iPod Touch como Internet Tablet – Possível ?

Neste post, estou indo na contramão. Enquanto os novos usuários do N800 procuram como fazer dele um substituto do iPod, eu quero propor o contrário: como utilizar o iPod como um tablet.

O iPod têm algumas vantagens em relação ao N800: uma variedade gigantesca de aplicativos, gratuitos ou não. Enquanto no N800 temos o Mauku como único cliente de twitter, no iPod temos TwitterFon, Twittie, Twitterific, entre outros. O TwitterFon, gratuito, já têm a maioria das funções que um cliente de twitter deveria ter, e o Mauku é baseado na rede falecida Jauku.

Vamos falar como o iPod se sai em funções de um tablet:

  • Bateria: ponto fraco do iPod. Sua bateria, em navegação wifi, irá acabar em duas a três horas. É pouco para um tablet, onde procuramos autonomia.
  • Conexões: outro ponto fraco. Todos os MID´s (MID- Mobile Internet Device) disponíveis vêm com bluetooth, para utilizarmos qualquer aparelho celular como modem. Para o iPod, temos que esperar até julho, e pagar 10 dólares para termos esta função.
  • Navegação: Temos pontos fracos e pontos fortes. O Safari não vai abrir sites com flash, ao contrário da maioria dos MID´s. Porém, a navegação é muito boa, efeito de pinça, velocidade ao abrir os sites, sem contar com o diferencial: grandes portais se adaptaram ao iPhone, o que permite um acesso rápido as informações.

img_0015

  • Twitter: Como supra-citado, este gadget têm ótimas soluções para Twitter. Muita gente utiliza o Twittie. Eu, como não upo fotos pelo iPod, não me preocupo com este detalhe e utilizo o gratuito TwitterFon. Ele faz todo o necessário: segue links, mostra corretamente a timeline, permite gerenciar a minha lista de followers … Não sinto falta de nada neste aplicativo. O N800, por exemplo, sofre no twitter: o Mauku só mostra uma pequena parte da timeline, não segue os links, abre uma instância a cada vez que clicamos em uma pessoa (logo, deixando o tablet lento). Nessa parte, o iPod é show, e é o dispositivo por qual eu fico conectado ao twitter.

TwitterFon
TwitterFon
  •  Comunicação: o iPod têm sua versão de Skype, têm o Fring e o Nimbuzz, que conseguem gerenciar a maioria das redes de comunicação disponíveis (inclusive o soberano MSN, o velho ICQ, o Gtalk, etc.). Um tablet normal, ou têm Windows instalado, assim possibilitando a instalação de qualquer programa para esta plataforma, ou Linux, o que possibilita o uso do ótimo Pidgin. Entre N800 x iPod, fico em cima do muro, pois o Pidgin é ótimo nesta plataforma (N800), mas o teclado do iPod é mais ágil. Falha do Nimbuzz em não mostrar as fotos dos usuários!
  • Mail: Um MID com Windows ganha de qualquer outro gadget, neste ponto. O iPod têm o programa padrão, que serve para o básico, porém sem agilidade com os anexos. Os grandes sites são adaptados pro iPod, o que ajuda. O N800 também vem com um programa de mail simples, porém eficiente, mas conta, nos repositórios, com o Claws, uma suíte bem completa, que pode ser implementada com a instalação dos plugins.
  • PIM: O gerenciamento básico é … básico! Através de programas pagos (appstore/Cydia), ou gratuitos (Cydia), podemos melhorar o gerenciamento dos contatos. Bom, opinião de pessoas que realmente trabalham com isso: ainda não existe um killer app para o iPod neste ponto. Também não existe para Linux, portanto, só os MID´s com Windows que têm um funcionamento superior.

Enfim, encerrando: o iPod seria um bom tablet ? Minha opinião: NÃO! A duração da bateria limita tudo. Não vejo um MID com 2 horas de bateria ser eficiente. O N800 me dá de 6 a 8 horas de bateria, possibilidade de uso de teclados, alguns MID´s já vem com teclados físicos. O iPod pode ser um ótimo dispositivo, mas, para um uso contínuo, não vejo ele como um substituto de um MID apropriado. Exceto para o Twitter, onde o mesmo se sobressai.

Anúncios

7 comentários sobre “iPod Touch como Internet Tablet – Possível ?

  1. Tem outra vantagem do N800 em relação ao Ipod Touch/Iphone, o preço 🙂

    O mais barato que achei foi o Ipod Touch e era uns R$700. Pelo que parece a tela do Ipod é menor e etc. Mas claro cada um tem um publico alvo, e em relação ao suporte e os aplicativos acho que o Ipod Touch/Iphone ganha de muitos aparelhos. Agora pra quem tem persistencia, curiosidade e vontade de levar seu equipamento a utilizar até o seu ultimo Mhz de processamento, acho que o N800 ganha disparado até pelo fato de ser feito com base em um SO livre. Quem for bom o bastante pra desenvolver em linux, não precisa esquentar com copyrights e etc.
    Agora o que me deixou chateado foi a limitação da video chamada do N800. Pela época ja deveria ter surgido uma opção que deixasse usar o Skype com video ou até mesmo o MSN. Será que quando for lancado o VMware pro N800 poderemos usar isso pelo Windows CE emulado, ou ate mesmo pelo Android?

  2. Otimo blog, parabens …

    Agora, discordo da sua opiniao, eu tive um Ipod Touch e ele se sairia perfeitamente com um substituto do N800 se nao fosse a falta do BT para acessar a net pareando a um cel.

    O Itouch 2ºg parece que tera o BT liberado , ai sim ele servira muito bem fazendo muita frente ao N800.Cada um tem suas vantagens , mas o N800 por 320 reais, nao tinha como nao pegar …

  3. Primeiramente, parabéns pelo blog.Gostaria que voce falasse mais do N800 da Nokia, especialmente sobre como conectar a ele através de um cabo um teclado físico…Gostaria que tirasse fotos do cabo que vc adaptou!Muito obrigado pelas dicas, e espero sua ajuda para que os leitores possam explorar ainda mais esse aparelhinho fantástico com a sua ajuda!Valeu!

  4. Se formos ressaltar as diversas qualidades do N800… Multitarefas, câmera integrada giratória que fica guardada no aparelho pra fazer videoconferências via internet, além de fotografar e poder fazer broadcast online, microfone e auto falantes estéreo de alta qualidade, dois slots pra cartão SD 8GB (total 16GB), rádio FM integrado, área de trabalho com aplicativos que podem ser utilizados e organizados ali mesmo, sem necessidade de abri-los em nova instancia, teclas físicas que facilitam acesso rápido a funções do aparelho e aplicativos, bem como navegação, navegador de internet completo com flash player 9 que abre vídeos do youtube e reproduz jogos em flash (eu jogo direto), aplicativos gratuitos em um sistema operacional open source (meus mais novos xodós são o Skype, leitor de e-books que permite leitura perfeita, confortável e com tela giratória para paisagem ou retrato, e o jogo Bomberman, que pode ser jogado solo ou com multiplayer online, com todos os controles do jogo na tela touchscreen, além de poder ser controlado pelas teclas físicas – e o jogo tem apenas 500kb), fone de alta qualidade Nokia com microfone integrado para conferências, e botão integrado, para interagir com aplicativos, como player de música – troca de música ao pressionar o botão, etc, acabamento de primeira qualidade, tela touchscreen de altíssima resolução, suporte traseiro com duas posições para recliná-lo e assistir vídeos ou fazer videoconferência sem precisar segurar o aparelho, enquanto faz outras coisas, streaming de vídeos e áudio online em tempo real… Ah, são tantas as funcionalidades e possibilidades, que considero Esse Sim o verdadeiro Multitarefas.

    Sou um feliz proprietário!

  5. Ah, esqueci de ressaltar algo Muito importante: O bluetooth dele, que além de poder se comunicar com um celular para acessar a internet utilizando o telefone como modem, troca livre de arquivos com outros dispositivos e uso do GPS, também permite o uso de um teclado físico sem fio. Vou comprar meu tecladinho bluetooth no DealExtreme (que entrega em qualquer país de graça) por cerca de 22 dólares, e carregá-lo pra onde for. Para digitar textos longos, basta abrir o suporte do N800, deixá-lo em pé sobre a mesa, ligar meu teclado bluetooth e começar a digitar com todo conforto. Posso digitar textos no GoogleDocs ou no bloco de notas do aparelho quando quiser texto simples. Como é tudo por bluetooth, tudo acontece sem um fio sequer.
    Mais prático e útil que isso, impossível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s