Inequidade da Participação – A Lei 90-9-1

Quantas vezes você comenta um blog? Quantas vezes você responde a um comentário em um fórum? Uma comunidade do orkut, talvez. Bem, este fenômeno é alvo de estudo. Foi proposto por Jakob Nielsen, e é conhecido como a Lei 90-9-1.

Esta lei propõe o seguinte: 90% dos usuários de internet não contribuem (lurkers), apenas acessando os seus pontos de interesse, porém sem agregar valor. 9% dos usuários contribuem esporadicamente, pois possuem outras prioridades não relativas à internet, e somente 1% dos usuários da internet contribuem significativamente!

Entenda que o termo contribuir é muito abrangente e é algo bem trivial. Postar uma foto no Flickr é uma forma de contribuição, postar um vídeo no Youtube, um comentário em blog ou fórum, tambem.

O estudo de Nielsen é interessante, e pode ser acessado aqui. Ou, aqui, um pouco do mesmo estudo em português. Finalmente, no blog pessoal do Ibrahim Cesar, blogueiro que está entre os 100 blogs mais influentes da web em portugues e conterrâneo, podemos conhecer outros fenômenos.

No mesmo estudo, Nielsen propôe um número mais justo de colaboração, 80-16-4, com os seguintes passos:

  • Facilitar a colaboração. Muitas pessoas têm dificuldade com a criação de conteúdo, por não saber utilizar as ferramentas disponíveis.
  • Tornar a participação uma consequência. Imagine um grupo de estudo, criando os seus relatórios em um blog. Os vários integrantes do grupo postarão neste blog comunitário e gerarão conteúdo. Pessoas irão encontrar este blog nos mecanismos de buscas e deixarão comentários. Isto se torna um círculo vicioso, porém, a atual estrutura de colaboração teria que mudar. Mas não escrevo sobre gestão de pessoas para me aprofundar neste tema!
  • Utilizar modelos. O que inibe a criatividade inata de muitas pessoas é que as mesmas não sabem de que ponto partir. Tornar a criação de conteúdo mais simples, com modelos claramente definidos, irá impulsionar a criação de conteúdo. As pessoas mais audaciosas e menos propensas a seguir modelos continuariam a utilizar as ferramentas de criação tradicionais.
  • Recompensar (mas não excessivamente) as contribuições. Isto já acontece em alguns pontos. Empresas jogaram todo o seu setor de desenvolvimento para a nuvem e remuneram as melhores idéias. Isto incentiva a contribuição e a geração de conteúdo.
  • Promover as contribuições de qualidade. Isto já é feito na blogosfera: os blogs mais populares ajudam aos trabalhos de qualidade com citações, ping/trackbacks, assim melhorando a qualidade das contribuições. E, a maioria dos blogs que só copiam conteúdo, sem citar e criar, acabam fadados ao fim.

O que eu quero com este artigo? Bem, gostaria de ser uma influência positiva a todos os visitantes. Pensem no seguinte: se temos um alto nível de contribuição, teremos um conteúdo cada vez melhor à nossa disposição! Não titubeie em dar suas opiniões nos blogs: o que motiva um blogger, mais do que o número de visitas diárias, é a qualidade dos comentários. Só assim para sabermos onde melhorar, onde está bom, e o que nossos leitores esperam de nós. E, incentive seus amigos a criarem blogs: existem jóias raras que só precisam de um empurrãozinho para mostrarem todo o seu potencial criativo nessa floresta de conhecimento que é a web!

Um abraço a todos e, não esqueçam, contribuam!

Anúncios

2 comentários sobre “Inequidade da Participação – A Lei 90-9-1

  1. Hoje passei por um blog onde o autor do post questionava se queremos mudar o mundo ou simplesmente absorver as informações. Sim, nós queremos mudar o mundo mas ainda deixamos para o outro a tarefa de lutar por isto.

    Estamos em uma era em que nada é regra, a informação está exposta para ser analisada e acrescentada. Todos podemos (e devemos) entender pelo menos um pouco sobre tudo! Não adianta ser especialista somente em um assunto e não promover nenhum tipo de troca de conhecimento sobre outros.

    Nada pior para um blogger quando ninguém tem dúvidas nem questiona o que você escreve. Como já dizia Oscar Wilde: “Ah! Não me diga que concorda comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado.”. É bem por aí.

    Além do mais, comentar e gerar conteúdo é um treino e um aprendizado sempre. Pratiquem!

    Um abraço,
    Naira

  2. É o combustível do “blogueiro” os comentários e com conteúdo. Tava até pensando em comentar isso lá no blog, mas acho que aqui é o lugar certo pra isso.

    Até em foruns comentários que não trazem algo novo ou útil para o tópico atrapalha um bocado.

    Mas é real, tem gente que tem o que escrever, mas não sabe nem por onde começar, minha sogra quer publicar textos, diz que quer criar um blog e não criou até hoje, não sei se por falta de tempo ou pq não sabe criar um.

    Normalmente o que se é comentado nos posts é sobre perguntas, que gerarão respostas, mas as respostas terminam vindo do próprio dono do blog, mas até que tenho notado a galera comentando mais nos blogs, ajudando os outros leitores.

    []´s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s