Nokia 5800 – O primeiro Symbian com Touchscreen

Seguindo a tendência atual, a gigante Nokia não poderia deixar por menos e lançou o seu primeiro celular com tela touch.

Este aparelho é da linha XpressMusic, portanto, o seu foco é multimídia. Não foi feito para concorrer com o iPhone, e sim para pavimentar o caminho para o próximo featured da marca, o esperado N97. O seu sistema operacional é o S60 5º Edition, uma variação do Symbian para touchscreen. Existe um método de compatibilidade para se utilizar programas da edição anterior, mas pode funcionar legal ou não. A parte boa é que a maior parte dos softs estão saindo com versão para este aparelho, tal a sua aceitação.

Ele é um aparelho bem completo. Não têm wifi, e isso pode ser uma falha. Não é um substituto para aparelhos série E, pois este não é o seu foco. O seu acabamento, embora é muito bom, é em plástico, não tendo a “classe” de um E71 ou o arrojo de um iPhone.

O Symbian adaptado para o mesmo ficou muito bom, mas herdou algumas características do seu comando via direcional. São necessários 2 cliques para se entrar em um menu, algo que não agrada aos tech addicts viciados em iPhone. A interface conta com um recurso bem interessante; quando um botão virtual é acionado, ocorre uma pequena vibração no celular, para avisar que o toque foi reconhecido. A tela é resistiva, e suporta comandos com caneta Stylus, palheta (que acompanha o produto) e os dedos.

Com certeza a Nokia colocou algumas coisas dos N8x0 nele: o teclado virtual é idêntico, a tela é widescreen, entre outros.

Para um mid-level, está ótimo! Se eu aconselho a compra ? Com certeza! Mas certo que, para trabalho, não irá substituir o E71. Servirá como um aparelho alternativo 😉

Quer conhecer mais sobre ele ? Visite o blog VidaTouch. É o primeiro blog nacional que trata deste aparelho!

7 comentários sobre “Nokia 5800 – O primeiro Symbian com Touchscreen

  1. O Europeu têm Wifi. O brasileiro, só saberemos quando for lançado 😉 . O Chinês não terá 3G e Wifi, e em algum blog americano, eu li que algumas versões não terão!

    O jeito é torcer para que o mesmo tenha, embora o site do produto nacional, o mesmo não consta!

    Um abraço a todos !

  2. putz, acho q vc deveria se informar melhor antes de divulgar informação sobre um aparelho q vc, com certeza vc não pegou em mãos… Antes de tudo quero dizer que escrevo esse texto do do meu nokia 5800. Hoje existem duas versões chegando às ruas do Brasil: a Europeia que opera o 3g HSDPA em 900mhz/2.1ghz e o americano que opera o 3g HSDPA em 850mhz/1.9ghz. Aqui no norte a rede 3g é toda 2.1ghz porem no sudeste e outras regiões algumas operadoras ainda operam o 3g em 850mhz.
    Quanto à wifi, realmente existe um suposto 5800i sem wifi e com uma camera melhor que deve ser lançado na china onde a internet é controlada pelo governo. Se esse 5800i tem 3g ai eu nao sei dizer.

  3. Seuoliveira,

    Caso você puder olhar a data do post, verá que ela é de 2 de abril. As informações colhidas sobre o aparelho foram pegas do site da Nokia nacional. Se o site não é confiável, eu não posso fazer nada! Quando este post foi lançado, a versão nacional ainda não havia sido lançada.

    Eu tive o aparelho em mãos em julho, gostei muito do mesmo, embora ainda prefira o E71 (baseado em meu uso; para multimídia, com certeza eu usaria um 5800). Porém, não tenho o costume de reeditar posts, e, com o material disponível na net sobre este aparelho, por hard users, minha opinião será vazia.

  4. Eu tenho esse aparelho e ele é espetacular! Tem wifi e 3G. Já fiz video chamada e não deu lag nenhum. Recomendo.

Deixe um comentário

