Estatística na HP – Parte 01

A Hp50g têm um menu, STAT, com algumas predefinições para nos ajudar com estatística básica. Porém, poucas as pessoas usam estes recursos, que podem facilitar muito nas aulas da matéria Estatística.

Aqui darei um pequeno exemplo. O exercício em questão, vem da apostila do ótimo e saudoso professor Odemir Joris, professor de Estatística da FIEL – Faculdades Integradas Einstein Limeira:

Exercício: Os pesos de 50 estudantes são dados na tabela a seguir:

1-Dados Brutos

60   50   75    72   68   46   90   57   81   63  

73   47   95   75   80   68   56   52   61   76

77  64   72   68   56   74   63   82   71   76

58   69   86   75   75   80   85   71   65   77

53   61   72   80   78   51   79   56   68   70

Primeiro passo ? Descobrir o número de classe (K). Podemos utilizar a conhecida fórmula de Sturges, ou a simplificação, que é a raiz do número de elementos (n). Neste caso, pela raiz temos 7,07 e por Sturges (1+3,3 log N) temos 6.6 . Logo, o número de classes é 7!

Próximo passo: Digitar todos os números na hp. Como ? Shift Direita (Vermelho), número 5. Abrimos o menu STAT:

figura1

Vamos ao menu 2 – Frequencies. Onde está escrito ∑Dat, apertamos EDIT e começamos a digitar os valores, um a um. Para a digitação ser mais rápida, apertamos o F6, para, após um ENTER, o cursor ir para a próxima linha, não à coluna.

figura2

Here we go … 😉

Depois de digitado todos os valores, saímos deste menu. Vamos novamente ao STAT, desta vez no menu Single-var. Neste menu, marcamos as opções Minimum e Maximum. Ele nos dará quais são os valores menor e maior. Para que isso ? Para calcularmos a amplitude total (R). O maior valor, menos o menor. No nosso caso, dá 49. Agora, temos que encontrar a amplitude de classe (h). Para isto, dividimos o R pelo K. No nosso caso, encontramos o número 7.

Voltando no STAT-Frequencies, colocamos o valor mínimo em X-min, o K em Bin-Count e o h em Bin-Width.

figura3

Pronto. Temos a matriz com o número de amostras em cada faixa. Como nosso h é 7, temos as faixas:[ 46:53[; [53:60[ e assim por diante. A HP já dá os números absolutos, é fácil trabalhar com todos os outros requisitos a partir de então (Fac, Fad, etc).

No menu STAT-Single-Var, com a matriz já digitada, podemos também ter valores como Desvio Padrão (Std Dev), Variança (Variance), etc. É só marcar os mesmos e a HP já nos devolve eles, calculados, sem a necessidade de se seguir as fórmulas trabalhosas da estatística !

figura4

figura5

Pronto. Próxima parte: Exercícios com distribuição normal!

Crédito do Exercício: Professor Odemir Joris.

12 comentários sobre “Estatística na HP – Parte 01

  1. Olá amigo, tenho uma 50G também, só que nao tou dando conta de calcular o desvio padrão em minhas aulas de física, estou tentando com medidas de comprimento, medidas de tempo, e medidas de massa…

    Nao consegui entender mto o exemplo que voce mencionou acima pois ele nao está tao exatamente como preciso.

    Poderia me ajudar, pois o manual dela está um pouco confuso para mim ainda!

  2. Galera, como faço para calcular integrais e derivadas na hp 50g, vcs teriam um manual simplificado para tais operações sem ser o manual da máquina.

  3. Cadê a segunda partedo tuto?
    A primeira ficou muito bem explicada, vai dar uma ajuda boa na prova…rsrsr Só falta eu eaprender a instalar programas, quando eu instalo eles nunca rodam!

  4. Apesar de meu amigo Mauro me chamar de SAUDOSO professor, quero informar que estou bem vivo.
    Brincadeiras a parte estou à disposição para ajudar no que for possível quem precisar.

  5. Oi.. To tentando a aprende a mexer na parte estatistica, mas todas as vezes que eu entro no menu stat e aperto uma das opções, aparece a seguinte informação: error: invalid ∑Par.
    Não consigo fazer. poderiam me ajudar?

  6. muito bom mas como seria em uma tabela sem intervalos de dados? ou akeles dados ke dão a entender duas classe por exemplo 150-250;250-350;

  7. Bacana…vi um vídeo agora no youtube ensinando a fazer histogramas. Na função Stat da calculadora dele, aparece um sétimo item chamada Statdes Library logo abaixo de Conf.Interval.. Onde eu conseguiria isso? A minha 50g não têm.

    Abraços!

  8. Olá, fiz o exemplo usando os mesmos valores, porém, as respostas não batem. Devo alterar mais alguma coisa na calculadora??

    Abraços!

  9. Oi gente, preciso aprender a fazer histograma na hp, procurei na internet e vi que é pelo menu STAT, porém minha HP não tem o ícone 7-STATDES LIBRARY. Alguém sabe o que fazer? ou ela não apresenta essa função mesmo?

  10. Como posso adicionar frequencia as minhas variáveis? Por exemplo, quero calcular o desvio padrao com os elementos de uma tabela, que tem as variáveis e a frequencia. Se a frequencia de certa variavel for 100 devo escrever ela cem vezes?? Nas outras calculadoras mais convencionais basta colocar ; e por a frequencia. Esse recurso está disponivel na Hp 50g?

  11. eu também preciso aprender a fazer histograma na hp, procurei na internet e vi que é pelo menu STAT, porém minha HP não tem o ícone 7-STATDES LIBRARY. Alguém sabe o que fazer? ou ela não apresenta essa função mesmo?

Deixe um comentário

