Programas úteis para o N800 – I

Graças a promoção do Submarino, e a divulgação na blogosfera (partindo do blog Mobile Experiences, do Rodrigo Toledo), temos um boom de novos usuários do N800. De forma a ajudar a estas pessoas, farei alguns pequenos reviews, dos melhores aplicativos disponíveis para o tablet.

Para os interessados em cálculo, existe um post sobre Calculadoras para o N800. Os programas receberam atualizações, mas a funcionalidade continua idêntica, logo não vejo necessidade de atualizar este post específico.

Algumas explicações: A instalação de programas no N800 segue o padrão das atuais distribuições Linux. Não precisamos ir em nenhum tipo de linha de comando: os programas estão disponíveis em sites, chamados de repositórios, e o único trabalho que temos é adicionar corretamente estes repositórios no gerenciador de aplicativos (Configurações > Gerenc. Aplicativos). Para isto, utilizando o navegador do aparelho, abrimos esta página: http://www.gronmayer.com/it/index.php . Na página, marcamos a opção Select All Repositories, e depois clicamos em Install Selected. Na janela que abrirá pedindo uma ação, clicamos em Abrir. Ele abrirá o gerenciador de Aplicativos e pedirá confirmação de cada repositório. Confirmamos todos e pronto, já temos à disposição mais de 360 programas a serem instalados. Esta dica é do usuário havocz, do fórum PdaBr. A partir disto, podemos instalar os programas diretamente do Gerenciador (Opção Procurar Aplicativos Disponíveis).

Alguns que recomendo:

load-applet: monitor do tablet. Ele monitora a carga da CPU, consumo de memória, pode matar processos, tira screenshots. É altamente recomendado.

Maemo Mapper: Um utilitário gratuito para localização. Pode utilizar os mapas do Google Maps, pode utilizar um GPS Bluetooth, e com a telona do aparelho se torna um ótimo aliado.

Maemo WordPy: Para a publicação em blogs WordPress, a partir do tablet.

 

 

 

Mauku: Para a utilização do Twitter. É um pouco limitado, pois mostra somente a primeira página da sua timeline, mas é usual.

 

 

Xournal: A estrela do tablet para o meu uso. Rabiscar os documentos PDF ajuda e muito os estudos! PS: instale a distribuição para Diablo e NÃO ATUALIZE !

MCalendar: Agenda, que permite a sincronização com o Google Calendar, e foi otimizada para a utilização dos dedos.

 

 

Personal Launcher: Permite colocarmos os atalhos dos aplicativos na tela de trabalho, poupando tempo para o acesso.

FbReader: Leitor de arquivos do formato .pdb (famoso nos Palm).

Evince: Leitor de PDF. O leitor padrão é muito bom, mas o Evince permite várias instâncias abertas, bem como mostra todas as páginas do arquivo (o leitor padrão mostra uma a uma).

Canola: Player de música com uma interface matadora, e adaptada para os dedos. Conta com vários plugins, para a visualização de vídeos do Youtube, música do last.fm, Cover Art dos albuns de música … bem completo. O Ukmp é muito bonito, porém não fecha completamente, deixando o dispositivo mais lento após seu uso, prefiro o Canola mesmo.

Ainda colocarei dicas de outros softs, as soluções Office, alguns jogos … etc. Aguardem!

79 comentários sobre “Programas úteis para o N800 – I

  1. Também comprei um N800 na Submarino seguindo sua dica. Já tive vários dispositivos portáteis da palm, ipod touch, n95 8GB, … e esse vai ser mais um aprendizado interessante…
    Com estas dicas não vou precisar ficar quebrando a cabeça pra descobrir as coisas como fiz com os outros aparelhos. Parabéns pelas dicas.

  2. oi. nao consegui abrir o site do repositorio… clico nele mas o navegador do n800 informa um erro… soh existe este repositorio?

  3. Uma perguntinha, existe algum player que rode a legenda a parte. Realmente queria um dispositivo que rodasse legenda e video em arquivos separados, sem ter que ficar convertendo para só um arquivo!

  4. Mariana, você diz rodar legendas em formatos .srt por exemplo ? Se é isso, sim, o MPlayer faz esta função. O player padrão não faz, mas o Mplayer (e, por extensão, o KMPlayer) o fazem. Espero poder sempre ajudar.

    Abraço !

  5. Isso mesmo Mauro, esta era minha dúvida!
    O que acontece, tenho que ficar convertendo para rodar no meu iPhone e queria um aparelho para rodar a legenda em SRT.

    Muito obrigada mesmo.
    Acho que vou comprar.

    Sem querer abusar, é fácil atualizar o sistema para 2008?

    E aonde encontro um teclado para ele?

    Beijão e muito obrigada mesmo!!!!!

  6. Atualizar o sistema para o OS 2008 é muito simples de se fazer via Windows e um pouco mais difícil de se fazer via Linux.
    Teclado ? Depende … Você pode usar um teclado Bluetooth, pode ser o Nokia SW-8 ou outro qualquer … Ou um teclado USB, com algumas adaptações, também serve. E a demora na entrega é por causa da demanda recente.

    Espero ter ajudado !

  7. Ajudou muito é que sou imediatista, sabe?! Gosto do Submarino pois entregam super rápido, ou seja, atendem minha necessidade básica ter ter logo o que comprei!

    Olha você está de parabéns pelo blog!
    Ajudou muito!

    Beijos
    Mari

  8. O Android já tem seu pacote office que edita word e excel, o iPhone idem.
    Sem contar os Blackberry , WM é os Symbiam nas versões mais caidinhas.

    O que falta para a comunidade maemo adaptares uma versão lite para o MaemoOS2008?

    Pois o que vejo são gambiarras e emulações toscas.

    Alguem sabe de algum rumor, de uma luz no fim do tunel, pois como novo usuario de N800, o que vi foi uma ducha de agua fria, ao ler que a proxima versão do Maemo 5, não será compativel com os N8x0. A unica ponta de esperança é o MER (que acredito que deve ser uma gambiarra pior, pois não tem a nokia atuando fortemente).

    Será falta de desenvolvedores?

    Ainda bem que o N800 só me custou R$400,00 exatamente o preço do meu teclado SU-8W, pois vejo que a função do N800 é ser mais um acessorio do meu N95, que tem o QuickOffice 6 Premium Original.

  9. pessoal vcs estao sabendo sobre o ubuntu para arm? estou querendo instalar no n800, acho q pode ser uma boa opção.

  10. risos… eu fui um desses felizardos a comprarem o N800 na promoção do Submarino… e acabou de chegar! 😀

    ótimas suas dicas… pelo jeito, todas me serão bem úteis!

    valeu!

  11. Você poderia me dizer se tem programa para ler filmes divx e legendas? ouço falar desse canola, mas nao vejo sobre legendas. t+

  12. Lilon,

    A bateria tem uma boa duração em relação a filmes. Umas 4 horas. Já sobre flv, eu não sei responder, pois nunca testei.

    Abraço !

  13. Olá algume poderia me informar se teria como via conversor de usb para vga eu conectar meu N800 num monitor.

    Tenho pesquisado muito sobre isso, porém como esse conversor eh um tanto caro… quero comprar só com a certeza.

    Obrigado.

  14. Estou desde ontem procurando por aí a fora o Personal Launcher, pois no Maemo.org o link dá erro, porém em tudo que é lugar só há links para o mesmo lugar, no Maemo.org. Não encontrei nem em torrents nem no eMule. Alguém tem ou sabe onde há hospedado o aplicativo?

  15. Por favor me ajude Mauro ou alguem que saiba.. Eu ja lotei a memoria interna dele e agora naum consigo mais instalar nada nele pois ele informa memoria cheia…. Só que eu tenho um cartao de 4GB e um de 1GB nele… Como eu faço para instalar programas direto no Cartão SD ??

  16. Ricardo,
    Existe um topico no fórum do PdaBR com as especificações, se puder dar uma olhada lá, o pessoal esclareceu muito bem esta parte de multimídia. Já rodei alguns filmes de 800×480 sem engasgar, mas se tivesse a metade da resolução, melhor, pois a tela tem altissima resoluçao e nem notaríamos as falhas.

    Bruno Costa,
    Infelizmente não possuo muitas informações sobre isto para lhe ajudar.

    Kreissu,
    Você adicionou os repositórios ? Provavelmente, ele está no Maemo Extras. Após adicionado, ele aparece no Gerenciador de Aplicativos.

    David,
    Só dá pra instalar programas no cartão através da clonagem do sistema operacional. No post da instalação do KDE existem instruções de como se fazer isto.

    Abraços a todos!

  17. Ola Mauro! Sendo bem objetiva, acabei de comprar o n800 e gostaria de saber se ele:

    *Grava voz?
    *Tira foto e filma(filmar uma cena e gravar nele por exemplo)?
    *Como eu uso o celular via bluetooth pra conectar ao n800? Como eu faço pra usá-lo como celular?
    *Ele tem ou pode ter WORD? Com faço?

    Grata pela atenção!

  18. Só mais uma:

    *Dá pra usar a internet sem ser através do bluetooth e di wi-fi? Tipo, se eu comprar um modem… funciona?

    Grata!

  19. Por favor, alguem ja usou o N800 como GPS? Gostaria de ter nele essa finalidade principal. Posso comprar qulquer receptor GPS bluetooth e usar com O Maemo Mapper? Alguem já fez esse teste? Dá para baixar mapas off line? Grato

  20. Eu atualisei a SO, porem eu não conseguir instalar o aplicativo USBcontroler, isto é eu não estou conseguindo usar a USB do N800 para ler pendrive.

    Fora isso a unica dificuldade que estou tendo é com o word.

  21. Luis,

    Sim, dá pra utilizar ele como GPS. Mas ele não vai navegar em 3D com o Maemo Mapper!
    Dá pra comprar um GPS bluetooth e utilizar com o Maemo Mapper tambem. Inclusive, utilizando um programa chamado ExtGPS, dá pra utilizar o GPS interno do celular (caso você tiver um). E também o Maemo Mapper salva os mapas em modo offline.

    Abraço!

  22. Filipe, jogue eles pro cartão de memória e execute. Os .deb irão instalar normalmente, já os .install irão instalar se os repositórios estão configurados.

    A atualização do OS 2008 continua deixando o tablet em português.

    Abraço !

  23. Acho que esta promoção criou uma comunidade do N800, eu não pensava em comprar. Tenho iPhone, iPod Touch. Mas como sou louco por dispositivos moveis, o preço valeu a pena.
    Estou esperando chegar. Comprei por R$ 319,00 com desconto

  24. Comprei um n800, e não consigo usar o Pidgin.
    Mesmo conectado a uma rede Wi-fi da erro interno, e fecha o pidgin.
    Alguém ja passou pelo mesmo?

  25. Quando eu tento instalar o USB control diz que falta p python2.5-runtime, porem eu não consigo intalar este pymaemo que esta no site maemo.org.

  26. Instala o UKMP que ele resolve todas as dependências. Também acho que têm que instalar o maemo-extras nos repositórios.
    Abraço.

  27. ou procurar o UKMP,mas aiantando eu já consegui instalar o USB control instalando o pacote phyton,porem aunic coisaque ele reconheceu pela usb co funcioalidade é o N95, dois pe drives, dois leitores de cartão, e um mouse USB,aparceram como “USB inconpatvel” detalhe ao desconectar aparece deconectar N95 em tudo.

  28. Mais um que a tela ficou com defeito…eu!
    A minha tela depois de dois dias de uso ficou com a imagem disporcida! pedi a troca pelo submarino!

  29. Excelente blog! EstoExcelente blog! Estou comentando pelo meu cm a maioria aki deve tr feito (:

    keria saber c tm agum tutorial na net q ensina a atualizar o maemo.

    Essa pelicula q tm na tela tm p comprar? Aminha eu risquei fundo cm a stylus ): ficou feio hehe

    eh isso ae galera… Vo tah direto aki visitando o blog, ainda + q agora comunidade dos n800 users ta aumentando hehe

    abraços a tds

  30. Olá estou com o seguinte problema. Quando tento instalar o usbcontrol da a seguinte menssagem:

    Impossível instalar usbcontrol.
    Pacote de aplicativos incompatível.

    Alguem poderia me ajudar.
    Obrigado

  31. Eu instalei o Mcalendar até aí tudo normal. Ontem tinha uma atualização para ele, fiz a atualização para versão mais recente mas ta cheio de bug, aconteceu com mais alguem ou está funcionando direitinho com vc?

  32. É Possível baixar de sites de donwloads comuns arquivos grandes como jogos, filmes e etc? Como em um pc normal? Vai direto para o cartão de memória?

    Valeu!

  33. Mauro,parabéns pelo blog. Sensacional. Atualizei meu submariner N800 para o OS2008 e depois de alguns trancos no download ficou legal exceto o e-mail que não sincroniza. Reconfigurei trocentas vzs e nadica. Alguma configuração ou detalhe que esqueci? Desde já agradeço ao amigo.

  34. Mauro..veja se pode me ajudar, to precisando achar um clone de msn que funcione aqui. tentei o pidgin e o amsn porem nao conectam , nem no modo normal nem no modo http. o fring é bem ruim e o unico que consegui conectar foi com o gizmo. Voce sabe alguma dica para que o pidgin ou aMsn funcionem legal no n800 ? Abraçao

  35. Ailton,

    Você usa a conexão através de proxy? Se for isso, é necessário configurar lá. Eu utilizo o pidgin mesmo, em minha opinião é o melhor clone do MSN pro N800. (eu nem sabia do AMSN, ehhe). Se tivesse o Emesene eu recomendaria também.

    Abraço!

  36. Oi Mauro..entao.. eu nao uso proxy nao. Na verdade uso via wifi(nat) e quando to fora..3G via BT e tudo o mais roda normal..so os msn q nao.. o aMSN eu baixei um port pro maemo nao lembro onde..so sei q testei de tudo.. e nao vai. voce teve que fazer alguma alteracao na config do pidgin ? Ouvi dizer que tem uma alteração q inclui o msn no tal “bate papo” nativo do os2008…nao achei nada sobre (seria ideal, pq o programa é muito leve em comparaçao aos outros citados) abracao e parabens pelo otimo blog..

  37. Olá Mauro,

    Comprei o N800 principalmente para usá-lo como gps.
    Não estou conseguindo encontrar nenhum software para isto e nem utilizar o Maemo Mapper. Tenho o gps bluetooth, mas não consegui um navegador para gps, com orientação por voz. Você pode me indicar algum software ou um tutorial para usar o Maemo Mapper com navegação por voz?
    Obrigado.

    Robinson Ferrari

  38. Robinson, o N800 não possui ainda navegação por voz. Existe um desenvolvimento do NavGarmin, utilizando o libgarmin e os mapas do mesmo (Garmin), mas ainda não é muito funcional. A melhor maneira de se navegar pelo N800 hoje é com o Wayfinder, porém é necessário comprar a licença de uso. Mas não sei se esta suíte têm bons mapas do Brasil pois não experimentei.

    Caso eu receba mais informações sobre o desenvolvimento do Garmin para o N800, eu repassarei as mesmas.
    Um abraço!

  39. Atualizei para o OS 2008. Vejos os vídeos do Youtube normalmente. Porém, não consigo rodar os vídeos da globo.com, pois diz que precisa instalar o flashplayer. O flash já está habilitado em meu navegador. Alguém saberia como resolver esse problema? Muito obrigado!

  40. Nossa, bem legal esse blog, quando comprá o meu N800 vo vim muito aqui saopskoak ‘

    Depois vo recomendá esse blog no meu =D

  41. Bom, dando um up no problema de e-mail do N800 atualizado com o OS2008, digo que só resolvi voltando com o OS2007 nativo. Estou convencido de ser uma grande desova de N800 refurbished… Em muitos blogs reclamações de falta de cartão, tela manchada, nao liga, caixa surrada e etc. Sei lá… e o preço tb de banana… O Submarino agora é Americanas e conheço algumas histórias de grandes levas de eletrônicos refurbisheds das Americanas vendidos como novos. Um abraço a todos.

  42. Quando o meu chegou no inicio do mês também tive a impressão de ser refurb. Po a caixa tinha 3 etiquetas da Nokia uma colada em cima da outra! Na hora fiquei meio chateado, mas como tava mto ancioso pra ver o bixo funcionando, acabei abrindo a caixa.
    Até agora ele esta funcionando perfeitamente.
    Não desgrudo dele, to pensando seriamente em comprar outra bateria. rsrs
    Passo emails por ele o dia todo, substituiu com louvor meu notebook!

  43. Quando o meu chegou no inicio do mês também tive a impressão de ser refurb. Po a caixa tinha 3 etiquetas da Nokia uma colada em cima da outra! Na hora fiquei meio chateado, mas como tava mto ancioso pra ver o bixo funcionando, acabei abrindo a caixa.
    Até agora ele esta funcionando perfeitamente.
    Não desgrudo dele, to pensando seriamente em comprar outra bateria. rsrs
    Passo emails por ele o dia todo, substituiu com louvor meu notebook!!!

  44. O meu também também veio com 3 etiquetas…pensei a mesma coisa, mas abri assim mesmo.
    Até agora não deu pau nenhum (exceto que ele clona o sistema no cartão, mas depois que reinicia volta a iniciar pela flash)
    Tomara que não seja refurb, mas se for, espero que tenha sido tratado com carinho lá na Nokia (se é que foi pra lá, né?).

  45. Olá mauro,
    Baixei o ExtGPS no meu N95 efetuo todas as conexões necessárias através do bluetooth porém ainda não consegui navegar. Como faço para navegar e utilizar o google maps?
    Grato
    Hicham

  46. Comprei hoje o Nokia N800 Internet Tablet, gostaria de saber como acesso ou coloco um msn nele ??
    Obrigado
    Abraço

  47. Por favor, eu preciso de uma agenda tipo a do google ou orkut que eu possa visualizar e deixar anotado os compromissos do dia a dia, mas sem entrar na net pra isso! vc conhece algum software que eu possa instalar no N800, pois a agenda de contatos dele é super restrita e a de compromisso so da pra marcar pra avisar!!! obrigado

  48. preciso de ajuda,
    comprei um N800 usado. não tenho o sofware de intalação no meu Pc.
    xp profissional
    e preciso saber se tem como eu colocar um outlook.

  49. [url=http://peisports.ning.com/profile/Horoskopchinskikon20101]horoskop chinski kon 2010[/url] [url=http://www.naymz.com/horoskop_milosny_dla_byka_3332985]horoskop milosny dla byka[/url] [url=http://www.naymz.com/wrozby_walentynkowe_3336628]wrozby walentynkowe[/url] [url=http://www.naymz.com/wrozby_andrzejkowe_kolory_3336603]wrozby andrzejkowe kolory[/url] [url=http://www.naymz.com/tarot_pozytywny_3336508]tarot pozytywny[/url]

Deixe um comentário

