Estudo Móvel – Como a mobilidade pode ajudar as suas notas – I

A partir de hoje, farei uma série de pequenos artigos, com dicas da otimização do tempo. Aqui, eu mostrarei quais foram os atalhos tomados para aumentar o tempo de estudo, mas poderemos utilizar este tempo em outras situações.

Bom, como está no About, eu sou estudante de engenharia. É muito difícil estudar engenharia somente com um notebook, por causa de todas as contas que temos que fazer. São derivadas, integrais, integrais duplas, triplas … Somente com um tablet é possível abandonar um caderno. Portanto, deixar o caderno de lado NÃO é uma opção!

Mas alguns passos podem ser tomados para agilizar o estudo e diminuir a dependência do material escrito. Alguns que eu tomei:

– Carregar sempre os arquivos PDF dos professores comigo. Seja no N800 (com o leitor nativo ou o Evince), iPod Touch (utilizo o Felaur PDF, 1,99$ na App Store), o E71 (leitor nativo), ou pendrive, sempre estava com as apostilas. A cada tempo ocioso, eu aproveitava e dava uma revisada na matéria. Para matérias grandes, isto não é uma opção adequada, portanto;

– Fazer notas. Alguém já leu sobre memória fotográfica? Pois bem, a maquininha maravilhosa que é nosso cérebro consegue recordar muitas coisas ao receber um estímulo. E é isto que a nota faz. Uma nota não é para ser um resumo da matéria: é para reavivar o cérebro, estimular o mesmo a relembrar o que foi visto em sala de aula. Onde fazer as notas ? Bem, o E71 vêm com um gerenciador de notas. O N800 possui um excelente programa chamado Xournal, onde o mesmo se torna uma folha de caderno, ou, a melhor parte, permite a criação de notas em arquivos PDF. Eu posso utilizar os textos dos professores e grifar as palavras-chave, fazer contas e anotações, e isso é fundamental! O iPod Touch conta com o Evernote, um soft excelente no gerenciamento de notas.

– Refaça os exercícios, sempre que puder, nos dias de prova. Nem que for para copiar o mesmo novamente. Isto também reaviva a memória fotográfica! Tive um caso muito interessante, não estava entendendo a matéria Eletrônica Geral. No dia da prova, eu copiei a maioria dos exercícios, pois não conseguia resolvê-los. Na hora da prova, tudo parecia mais fácil, pois realmente eu havia efetuado todos os exemplos possíveis!

– Preste atenção! Não existe substituto para a atenção na sala de aula. Quanto mais atenção perdida, mais estudo para recuperar depois. Isto é bem óbvio mas é bem difícil, quando se está com sono, cansado, etc. Mas é primordial.

Nos próximos artigos, farei pequenos reviews dos programas citados.

2 comentários sobre “Estudo Móvel – Como a mobilidade pode ajudar as suas notas – I

  1. Bem interessante essa tua iniciativa, principalmente pra nós estudantes de engenharia.
    Confesso que tentei levar o PDA pra faculdade, mas sem exito, tela mto pequena pra poder fazer notas, mas acho que foi costume mesmo. Não consigo fazer notas da aula. Pra isso, tava pensando em pegar um teclado bluetooth pequeno, pra poder fazer notas no meu Nokia 6120, mas ainda não me decidi.

    Pra fazer relatórios, estava pensando em adquirir um netbok(um aspire one ou um asus eeepc(esse mais barato e já atende)) pois é de fácil mobilidade e da pra levar pra faculdade tranquilmente(seria mais interessante pra mim um netbook por causa do teclado, mas nada que um teclado bluetooth resolva), mas tenho um notebook já, e dá pra levar no carro pra a faculdade. O único incoviniente é o tamanho e peso dele.

    Outra coisa que o pessoal fala que é mto interessante pra poder fazer, é gravar as aulas. Tu utiliza algum programa pra poder gravar audio, e que fique legal?
    Alberto Silva, estudante de Eng. Eletrotécnica.

  2. Alberto, tudo bom ?
    Eu levo o iPod para a faculdade, para utilizar as calculadoras, ouvir música e navegar na net nos intervalos. Eu sou meio preguiçoso, então não faço as notas com muita frequência, mas que elas ajudam muito, ajudam. Algumas vezes eu as faço em casa mesmo, e, vai por mim, é de grande valia.
    Sobre gravar o áudio das aulas, eu já pensei nesta possibilidade mas nunca a executei. Por sentar sempre longe dos professores, ficaria meio difícil, mas irei tentar algo com o E71. Aliás, parabens pelo seu aparelho! Não sou fanboy mas admiro muito os aparelhos da Nokia, e o 6120 quase foi escolhido para o lugar hoje ocupado pelo E71.
    Eu possuo um netbook, comprado para a mesma finalidade, e existem os prós e contras: Ajuda? Sim, ajuda e muito! Mas o meu só vai esporadicamente à faculdade, acredito que, para ir adiantando os relatórios, o 6120 + teclado bluetooth é mais conveniente que um netbook, mas isso é mais gosto pessoal. Como engenheiros elétricos, você sabe tão bem quanto eu, estudar com um notebook é quase impossível por causa dos cálculos todos!
    Um abraço e boa sorte em sua formação! Em que semestre você está ?

Deixe um comentário

