OpenOffice – Alternativa ao Ms Office

OpenOffice é, hoje, o projeto de suíte Office OpenSource mais avançado. É derivado do código do StarOffice, este, uma alternativa freeware desenvolvida pela Sun, que liberou o código fonte a alguns anos atrás. Dele, derivam outros projetos, como o nacional BrOffice (que voltou a ser sincronizado com o Open), e a suíte Office da IBM, a Lotus Symphony.

Pontos positivos do mesmo: criação e importação de arquivos PDF (de forma nativa, sem a necessidade de softwares de terceiros), é gratuito, a parte de inserção de fórmulas matemáticas é ótima e integrada (o Office só integrou realmente o mesmo sistema na versão 2007), roda em várias plataformas. Pontos negativos : é mais lento que o Ms Office para rodar em máquinas de desempenho semelhante, e usuários experientes, principalmente de Excel, sentem dificuldade com as funções e macros.

O problema maior é a questão da cultura: se você lida por toda a sua vida com um produto, você tende a achar que os produtos semelhantes tenham funções iguais. O que é errado ! Se eles são semelhantes, terão funções semelhantes. Podemos fazer as mesmas planilhas tanto no Excel como no Calc do Open Office, porém, algumas funções têm nomes e funcionalidades diferentes, e o sistema de macro é totalmente outro. E vale a pena reaprender o sistema novo ? Depende: pessoas que trabalham em pequenas empresas, ou são funcionários públicos, a resposta é sim! Pois nestes ramos, a adoção do Open Office é mais difundida: para economia em recursos, as pequenas empresas adotam o OpenOffice, e o governo brasileiro está adotando-o como padrão. Então, se é o caso, nada melhor que dar uma visitinha no site oficial, caçar uns tutoriais e se tornar um usuário avançado.

E para o usuário doméstico ? Bom, eu uso o Writer, gosto muito do mesmo, mas a esmagadora maioria utiliza o Office e alguns documentos perdem um pouco da formatação … Vai do gosto da pessoa. Eu gosto de pagar pelo que utilizo (assim como gosto de receber por meus serviços!) portanto, tento reduzir o uso de software pirata ao mínimo possível.

Uma questão: Quanto você pagaria por uma suíte Office ?

Anúncios

3 comentários sobre “OpenOffice – Alternativa ao Ms Office

  1. E ai Maurão!
    Apesar de as vezes vc dar umas bolas foras na sala vc ta mandando muito bem na sua pagina em.
    Abraços

  2. Oi Mauro…
    Realmente pra mim a utilização do OpenOffice foi só uma questão de hábito. No começo estranhei bastante, mas depois de alguns dias apanhando acabei me adaptando muito bem.
    Como respondi ao seu comentário no meu blog, acho indispensável buscarmos alternativas gratuitas… e o OpenOffice é uma dessas excelentes alternativas.

  3. Muito bom o Open Office!
    Comprei um notebook esse mês e ele veio com Linux.
    Achei que seria uma !*#%$!@*&, mas, quando fui rodá-lo, achei genial!
    Porém tenho uma pergunta: O Open Office roda arquivos do MS Office?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s