Dicas para a compra de um smartphone usado

Com a economia no estado atual, de incertezas, se torna complicado gastar muito dinheiro com smartphones. Os fabricantes estão sentindo isto na pele, com a queda do número de celulares vendidos. Muitas pessoas, então, optam por comprar smarts antigos.

Tivemos uma reciclagem no ano anterior, com os principais fabricantes tendo uma linha completamente nova de celulares. Os Feature Phones (em tradução livre, os melhores aparelhos de cada marca) da geração anterior têm seus preços em queda (Sim, estou falando, principalmente, de N95 e HTC TyTN II). O que devemos levar em conta para realizar a compra dos mesmos ? Aqui vai um pequeno guia:

  • Bateria: Baterias de Lítio são feitas para durar entre 2 a 3 anos. Donos de smartphones são muito cuidadosos, porém, este problema independe do cuidado pois é de origem químico/físico. Ao comprar, por exemplo, um N95-1, que já tem na bateria o seu calcanhar de aquiles, lembre-se que a mesma já não será mais a mesma e pode te deixar na mão de uma hora para a outra. Reservar dinheiro para a compra de uma bateria nova é uma boa pedida.
  • Aparência: Por mais bem cuidado que seja, é impossível para o telefone estar em estado de novo. Partes móveis, tampas de bateria, tinta que descasca, quedas involuntárias … Isso têm uma pequena parte boa: melhoram o preço a se pagar na hora da compra.
  • Busque informações sobre o mesmo: Esta é a parte boa. Quando comprei o E71, ele era um aparelho relativamente novo em todo o mundo, e poucos blogs e fóruns continham informações sobre o mesmo. Já celulares como N95, HTC Touch, Moto Q11, entre outros ,estão no mercado a um bom tempo e a literatura sobre eles é enorme.
  • Tenha cuidado com as especificações (memória, processador): A maioria dos celulares da geração anterior recebeu atualização de firmware/sistema operacional (de forma suportada ou não). Porém, as especificações não mudam: um HTC Touch, por exemplo, já tinha um processador lento em sua geração, agora têm ainda mais desvantagem em relação aos atuais. Programas baseados em aparelhos desta geração podem ter problemas. (E62 não roda o Wordmobi por falta de memória, por exemplo).
  • Se possível, conheça, de alguma forma, o antigo dono do celular: A melhor maneira de comprar um smart usado é sendo de algum conhecido, ou fazendo parte de fóruns especializados. Desta maneira, o dono antigo sempre poderá te ajudar, no caso de algum problema com o equipamento ou sua usabilidade. Comprar em sites como o Mercado Livre pode ser uma roubada: Você pode perceber um problema após a liberação do dinheiro, e aí não tem como voltar atrás do negócio.
  • Preste atenção as opções de conectividade do aparelho: Muitos aparelhos da geração anterior não tem 3G, ou somente 3G com WCDMA. O E61, por exemplo: o vendedor não estará mentindo se disser que o aparelho é 3G; porém, o mesmo só suporta o protocolo WCDMA, que permite conexões de até 384kbps. Caso for utilizar este item, dê preferência a aparelhos com HSPDA, que trazem toda a velocidade do 3G.

Em relação a aparelhos: só posso falar dos que eu conheço ! E eu conheço bem poucos 😉

N95 – Na minha opinião, o melhor aparelho usado a se comprar. Ele têm o pacote completo: 3G com HSPDA, Wifi, processador potente, muita memória. Só peca por sua bateria muito baixa. Este problema foi consertado, de certa forma, na versão N95-2, e, caso tenha a oportunidade, não titubeie! É o melhor custo benefício da geração antiga.

 

 

HTC TyTN II – O famoso Kaiser. Não tão barato como muitos gostariam, mas seu preço tende a cair. É um celular completo, com teclado qwerty, tela touch, GPS, Wifi, 3G. É outro com muita memória, é um aparelho e tanto! Não é mais o Featured da HTC após o lançamento do magnífico Touch HD e Diamond HD, mas continua sendo um ótimo celular e assim o será por muito tempo.

 

HTC Touch: Ao contrário do que a maioria pensa, o iPhone não foi o primeiro celular com tela touch do mercado. Nem o HTC Touch!  😉 (existe um celular que é uma pérola, o famoso Qtek 9090, que só é limitado por suas opções de conectividade, mas tem hardware para bater de frente com muito smartphone hoje). Este celular já terá alguns engasgos, por causa de memória e processador, mas não deixa de ser uma ótima opção. Preço está bem camarada, e a interface TouchFLO é muito bem usável. Não tem 3G, mas se este não é um item de alta prioridade, pode ser um ótimo celular e perfeito para quem quiser conhecer o mundo dos smartphones sem gastar muito.

Nokia E61: Celular GRANDE. Foi um grande celular, também 😉 . Possui 3G mas somente WCDMA. Tela gigante de 3″. Hoje ele está com um preço muito bom, mas, sinceramente … eu não recomendaria. Está muito lento para os programas atuais do Symbian. Recomendo somente se você quiser realmente economizar (está na faixa dos 300 a 400 reais) e fizer questão do teclado. Caso o preço seja bom mas o tamanho não, o seu irmão E65 têm as mesmas opções de conectividade, memória, porém têm um teclado numérico comum, e com slide.

N82: Até agora, o único celular da Nokia com flash de xenon. Péssimo teclado ! Sim, ele não é prático para digitar, pois a Nokia tentou dar um look mais clean, cool ao mesmo e estragou o teclado. Porém, é um ótimo celular, e até pouco tempo atrás, tinha a melhor câmera entre todos os celulares. Com a entrada do N85 e N86, deixa de ser fabricado e seu preço vai cair.

 

Bom, veja que não citei escolhas populares como N73, Moto Q, A1200, entre outros. O Moto Q têm a pior duração de bateria entre todos. O A1200 quase não têm programas disponíveis. O N73 faltam opções de conectividade. Não citei nenhum blackberry, mas dou um conselho: quem precisa trabalhar com mail, compre ! Qualquer Blackberry dá show aqui, em relação aos outros celulares. Não importa se têm ou não 3G, se têm ou não wifi: Para usuários pesados de mail, Blackberry e ponto final. A durabilidade de sua bateria é gigante!

Último conselho: pesquisem os celulares novos! Existem pérolas, como o E51, que possui todas as opções de conectividade possíveis, é leve, têm uma bateria de respeito, e, novo, custa menos que a maioria dos celulares citados acima! Pesquisar é a chave de tudo.

Anúncios

3 comentários sobre “Dicas para a compra de um smartphone usado

  1. Interessante materia…hj vale a pena pegar um iPhone 3GS ou um Milestone 2. Como opção de Smart android novo sugiro o Milestone 1, o LG Optimus One, Spice ou Galaxy 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s