Snaptu – Mais um cliente Twitter para S60 (E de quebra, Facebook/Feed Reader!)

Em conversa via twitter com o usuário geothanos, o mesmo citou o programa Snaptu como melhor cliente gratuito de Twitter para S60. Bem, como não conhecia o mesmo, resolvi experimentar.

Bem, o programa é sensacional! Para instalar o programa, abra a página m.snaptu.com a partir do browser nativo do celular e clicar no link “Download snaptu”.

O programa é uma interface de widgets. São vários aplicativos muito interessantes. Existem widgets para o Facebook, para o Picasa, Twitter, leitor de RSS, previsão do tempo no AccuWeather, Google Agenda, um dicionário em inglês. Para quem estava procurando somente um cliente Twitter, foi uma grata surpresa este programa! Embora o mesmo seja baseado em Java, a sua execução no E71 foi rápida e tranquila, sem travamentos e lentidão. Parece um programa em formato .sis funcionando! O único senão do programa, algo que deve ser corrigido nas próximas versões, é a parte das senhas. Se você deixa a sua senha salva, caso entre no menu de senhas novamente, ela não estará protegida com asteriscos. Uma mancada, pois seu telefone pode cair em mãos erradas, e as senhas estarão desprotegidas. Por causa deste pormenor, recomendo que o modo de guardar senha não seja utilizado.

A utilização do Twitter neste app é tranquila, e, em minha opinião, a experiência do uso é mais completa que no Tweets60. Podemos abrir a timeline dos usuários, virar follower e dar unfollow, reply, direct, visitar os links. Os únicos features ausentes são um encurtador de URL (presente no TweetS60) e a falta de integração com o TwitPic. Bom, eu nunca utilizei o TwitPic, mas sei que muita gente utiliza e é algo que poderia estar presente nas próximas versões. O encurtador de URL é um item importante, dada a limitação de caracteres do Twitter, e faz muita falta para bloggers! Sorte que isto já está presente no wordmobi 😉

O visual é limpo e segue as cores originais do twitter: aquele azulzinho bebê que irrita muita gente, mas eu não ligo. Um detalhe interessante, é o help em inglês do cliente: explica para os leigos o que é o twitter, o que é um reply, direct, etc. Dúvidas de iniciantes, mas que pouvas pessoas têm paciência para explicar!

O cliente RSS é um show! Permite a importação dos feeds do Google Reader. A leitura dos feeds é feita no próprio programa, que possui uma fonte grande, o que torna confortável a leitura.

Não posso falar muito do cliente do Facebook, pois mal conheço o programa. Porém, acabei de me cadastrar lá, e quem quiser adicionar, sinta-se à vontade 😉 Mauro Sergio Martins!

Testarei também a conexão com o Google Agenda, quando tiver mais tempo.

O dicionário, provavelmente seja baseado online. Têm uma boa base de dados, mas é um dicionário somente inglês-inglês. De qualquer forma, possui bastante verbetes, e a explicação dos mesmos é bem eficiente e ajuda bastante, no caso de procurar uma palavra desconhecida no idioma inglês.

Por fim, um dos programas disponíveis é um simpático jogo de Sudoku, que possui inclusive opção para salvar o jogo e continuar mais tarde. Ótimo passatempo para celulares! Para adicionar os programas não visíveis, é só ir em Opções – Add Aplication. As aplicações que não estarão na home do programa estarão lá. Existem leitores de notícias para Reuters, BBC, entre outras.

Recomendo muito a instalação do programa, para todos que não querem pagar pelo Gravity (melhor opção de twitter para S60) e que estão interessados na gama de aplicativos!

Anúncios

2 comentários sobre “Snaptu – Mais um cliente Twitter para S60 (E de quebra, Facebook/Feed Reader!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s