Netbooks

Onde tudo começou: O primo distante dos netbooks atuais chamava-se … Hum, netBook 😉 . Eram fabricados pela empresa Psion, e, conforme a foto ao lado, podemos ver que já tinham o form factor que estamos acostumados nos netbooks de hoje. Rodava Windows CE, e mais tarde Windows Mobile, e foi lançado em 1999. Provavelmente, não obteve um maior sucesso pela mobilidade não ser difundida como hoje.

Pulamos para 2007. Temos três vertentes procurando um notebook pequeno, barato, acessível: A Intel, com o desenvolvimento do Classmate PC; Nicholas Negroponte, com a sua organização OLPC (one laptop per child), querendo desenvolver um sistema barato, para doar aos estudantes dos países pobres, e, por fim, a Palm, com o seu vaporware Foleo. Em setembro deste ano, a empresa Asus lança o hoje famoso Asus EEE PC 701, um computador com monitor de 7″, SSD de 4GB, 512MB de RAM e um preço extremamente acessível. O lançamento do EEE PC coincidiu com o início da mudança de paradigma na computação, onde estamos saindo da computação local e indo para a nuvem, assim diminuindo os requisitos computacionais locais, sendo mais importante uma largura de banda alta. Estes PC´s, chamados netbooks, por terem seu uso baseado na internet, foram um sucesso estrondoso, e a maioria das grandes fabricantes de PC´s lançaram as suas versões. Hoje, temos netbooks para todos os gostos, com o monitor de 10″, e a volta do uso de HD´s predominando.

Os primeiros netbooks utilizavam o processador Celeron UNLV, baseado em processadores antigos da Intel, porém relativamente econômicos em matéria de consumo de energia.Processadores antiquados eram utilizados nos primeiros netbooks: além dos Celeron, a VIA marketeou o seu chip C7-M, sendo utilizado por algumas empresas, nomeadamente a HP em uma das linhas do seu netbook 2133 mini. A pior opção, seguida por algumas empresas, foram lançar netbooks baseados no processador AMD Geode, que alcançava no máximo 500MHz, e têm a sua tecnologia datada em 1999! A Intel, percebendo o potencial deste novo nicho, lançou a sua linha de processadores Atom, primeira específica para este tipo de PC, e hoje presente em 90% dos netbooks.

As primeiras versões utilizavam alguma versão de Linux adaptada pelo fabricante: com o boom do mercado, a Microsoft se vê pressionada a aumentar o suporte do Windows XP, uma vez que com o baixo poder computacional destes micros, a utilização do Windows Vista seria inviável. A empresa aprendeu a lição, e seu novo sistema, Windows 7, terá versões aptas a rodar nestes equipamentos.

Os primeiros EEE Pc´s vinham com uma distribuição conhecida como Xandros, baseada no antigo Corel Linux (logo, baseado no Debian). O espanhol Airis Kira (famoso por ser origem do primeiro netbook nacional, o Positivo Mobo) utilizava o Limpus Linux. Também temos algumas versões mantidas pela comunidade aberta, como o EEEbuntu, o Ubuntu Network Remix, Easy Peasy, e o Moblin, este, criado pela Intel para ser utilizado em todas as plataformas que utilizam seu chip Atom. Por fim, alguns fabricantes estão utilizando o sistema operacional Android, o sistema operacional criado pela Google para ser utilizado em smartphones e MID´s. Sim, os dispositivos estão se conectando, e estamos chegando ao próximo passo da revolução dos pequenos: os smartbooks. Mas estes, ficam para um próximo artigo 😉

Anúncios

3 comentários sobre “Netbooks

  1. Oportuno post para mim nesta semana. Pensando em comprar um net para minha esposa só navegar, qual recomendaria com XP e qual com Linux, que aliás não conheço nada.

  2. Uma verdadeira aula sobre a categoria,
    Parabens!!!
    Gostaria de ver um artigo semelhante a esse com comparações de custo benefícios entre Net books… seria interessante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s