Estudo Móvel – II – N800

Mais um post sobre o Estudo Móvel, desta vez focando no N800. (O aparelho está muito barato! Comprando, no submarino, a partir do blog do Rodrigo Toledo, sai por R$474,05 e você ajuda ele!) Este internet tablet se destaca na hora dos estudos. Seu browser permite edição completa nos aplicativos da Google: você pode criar textos, planilhas e notas. Porém, o tablet se destaca mesmo no estudo offline. Tenho dois cartões de 8GB, mais que suficientes para levar os arquivos PDF e até alguns livros escaneados. A sua tela é bem grande para leituras rápidas, e a sua portabilidade é bem maior que um netbook ou notebook. A bateria, em modo offline, dura até 10 horas, algo fantástico. Tanto o leitor de PDF padrão como o Evince fazem um bom trabalho na hora da leitura dos arquivos. Conta até com gravador de áudio, para a gravação de lembretes. Algumas calculadoras (procurar artigo anterior), embora sinto falta de uma RPN boa. E o killer app. O Xournal. Este aplicativo foi desenvolvido para ser uma alternativa gratuita ao Windows Journal. Basicamente, transforma um Tablet PC em um caderno. Como o N800 possui uma tela touchscreen, a adaptação ficou muito boa. E a maior utilidade é a marcação dos PDF´s. Com o Xournal, você pode abrir um arquivo PDF e rabiscar, sublinhar, marcar, etc. Isto elimina a necessidade de cópias em papel, te livrando de peso, e centralizando as notas nos próprios documentos. Eu não consigo utilizar o N800 como caderno durante as aulas, mas para a criação de notas, o Xournal é a solução que eu achei mais atraente. Abaixo, alguns screenshots coletados pela internet, do Xournal em uso. Não colocarei nenhum meu, pois minha letra é muito feia 😉

22 comentários sobre “Estudo Móvel – II – N800

  1. Fala Claudio, tudo bem ?

    Se eu não tivesse os gadgets que já tenho, provavelmente compraria um iPhone. A maioria dos pontos fracos dele são coisas dispensáveis para mim (Câmera, mms, etc) e a infinidade de bons programas fazem dele o aparelho mais completo do mercado, na minha opinião.

    Abraço !

  2. Bueno,

    Se você instalar o Debian chroot, você terá o Open Office. Têm o abiword, mas ele é um pouco instável.

    Abraço !

  3. Fala Claudio. 4GB dá pra fazer muita coisa, você optando por clonar o sistema operacional ou não. Mas com a telona dele, pense em dar uma segunda chance aos filmes, ele vai abrir a maioria dos codecs sem problemas e o mPlayer têm suporte a legendas.

    Abraço !

  4. é vantagem clonar o sistema dele nesse cartão ou é melhor eu colocar outro cartão de 1 gb só para isso e arquivo de paginação, desculpe as perguntas mas no linux eu realmente não sei nem por onde começar

  5. Bom, caso você for fazer a instalação do Debian chroot (para ter aplicativos como o Open Office rodando nele), você será obrigado a clonar o sistema, no minimo para um cartão de 2GB. Ele não irá aceitar um cartão só para a paginação. Mas, nas opções de configuração do N800, ele têm uma opção que te possibilita utilizar um pouco da memória para isso, e é vantajoso.
    Se você não for instalar o Debian, talvez não seja vantagem clonar o sistema para o cartão, tudo depende do uso. Uma desvantagem ao clonar o sistema, é que este cartão deixa de ser visto pelo PC ao conectar o N800 ao mesmo.

    E tipo, não precisa ficar assustado com o Linux ! No N800, você só vai para a linha de comando se for extremamente necessário. Para a clonagem do sistema, só utilizam dois comandos em linha de comando, e depois, só usa se quiser. Não precisa, a instalação de programas é toda feita por interface gráfica. É só clicar no aplicativo desejado e instalar, não sendo necessário mais nada. Mais simples até que Symbian 😉

    Espero que eu esteja te ajudando !

  6. Eu li que a instalação desse debian ou o KDE deixa o N800 mais lento isso procede?

    Quanto a essa opção de utilizar um pouco do cartão como memoria, ela só funciona se o sistema estiver clonado ou posso usar esse cartão de 4gb, tipo uns 256mb só pra isso e o resto pra armazenar programas, musicas e vídeos?

    Ah! você nem sabe o quanto esta ajudando, acho que você deveria focar seu blog mais para o N800/810 vai atrair mais leitores, pois com esse boom de vendas do N800, com certeza mais burros como eu irão aparecer heheheh.

  7. Bom, não é que o sistema fique lento … é que a velocidade da memória Flash embutida é bem maior que a de um cartão SDHC classe 4 ou 6 por ex. Depois de clonado o sistema, você pode continuar iniciando o mesmo pela memória interna, mas eu não vejo muita diferença. não.

    Quando você clona o sistema, você cria 3 partições, e uma delas é uma FAT, que será utilizada para troca de arquivos. Eu tenho um cartão de 8GB, que utilizei 4GB pra partição principal, 384MB pra SWAP (é o arquivo de paginação, o sistema fica bem rápido) e o resto pra gravação de arquivos. Se for instalar o Debian, precisa de 2GB pelo menos. Sinceramente, eu tenho o KDE instalado, mas não instalaria denovo não. O Debian sim é util, mas o KDE, eu acho lento demais pra se tornar produtivo.

    Sobre focar no N8x0? Pode até ser, mas têm os tutoriais do iPod e da calculadora HP que são sempre muito procurados … Quem sabe um dia que eu tiver mais tempo livre 😉

    Abraço !

  8. Pode sim, se você criar uma partição SWAP no cartao, o Maemo vai reconhecer automaticamente e vai usar. Mas, se voce nao clonar, acho que nem vira fazer … utilizar a opção da configuração do sistema é bem mais viável e tranquilo!

  9. eu queria fazer o swap pois vi gente reclamando que se abrirmos muitos programas ou abas do navegador o N800 trava, e com o swap esses problemas deixar de aparecer, você sabe como fazer o swap no cartão ou o sistema faz isso?

  10. Você vai em Configurações > Painel de Controle > Memoria > Virtual e habilita. Aí vai usar 128Mb do cartão interno como memória virtual.

  11. Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Eu tenho muitas dúvidas para o n800, pois não tenho nenhuma experiência com seu uso. Li essa discussão sobre a memória e clonagem do sistema operacional e ainda assim n tenho certeza sobre o uso de cartões microsdhc nele.
    Eu tenho interesse em armazenar no n800 videos e musica, +/- uns 4g de arquivos. e também gostaria de deixa-lo mais rápido, fazendo esse procedimento para criar memória swap. também gostaria de contar com o open office.
    Minha pergunta: devo comprar um ou dois cartões de memória? qual a capacidade desses cartões 8g e 4g, dois de 8g? deixaria de lado o cartão de 128mb que vem com ele? usar os dois slots de cartão de memória simultaneamente traz algum problema ou vantagem no uso do n800?

    Em outro post você fala do uso do bluetooh para games no pc e no 800. Sei que não é esse o tema do post, mas estou com problema para fazer meu nokia conversar com meu notebook via bluetooh. Meu windows vista reconhece o adaptador bluetooh, mas fica solicitando um driver “bluetooth peripheral device”. Meu adaptador bluetooh não vem com cd de instalação e achei na internet um drive da toshiba que funcionou, mas ele tem prazo de avaliação de 30 dias. como posso resolver esse problema?
    Desculpe por tantas perguntas.
    Obrigado!
    abraços.

  12. Gostaria de saber, onde encontro um manual de instalação do debian no n800, pois estou tendo problemas com a instalação!
    Desde de já agradeço a atenção!

Deixe um comentário

