muito interessante, mas isto depende de quem você segue, uma vez que eles podem enviar várias “rapidinhas” e links diretos sobre os assuntos que você gosta ou se interessa, e vice-versa.
      Se você seguir alguém que não tem nada a ver com o que você acha relevante, vai achar chato mesmo… sei lá, minha opinião.
      Valeu pelo ping Mau!
      Bjksss =)

    6. Qual amiga, a Anna ?
      O twitter é uma ótima ferramenta, mas você tocou no ponto chave: o que faz a qualidade do teu twitter são as pessoas que você segue. Tem muita gente que utiliza aquilo só pra ficar jogando conversa fora, e, para isso, eu acho meio inútil. O twitter se torna uma ferramenta e tanto se você seguir as pessoas que possuem os mesmos interesses. Eu, por exemplo, sigo a maioria dos probloggers brasileiros sobre tecnologia, assim, estou sempre atualizado.

      Beijo!

    7. Tiago, provavelmente você conhece o blog da Bia Kunze (a garota sem fio). Pois bem, ela praticamente abandonou o seu blog, e as atualizações são todas postadas via twitter. Seguindo as pessoas com os mesmos interesses, você estará sempre atualizado, a velocidade das notícias lá é impressionante! Blogs são a extensão do jornalismo atual, já o twitter, assim como o Youtube, são as novas ferramentas da web 2.0 que modificarão as estruturas das informações mundiais.

      Give it a try! Eu posso te ajudar, se você quiser! Abraço !

    Deixe um comentário

