Garnet VM – Instalando programas de Palm no N800

Conforme o leitor Telson postou, existe um emulador de Palm para o N800, chamado Garnet VM.

O mesmo pode ser baixado nesta página, através de um cadastro, será recebido o link para download. O cadastro é gratuito.

O emulador ainda contêm muitas limitações: o tamanho máximo do arquivo virtual criado é de 128 megas, e o mesmo não utiliza emulação de cartão SD. (portanto, programas grandes e/ou dependentes do SD não irão funcionar). É possível sincronizar com o Palm Desktop a partir da rede wireless, e relatos pela internet dizem que a melhor forma é criar uma rede ad-hoc.

Bom, eu não conheço a plataforma Palm o suficiente para ter uma opinião formada. Sei que algumas possibilidades interessantes deste emulador, são a utilização do Docs To Go, para edição de documentos (porém, a troca direta do documento com o N800 será um pouco difícil), a utilização dos programas de PIM do Palm (e, nisso, o Palm é imbatível), e o Google Maps.

É possível a criação de atalhos para a execução do emulador de Palm diretamente (utilizando o Personal Launcher ou Personal Menu), o mesmo utiliza a tela toda, e a parte inferior recria a parte inferior dos Palm (portanto, é possível escrever utilizando o Grafitti, para os familiarizados com a plataforma).

No fórum Internet Tablet Talk, existe um subfórum que trata somente de sistemas alternativos, com muitas informações sobre esta alternativa!

12 comentários sobre “Garnet VM – Instalando programas de Palm no N800

  1. Valeu pelos esclarecimentos Cláudio! O meu ainda não chegou, mas estou com o Biblia+ no ponto para instalar com o Garnet VM. Abraço.

  2. Telson,
    Existe um programa no N800, o StarDict, onde você pode instalar dicionários, e a bíblia, sem ser pelo emulador de Palm Os. Maiores informações sobre este assunto, consulte o blog do Siriarah, que está no meu blogroll. Ele têm uma ótima tradução da biblia para este programa!

    Abraço

  3. Valeu pela informação, vou dar uma olhada.

    Outra sugestão Cláudio. Se você clonasse o Maemo em um SDHC numa partição grande, esse problema de limitação não seria resolvido? Olhei lá no Ramalho e ele vai passar o feriado criando um tuto sobre a clonagem do Maemo. Lembrei do GarnetVM e a limitação, então fiquei na dúvida.

    Abraço.

  4. Ah o dicionário StarDict eu já conhecia. A única Bíblia para N800 é a Rapier que não chega nem aos pés da Bíblia+ do Palm. E o melhor, posso instalar o Plucker Plugin Interface (PPI) para integrar o dicionário RoadLingua no Bíblia+, aí fica imbatível!

    Abraço.

  5. Instalei o Garnet VM no meu N810 mas nao consigo instalar nada. O Vademecum, por exemplo, eu instalei mas nao abre. Sempre aparece a mensagem: Erro ao abrir a base de dados.
    Tento instalar também o Isilo mas nao consigo, sempre dá erro. Vi em uns comentarios no site do Garnet VM que é possivel sim instalar i Isilo.
    Será que alguem poderia me ajudar? Acho que nao estou sabendo usar o Garnet corretamente.

    Desde já agradeço

  6. Olha a dica batuta no GarnetVM:

    -> Para ter um cartão virtual no mesmo execute os comandos como usuário comum: Código:
    mkdir ~/.gvm/cards
    echo -e “/media/mmc1\nRW” > ~/.gvm/cards/0

    ->Inicie qualquer aplicativo no garnetVM
    -> dê um toque no home (a casinha no canto inferior esquerdo) e depois dê um toque na lista de categorias que vai aparecer uma chamada Slot1… e Seja feliz !

    Por isso que não largo o GarnetVM (tomara que continuem desenvolvendo) !

    Vocês não falam nada, ficam aí chupando dedo

    Fonte: Talk Maemo

  7. Boa noite! Tenho um N810 e instalei o Garnet. Show de bola!! Só não consigo sincronizar com o programa da Palm instalado no meu PC para transferir Agenda e contatos. Alguém se abilita em me ajudar??

  8. Instalei o garnet e tentei criar o diretorio mas nao consegui.
    o que quer dizer execute o comando como usuario comum.
    eu abro o xterminal e ele nao permitiu criar um diretorio. De fato, nao entendo nada de linux. Só instalei esse programa e segui essa receita de bolo conforme voce indicou.

    Já tinha instalado outras vezes o garnet com a ajuda de um amigo. Ele fez essa operacao para mim e funcionou beleza e leu os subdiretorios. O problema é que tive que reinstalar e agora nada funciona.

    Silvio

Deixe um comentário

