Office no N800 – Alternativas

O N800 não tem boas suítes Office. Vindo do E71, onde temos o Quick Office, entre outros, os palms com o DocsToGo, enfim, todos os dispositivos móveis têm uma suíte Office decente, o iPhone logo o terá (já foi lançado o Quick Office e o Docs é prometido para a quinzena de maio). Mas existem algumas alternativas. Vamos lá:

1 – Utilizar o Google Docs. O N800 funciona muito bem com a suíte online do Google Docs. Não vou me alongar muito, existe um vídeo que mostra o funcionamento do mesmo. (inclusive, com o aplicativo padrão de notas, que pode quebrar um galho em textos simples).

2 – Open Office. De posse de um teclado (USB ou Bluetooth), é a melhor solução Office para o N800. Sem um teclado, você será forçado a utilizar o teclado XKBD, que não toma toda a tela do tablet, forçando a digitação pela caneta. Bom, eu sou péssimo com a Stylus! Para quem têm um bom domínio da mesma, pode ser viável.

Para a instalação do aplicativo, é necessária a clonagem do sistema operacional em um cartão. A clonagem do sistema operacional, expliquei aqui, e a instalação do Debian chroot (necessário para a instalação do Open Office), aqui. Não é necessária a instalação do KDE, não precisam ir até o fim do primeiro tutorial 😉 . Só a parte da clonagem é necessária.

Vejam, esta tela mostra o teclado XKBD. Eu sou péssimo na digitação nele, mas para quem tem agilidade na Stylus, pode não ser um problema.

3 – Abiword + Gnumeric. Estes dois programas foram hildonizados (a interface gráfica do Maemo chama-se Hildon. Programas que são adaptados para a sua interface são chamados hildonizados). O Gnumeric é um editor de planilhas, e funciona bem no Maemo. Sem travamentos, plota gráficos, admite funções, têm uma boa compatibilidade com o Excel. Eu recomendo. Já o Abiword, embora ficou bem bonito, é muito instável. Funciona algumas vezes muito bem, para depois travar do nada. Ainda é um beta, e melhorou da última vez que eu o experimentei (que nem abria o teclado virtual). Pode ser que atenda às necessidades (se não forem muito pesadas).

Enfim, o N800 foi feito para uso com a internet, e estes programas são adendos interessantes, mas ainda precisam ser bem adaptados para o tablet. Temos alguns programas fantásticos (Xournal?), portanto, acredito que os tablets ainda irão fazer esta parte de Office com respeito.

12 comentários sobre “Office no N800 – Alternativas

  1. A outra opção seria instalar o Garnet VM (Máquina virtual do Palm OS para Nokia Table) e, através desse aplicativo, instalar o DataViz Documents To Go para palm. Infelizmente ainda não existe esse aplicativo para Maemo (até para android está disponível).

  2. Andei pesquisando um pouco, na verdade foi só digitar no google, google gears maemo, que apareceu um caso de uma pessoa que ja utiliza o google docs offline.

    http://code.google.com/p/gears/issues/detail?id=292
    Se funcionar como deve, não precisa nem de openoffice, pq o googledocs deve atender perfeitamente o que quero, gerar relatórios com fotos se possível.

    O ruim é nao ter o aparelho para fazer os testes necessários e colocar aqui pra galera… Putz, pior que é só pra o dia 12/05 pelas previsões, que chega o meu.

  3. Beleza já conseguir resolver o problema, Mauro vc sabe com oposso montar uma rede Wifi entre o N800 e o Note? eu tenho Roteador, com o meu N95 eu consigo isso fácil fácil, agora no N800 eu consigo enxegar o PC e acessar os seus arquivos, mais já no PC não enxergo o N800 e seus arquivos…

  4. Oi, ganhei um N800 e estou adorando, mas gostaria de saber, primeiro se realmente funciona o lance do google doc, mesmo pra planilhas que isso me faz muita falta!!!!!!! E segundo tem algum esquema pra quebrar WEP? sabe as senhas de wi-fi?
    Agradeço a atenção de todos.

  5. Para o pessoal que está procurando uma forma de abrir os arquivos do Office no n800 sem recorrer a instalação do OpenOffice, existe dois programas: AbiWord e Gnumeric, que abrem os arquivos, respectivamente, do Word e Excel.
    É só entrar no site: http://www.gronmayer.com/it e procurar por eles.
    Abs

  6. Eu instalei o abiword aqui e ele não arquivo .doc nenhum que gambiarra tem que fazer para ele abrir arquivos .doc?

  7. Acho que tem que abrir o programa e de lá abrir o arquivo, e não pelo gerenciador de arquivos.
    Vou testar aqui.

  8. Mauaro, preciso de sua ajuda. Ainda não entrei direito nesse mundo do Nokia e estou me enrolando para instalação de aplicativos. Gostaria que você me indacasse passo-a-passo como instalar o gnumeric (seria bom até para outos leigos como eu, o que ficarei muito grato. Abraços.

  9. Queria saber como abri o teclado virtual no N800; quando acesso o Abiword? Toco na tela e, o teclado não aparece nem a pau. Mim ajude por favor.

Deixe um comentário

