Computação na Nuvem – N800

O que acontece quando você está em período de provas e têm um blog? Bem, ele fica às moscas 😉 . Mais uma vez, peço desculpas a todos, mas é só mais uma semana puxada, depois disso ficará mais tranquilo e os posts voltarão a acontecer.

Bem, no pouco tempo livre, visito alguns blogs, e um dos preferidos é o NPossibilidades. E encontrei um ótimo post, onde o Alessandro testou o sistema operacional EyeOS no N800. O que é este EyeOS ? É um sistema operacional baseado na nuvem. O que é esta nuvem ?

Bem, computação em nuvem é um conceito novo, adotado nesta década por empresas do porte como a Google e a IBM. Neste modelo, os dados e os programas não estarão presos em um computador, mas em meio a uma nuvem de servidores espalhadas por diversos países, e acessíveis a partir de qualquer computador conectado à internet. Assim diminuindo o gasto das empresas com TI, uma vez que o armazenamento dos dados não necessitará mais de servidores dedicados dentro da empresa, sendo importante a largura da banda (em miúdos: velocidade do acesso à internet).

Imaginem um futuro onde não precisaremos ter instalado em nossos computadores, programas como uma suíte Office, onde qualquer computador com acesso à internet já será sua mesa de trabalho. Uma visão muito futurista para alguns, mas algo bem real. Já existem empresas que utilizam os serviços da Google para gerenciamento/armazenamento de mail e sua suíte Google Docs. (sim, a Google comercializa estes serviços, são uma extensão dos aplicativos gratuitos). Isto é tão real que foi um fator determinante à IBM vender a sua divisão de computadores pessoais para a Lenovo e se dedicar ao mercado de servidores. E gadgets como os MIDs e novos aparelhos celulares encaixam-se perfeitamente à esta nova tendência.

Alguns endereços : 

  • Zoho, uma suíte Office online;
  • Google Docs, a suíte Office da Google;
  • Google Reader, leitor de RSS da Google, extremamente ágil, pois você sempre terá a sua lista de RSS em qualquer dispositivo que acessar a internet;
  • Eye OS, Sistema operacional na rede. Possui vários aplicativos úteis.

Caso seja do interesse de todos, irei me aprofundar mais neste assunto. Uma idéia que eu tive, foi o de calculadoras na nuvem, pois existem várias ótimas opções!

Um abraço a todos, e, se possível, me desejem boas provas! 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Computação na Nuvem – N800

  1. Que legal!!!
    Já tinha ouvido falar nesses “aplicativos on-line” (não sei se posso chamá-los assim) mas não tinha noção de que eles estavam tão próximos do nosso alcance.
    Post interessantissimo, Mau!!!
    Uma excelente semana para você e, já que você pediu, muito sucesso em suas provas… rsrs… 😉
    Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s