Inspiração!

Sabe qual é um dos maiores problemas de todos os bloggers ? Inspiração. É bem fácil criar conteúdo quando a vida está boa, tudo anda certo. Mas quando os problemas começam a acontecer, aí complica! O que fazer quando a fonte seca ?

Bem, escrever sobre gadgets é facil, é só você acompanhar as tendências, ou fazer um review de algum programa, e problema resolvido! Existem blogs em que a temática é mais difícil, portanto, darei alguns pitacos (são algumas das coisas que eu faço):

  • Fazer brainstorms mensais, anotar as idéias e ir desenvolvendo os posts: bem, esta é uma das vantagens de se trabalhar em uma empresa de manufatura. Estamos sempre fazendo brainstorms, e adaptar isto para o blog é fácil. Todo início de mês, eu penso no que eu gostaria de ler, caso fosse um leitor de blog, anoto as idéias e vou desenvolvendo. Sempre tenho alguns posts pouco ou nada relacionados com tecnologia, e a maioria destes provém destes brainstorms.
  • Visite fóruns sobre o assunto do seu blog e fale das tendências: mostre aos seus leitores que você é antenado com o que está acontecendo!
  • Escreva a sua opinião!: existem muitos blogs que são só CTRL+V e CTRL+C. Bem, estes blogs estão fadados ao fracasso! As pessoas seguem o seu blog por estarem interessadas nas suas opiniões, nos seus tutoriais, etc! Você pode copiar todo o conteúdo de um blog sem problemas (e, por favor, credite a fonte! 😉 ) mas dê a sua opinião!
  • Tenha uma média de posts semanais, que você consiga manter: Não adianta ter uma semana com 200 posts, e outra semana com 2. Tenha uma média razoável, adaptada ao seu cotidiano. A minha média é 5 a 7 posts semanais, pois é o que a minha vida permite! Não adianta escrever 40 posts num dia, para depois ficar 1 mês sem escrever. E, por ultimo, mas pra mim, fundamental:
  • preste atenção aos comentários!: responda sempre que possível, caso a dúvida seja interessante, crie um post sobre a mesma. Mas entenda uma coisa: quem faz o blog são os usuários, não nós, blogueiros! Essa é importante, muita gente têm “o rei na barriga” e não ajuda aos usuários. Gente, uma coisa importantíssima do mercado de trabalho se chama “Foco DO Cliente”. Tente enxergar seu blog com os olhos dos leitores, nunca com os seus. Os leitores são tudo para um blog!

Uma boa semana a todos!

PS: pessoal, mesmo com as mudanças que estão por vir, eu não irei parar de falar do N800! Ele é um dos meus gadgets preferidos e eu sempre irei falar sobre ele. Só não quero ser exclusivo dele, pois “quem se define, se limita” e eu não gosto de me sentir limitado 😉 . E obrigado pelo apoio dos grandes blogs! Ler os comentários de vocês, que são como mestres pra mim, só me incentiva a continuar compartilhando todas as informações possíveis! Um abraço !

9 comentários sobre “Inspiração!

  1. Eu sei o que é isso, ainda não criei um blog por causa de tempo, fico conectado o dia todo, mas é por causa do meu trabalho e das minhas necessidades. Mau consigo responder as dúvidas que recebo por email, que dirá manter um blog! O mais perto que já cheguei disto foi ser Assistente de Bloguista (este cargo existe???), tive que “pedir demissão” por causa do excesso de dúvidas que estava recebendo por email e por excesso de trabalho (ainda bem!!!).
    Mas quem sabe, num futuro…

    PS.: parabéns pelo(s) post(s) sobre o N800, é um aparelho realmente magnífico, e o preço dele está caindo cada vez mais – o N810 está chegando! – e nem mesmo se sabe de todas as possibilidades deste gadget!

  2. Oi Lauro!!! ^^

    Olha, gostei bastante logo desse primeiro post que li, e naum tô falando isso só pra puxar sardinha naum viu! =P

    Acho que essa sua postagem tem tudo à ver com o que eu tinha te dito, sobre fazer meu próprio blog, e me motivou ainda mais, além de ter me dadop ótimas dicas. Achei fantástico!

    Assim que eu puder vou ler mais, opinar mais, bedelhar mais e criticar mais, mas fica sussa que naum vão ser só elogios que vc vai receber de mim naum ok. 😉

    No mais, continue com o ótimo trabalho, puxa, está sensacional, parabéns!

    Merece até uma estrelinha: (*)
    xD~

    o/

  3. Mauro!
    Você é o cara! Sou sua fã! E sua aprendiz mais que motivada! 😉
    Boa semana de aniversárioooo… (gente, o nive dele é dia 07! Rsrsrs)
    Bjooo

  4. Olá Mauro.
    As fontes de inspiração são interessantes! rs
    Geralmente me inspiro quando estou caminhando. Começam chover idéias na cabeça e as converto em posts. Em alguns brainstorms que promovemos na empresa por força do trabalho também me levam a ter algumas idéias, visto que o ramo de atividade da empresa é voltado para o desenvolvimento web e sistemas (totalmente ligado ao tema do blog do Universo WAP).

    Parabéns pelo post e pelo Blog duma forma geral.

    Abraços

  5. Depende. Com um teclado bluetooth, eu diria que dá pra substituir sim um netbook. Eu tenho um netbook, mas o mesmo está parado depois da aquisição do N800. Mas sem teclado dificulta um pouco. Para utilizar o Open Office é primordial um teclado externo, pois sem o mesmo a digitação se torna muito cansativa. Para navegação, bate papo, mail e multimídia, sim, eu acredito que ele substitui perfeitamente a um notebook. Mas isto é para a minha utilização, o que varia de acordo com as necessidades de cada usuário.

  6. Eu me inspiro muito quando estou navegando nos fóruns e quando estou trabalhando! É engraçado, pois as dúvidas do pessoal não gadgeteiro que saem os melhores posts! Sem contar o brainstorm mensal, aí eu consigo ajuntar algumas boas idéias!

    Um abraço e continue com seu ótimo blog!

Deixe um comentário

