Telas Resistivas e Capacitivas

Telas resistivas são utilizadas a muito tempo na indústria de automação, em interfaces homem-máquina (IHM). São utilizadas, principalmente, por seu preço relativamente baixo, em relação as outras tecnologias existentes.

As telas capacitivas ganharam notoriedade por seu uso no iPhone / iPod Touch, porém são utilizadas em alguns projetos de automação. Seu preço é mais caro, e ela tem restrições de temperatura do ambiente, porém são mais precisas.

Telas Resistivas

Telas resistivas são compostas por várias camadas de material, e, entre estas camadas, duas camadas de material condutor de eletricidade. Conforme pressionamos a tela, estes materiais fazem contato, e, através do conceito de divisor de tensão, podemos saber a sua posição em coordenadas X-Y. Telas mais recentes também conseguem sentir a intensidade do toque, e, assim, saber se o objeto que a está tocando é uma Stylus ou um dedo. O N800 é um gadget que utiliza muito bem este recurso.

Tela Resistiva. Vejam as camadas de material condutor.

Uma tela resistiva oferece entre 75% a 85% de precisão, e sempre necessitam ser calibradas, por causa do desgaste do material, o que acaba mudando a tensão de referência. São as telas mais baratas do mercado.

Telas Capacitivas

Telas capacitivas funcionam de uma maneira diferente: o material da mesma (normalmente um óxido fraco) é alimentado com uma pequena tensão, de modo a acumular energia (efeito conhecido como capacitância). O nosso corpo também é um capacitor, e, quando em contato com a superfície, retira alguns elétrons da mesma (ou doa!), assim sendo detectada a posição do toque. Como a mesma trabalha com troca de elétrons, canetas Stylus normais não funcionam, somente os dedos ou canetas especiais (em contraste com a resistiva, onde qualquer objeto é capaz de fazer as duas camadas condutoras se tocarem). A precisão deste tipo de tela é praticamente 100%, ela é de alta durabilidade, mas não pode trabalhar em ambientes muito frios ou quentes. Veio aparecer por causa do iPhone e a sua interface revolucionária, a qual não funcionaria a contendo se não fosse este tipo de tela.

 

 

 

 

 

 

 

Espero que ajude a todos que desejam conhecer um pouquinho de telas resistivas e a famosa tela capacitiva do iPhone. Agora, sabemos um pouco do que isso quer dizer 😉

Fontes de pesquisa: http://mosaic.cnfolio.com/M528Coursework2007A102 e http://en.wikipedia.org/wiki/Touchscreen

Anúncios

32 comentários sobre “Telas Resistivas e Capacitivas

  1. Oi Mauro muito legal o seu blog. Comprei o n800 na promoção na esperança de usá-lo nas minhas aulas para substituir o laptop na ligação com o projetor. Só depois descobri que não se pode fazer isso pelo menos de fábrica (pensei que ele fizesse assim como o n95 o faz), vc sabe dizer se tem alguma solução para isso? Vi na internet algumas coisas, mas precisaria de adaptadores de $100,00, eu até compraria se soubesse que resolveria o problema, mas comprar ser ter certeza não vale a pena.

  2. Walter, tudo bom ?
    Eu nunca pesquisei sobre este projeto. O nome do adaptador é USBTOVGA 2, só sei isto. Deve dar um pouco de trabalho, pois você terá que compilar módulos adicionais no kernel do Linux do N800 para isto. Mas irei atrás de informações para te dar uma resposta mais completa.
    Um abraço !

  3. Olá, Mauro!

    Excelente artigo, vai direto ao ponto.

    Fiquei com uma curiosidade: você fala que existem canetas stillus especiais para uso em telas capacitivas, vc pode dizer quais são e/ou as especificações delas?

    Obrigado!
    Paulo

  4. Boa tarde!
    Gostei muito do artigo, ficou otimo!! Gostaria de perguntar se aquelas capas de couro que utilizam de imãs para fechar podem influenciar de alguma maneira nesses tipos de telas? Obrigado e parabens novmente!!

  5. Não influenciam. Telas resistivas tem que ter a membrana pressionadas, e capacitivas precisam ter contato com algum material que lhe arranque eletrons.
    Mas estão usando salsichas na Coreia do Sul para utilizarem um iPhone na época de frio, hehe.

  6. Muito boa e interessante sua esplanção.
    Por favor, o que define um multitoque, o software ou hardware, no caso uma tela resistiva.

    Grato Ricardo

  7. Caramba! Eu adorei esse blog!! adoreiu esse artigo sobre telas capacitivas e resistivas… eheheh, pena eu jah ter comprado o meu celular, estive muito na duvida em q tela apostar, e acabei indo pelo preço mesmo ^^.

    Mas foi bom saber disso, na prox eu investirei melhor.

    Muuito Obrigado e continuem assim, a explicar as coisas de forma objetiva e clara.

  8. Tudo que tenho a dizer é que telas capacitivas são excepcionais. Tenho dois celulares, um com tela resistiva e outro com tela capacitiva, e posso dizer com toda segurança que o celular com tela resistiva preciso fazer uma certa força com o dedo para acessar as opções do celular, já o com tela capacitiva só o fato de eu encostar levemente sem pressão ou força alguma, a tela já responde ao toque.

    Em telas que você precisa passar o dedo de um lado para o outro na tela do celular, como se estivesse mudando a página de um livro. No com tela capacitiva você faz inúmeras vezes e nem sente, já no com tela resistiva o dedo chega a doer depois de um certo tempo, pois exige uma certa força para que funcione corretamente.

  9. Olá Mauro, bom dia.Possuo um celular com tela capacitiva porem a mesma já esta com o lado esquerdo inacessivel e vez enquando funciona.Saberia me dizer o que pode estar havenndo ? Fico no aguardo. Att Adriano R Cardoso

  10. cara, queria saber se as telas resisitvas suportam como por exemplo dois dedos simultâneos na tela, ou se são só as multitouch??

  11. Estou em dúvida para escolher entre um tablet com tela resistiva ou com tela capacitiva. Minha dúvida é com relação à resistência, pois pretendo usar o tablet de forma mais “pesada”, digo, em condições não muito boas e li que as capacitivas não são muito resistentes. Se alguém puder me ajudar, agradeço!

  12. Olá boa tarde, na verdade gostaria de ter uma dúvida esclarecida apagaram o gps do meu celular como posso reinstala-lo e como faço para salvar textos ou livros na pasta ebook do mesmo, o sistema operacional do aparelho é symbian, é possível troca-lo pelo android?

  13. Muito bom o post Mauro.

    Complementando sua informação, li num site tempos atrás que telas resistivas funcionam em temperaturas até 60ºC, já capacitivas até 35ºC. Isso tava escrito como temperatura ideal de funcionamento. Por isso, as resistivas estão sendo usadas em celulares da Nokia até dias atuais.

    Obrigado.

  14. Muito bom o post, tirou uma duvida que estava me matando…!
    Eu tenho um Samsung Galaxy 551, ele é Touch Capacitivo (descobri isso agora) rsrsrsrs
    Ele não funciona com objetos, somente com os dedos, e também é multitouch, muito bom o aparelho, pois tem a maravilhosa ferramenta de pinça com os dedos…
    É muito bom…
    Obrigado por me ajudaar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s