Dosbox no N800

Dosbox é um emulador de Dos para diversas plataformas. Atualmente na versão 0.72, ganha uma maior compatibilidade a cada update de versão. Tanto port, que me vejo surpreendido ao saber que o Maemo já têm a sua !

Bom, primeiramente: não vamos sonhar em rodar jogos de 90 e pouco para cima no N800! O foco aqui são jogos mais antigos, lá dos idos de 90 pra antes. No tablet, o poder de processamento é, mais ou menos,  o de um 386sx com 640k de ram, no máximo. Portanto, somente jogos simples rodarão. Eu, como saudosista que sou, tenho o Dosbox instalado no PC para jogar, entre outros, um jogo chamado Alley Cat. É viciante!  O joguinho foi lançado em 1983, mas dá pra se divertir muito com o mesmo. Vou colocar um screen:


Bem, muito por conta do meu vício por este jogo, resolvi encarar de frente o desafio e instalar o DosBox no N800. Mas, desafios desse tipo não aparecem nas nossas vidas: é facil demais! Vou explicar como:

Primeiro, entrei na wiki do Maemo sobre o RubyBox. RubyBox é um frontend para o DosBox. Muito funcional por sinal, uso o D-Fend Reloaded no desktop e o mesmo não têm tantas funcionalidades! Para instalar o RubyBox, é só ir neste link: http://nakkiboso.com/knots/rubybox.install. O repositório Extras têm que estar habilitado. Ao executar o link, mande abrir com o gerenciador de aplicativos. Ele irá pedir para instalar um novo repositório, aceite isso e ele instalará automaticamente o DosBox e o RubyBox. Tranquilo tranquilo! Após isto, devemos ir no Gerenciador de Aplicativos e instalar, através de lá, o xkbd. Este é um teclado virtual para utilizarmos no emulador, pois o teclado padrão do N800 não abre nele. O pessoal do N810 pode pular esta parte.

Próximo passo é executar o RubyBox. Ele abre em tela cheia: para entrar nos menus, ou temos que clicar com o botão do hardware próprio, ou sair do modo de tela cheia. Na primeira inicialização, vamos em Preferences. Lá existem duas opções: Adress e Your nickname. Em Adress, entramos com Nakkiboso.com. E o nickname de sua preferência. Após isto, ele irá se registrar neste site, e liberar os botões Import, Export e Download. Import serve para importamos as preferências do jogo, e Export, para exportamos as nossas configs. O botão Download é mais interessante: nele podemos baixar jogos, novos esquemas de teclado pro xkbd. Ao abrirmos o menu Download, no canto esquerdo inferior temos as categorias do que queremos baixar. Após selecionar, é só clicar em update list e baixar tudo. Muitos jogos estão disponíveis. Também é importante o download do arquivo Addison’s XKBD Collection, da opção XKBD Layouts. O teclado padrão do código do DosBox é ruim, fica por cima dos jogos. Estes layouts novos, ou ficam nas laterais ou no topo/final da tela, sem atrapalhar a jogabilidade. Também precisamos desabilitar o teclado original: para isso, como root, executamos este comando: rm /usr/share/dosbox/dosbox.xkbd . Como ficar sudo ? Um simples sudo su, ou instalando o Rootsh pelo repositório. O comando irá apagar o teclado original do dosbox.

Nas settings do jogo, escolhemos o layout do teclado que usaremos. Eu recomendo o flat.xkbd, pois o mesmo fica embaixo da tela (bem, eu só jogo o Alley Cat, só preciso do teclado no início do jogo). Temos muitas opções a configurar, mas os jogos baixados pelo próprio programa já vêm pré configurados.

Bem, depois de tudo isso, é só jogar 😀

screenshot041Definindo o servidor e o nickname.

screenshot05Menu Downloads. Onde está escrito Applications, é um combo box, onde podemos (e devemos!) selecionar a opçãoXKBD Layouts.

screenshot03Configurações do jogo. Veja o teclado FLAT marcado, no XKBD Layout.

E, por fim …

screenshot06
Jogando AlleyCat no N800 😉

Anúncios

Um comentário sobre “Dosbox no N800

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s